Com apoio da Uece, Pnae realiza curso para 619 manipuladores de alimentos

21 de julho de 2017 - 12:57

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) receberá no período de 24 a 28 de julho, no Campus Itaperi, mais de 600 manipuladores de alimentos que participarão do curso de formação, do Programa de Alimentação Escolar (Pnae), realizado em parceria com a Célula de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

O Programa contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes das escolas municipais e para a criação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Mas, para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que os trabalhadores que manipulam os alimentos nas escolas tenham formação adequada.

A parceria da Uece vai além da cessão do espaço, envolvendo o Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional (LABSAN/NECTAR), o projeto de extensão “Comida Saudável: da escolha ao preparo, com aproveitamento integral dos alimentos”, coordenado pela professora Claisa Freitas; o projeto de pesquisa financiado pelo CNPq “Capacitação de professores manipuladores de alimentos e agricultores familiares para a promoção da alimentação saudável na escola: um estudo multicêntrico”, coordenado pela professora Derlange Belizário Diniz. Além ainda da parceria das Pró-Reitorias de Extensão (Proex), de Políticas Estudantis (Prae) e de Administração (Prae).

O curso beneficiará diretamente 600 manipuladores de alimentos das escolas municipais de Fortaleza e 19 profissionais do Restaurante Universitário (RU) da Uece, sendo desenvolvido no bloco I e nas dependências do RU. Os facilitadores serão alunos do Mestrado em Nutrição e Saúde, bolsistas dos projetos envolvidos e alunos voluntários do curso de Nutrição.

A abertura ocorrerá no Auditório Central, em dois momentos: pela manhã, as 8h, e à tarde, as 13h. Comporão a mesa de abertura o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Roberto, o reitor Jackson Sampaio, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima, o secretário executivo da Secretaria Municipal de Educação, Joaquim Aristides de Oliveira, a gerente da Célula de Alimentação Escolar da SME, Ana Maria Martins Miranda, e um representante da curso de Nutrição da Uece.