Com apoio da Uece, Prefeitura realiza 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades

3 de março de 2020 - 18:39

 

Estudantes universitários participantes do evento terão direito a declaração de 20h. As inscrições podem ser realizadas no local de realização do Seminário.

Com apoio da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Prefeitura de Fortaleza realizará, por meio da Coordenadoria de Relações Internacional e Federativas (Cerif), a quarta edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, de 04 a 06 de março, no Centro de Eventos do Ceará.

O evento, vinculado integralmente à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reunirá especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de políticas públicas que transformaram cidades.

A expectativa do público participante é de mil pessoas por dia. Serão sete painéis temáticos, entre eles: Mobilidade, Espaços Urbanos e Cidadania; Saúde; Juventude e Empreendedorismo; Economia e Cidades Criativas; Educação; Primeira Infância; e Protagonismo das Cidades.

Convidados 2020

Estão confirmados para 2020 o presidente do conselho do World Urban Parks, organismo representativo internacional de parques urbanos, espaços abertos e setores de recreação, com sede na Nova Zelândia, Gil Peñalosa; a pioneira americana que ajudou a moldar as práticas e políticas da primeira infância nos Estados Unidos e em outros diversos países, Sharon Lynn Kagan (Universidade Columbia, EUA); o Neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, que lidera o Projeto Andar de Novo, que já soma 20 anos de pesquisa em interface cérebro-máquina; e Marc Brackett, Ph.D., diretor fundador do Centro de Inteligência Emocional da Universidade da Universidade Yale (EUA) e professor do Centro de Estudos da Criança da Escola da mesma universidade.

Hackthon

Como parte da programação oficial, acontecerá o Hackathon de Inovação na Gestão Pública, uma modalidade de capacitação dinâmica e única, aliando teoria e prática e utilizando técnicas contemporâneas de construção de projetos, em uma imersão que reunirá servidores e a sociedade civil. A equipe vencedora ganhará um prêmio no valor de 5 mil reais. As mesas vão buscar soluções inovadoras, a partir do leque de desafios agrupados em três eixos: Gestão Inteligente, Gestão de Pessoas e Gestão para o Usuário. Uma oportunidade única para os participantes vivenciarem na prática as melhores metodologias de construção de soluções inovadoras , aceleração e melhoria de processos.

Seminário Internacional de Políticas Públicas para Cidades

O evento segue uma política de responsabilidade sustentável desde sua primeira edição, em 2017, com a ação de neutralização de carbono, além da utilização de copos ecológicos, papéis recicláveis e ecobags.

Eventos paralelos

O 4º Seminário Internacional contará também com três eventos paralelos, nos dias 04 e 05 de março:

De Fortaleza a Copenhague numa Bike, uma Conversa sobre Políticas Cicloviárias

A Embaixada da Dinamarca no Brasil e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária em Fortaleza irão apresentar os sistemas cicloviários e as políticas de mobilidade urbana sustentável implementadas nas duas capitais, no dia 04 de março, das 16h às 19h, no Centro de Eventos do Ceará.

Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas

No dia 05 de março, das 09h às 12h, serão debatidos os desafios e oportunidades de Assembleias, Conselhos e Júris Cidadãos como mecanismos inovadores na tomada de decisões políticas coletivas. O debate terá como convidado principal Iain Walker, diretor executivo da NewDemocracy, fundação australiana que coordena o programa “Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections” (“Capacitando iniciativas nacionais que levem a democracia além das eleições”, em tradução livre), do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (Undef). Fortaleza está entre um pequeno grupo de cidades do mundo que desenvolveram essa iniciativa de democracia deliberativa.

Café com Design

A Rede de Cidades Criativas da Unesco será tema da edição especial do Café com Design, no dia 05 de março, quinta-feira, das 16h às 19h. O evento da Associação Ceará Design será realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e reunirá profissionais e especialistas nacionais e internacionais de diversos segmentos da economia criativa para um bate-papo sobre experiências e processos criativos. Em 2019, Fortaleza foi escolhida Cidade Criativa do Design pela Unesco, e o concurso da marca Fortaleza Cidade do Design será lançado nesta edição especial. O Eevento é gratuito e aberto ao público.

Veja programação completa

 

Serviço

4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades
Data: 04 a 06 de março 2020
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz,
Fortaleza – CE) Salão Taíba, Entrada A, pela Av. Washington Soares, Pavilhão Leste.