Ciências Sem Fronteiras já concedeu mais de 53 mil bolsas

17 de setembro de 2013 - 11:20

A coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora Sonia Castro, participou, na semana passada, de uma reunião dos coordenadores do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) que se reuniram na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. “O objetivo da reunião foi debater assuntos referentes ao programa para que ele continue sendo o sucesso que é”, disse o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

O encontro foi também a oportunidade para unificar a visão das agências executoras do programa – Capes e CNPq – com a visão dos coordenadores, para ajustar o discurso e tratar sobre a maneira correta de executar o programa. A palavra que resume este encontro é ‘integração'”, segundo o coordenador-geral do CsF pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Márcio Ramos de Oliveira.

Durante a reunião, foram apresentados dados do programa, além de detalhes mais aprofundados sobre o sistema de homologação do CsF. Até o momento, já foram concedidas 53.552 bolsas, sendo 43.184 de graduação-sanduíche. Destas, 36.105 foram concedidas pela Capes e 17.447 pelo CNPq.

“Os resultados estão fabulosos. É preciso destacar esse momento da educação superior brasileira em que novas políticas públicas estão sendo criadas e como as instituições de ensino superior estão trabalhando para a implementação dessas políticas”, disse o coordenador-geral de Acompanhamento e Monitoramento de Resultado da Capes, Adi Balbinot Júnior.

O número de bolsas concedidas, 53.552, corresponde àquelas bolsas que já receberam parecer favorável e que foram aceitas pela instituição no exterior (*resultados divulgados das Chamadas*).

Na ocasião, os presentes receberam o manual do coordenador institucional do programa Ciência sem Fronteiras e tiveram a oportunidade de se reunir em grupos de trabalho e compartilhar experiências, além de tirar dúvidas sobre o CsF.