Cetros/Uece lança terceiro livro de triologia como temática de trabalho em Serviço Social

30 de novembro de 2022 - 15:55

Trilogia de livros organizada pelo Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros) tem como temática o trabalho e a instrumentalidade do Serviço Social. O caminho escolhido pelo laboratório foi o diálogo entre Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o conhecimento produzido no cotidiano dos diversos espaços sócio ocupacionais onde atuam assistentes sociais comprometidas com o projeto ético político da profissão.

O lançamento do livro que fecha a trilogia “Serviço Social, Instrumentalidade e Movimentos Sociais” ocorrerá na próxima terça-feira, 06 de dezembro, a partir das 18h30 no Auditório Paulo Petrola na Reitoria, na Uece.

O primeiro exemplar fala de Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social e apresenta os resultados da pesquisa realizada em 15 instituições, bem como aspectos do chamado Serviço social tradicional e seu foco na dimensão técnico operativa da profissão. A coletânea contempla ainda textos de Assistentes Sociais sobre desafios e perspectivas do trabalho na Educação, Saúde, Previdência, Assistência e Sociojurídico. Este livro contou com a contribuição de 18 autores.

O segundo volume intitulado Instrumentos e Técnicas do Serviço Social: desafios cotidianos para uma instrumentalidade mediada a série continua, apresenta aspectos históricos e sociais dos processos de precarização do mundo do trabalho, evidenciando ainda a dimensão técnico operativa com textos sobre: os sentidos e usos da comunicação e linguagem, as contribuições da Residência para o tema da instrumentalidade, as reflexões e indicações contextualizadas da forma e conteúdo na documentação, reunião, entrevista e visita domiciliar. Abrange ainda resultados de pesquisa sobre a instrumentalidade em monografias de graduação.

Já o livro três, o Serviço Social Instrumentalidade e Movimentos sociais fecha a tríade tem-se a continuidade da exposição da pesquisa realizada na Uece pela IC, agora com foco na relação com os saberes dos movimentos sociais, ainda os desafios postos ao ensino da Instrumentalidade, os desafios contemporâneos do trabalho e o relato de experiências críticas e criativas presentes no cotidiano profissional. O livro foi produzido com a participação de 35 autores/as inseridos/as em diferentes instituições.

A escolha pela publicação desta trilogia se firma tanto no contexto de disputa por uma visão ampliada do trabalho e instrumentalidade do serviço social, bem como se orienta por uma elaboração histórica nascida na IC Uece em 2013.

São 10 anos de interação universidade – espaços sócio ocupacionais que produziu a necessidade cotidiana de refletir e qualificar a formação e o trabalho profissional.

Este é o compromisso do Laboratório CETROS/Uece e de todos/as autores/as envolvidos/as na produção do conhecimento com direção social crítica e socialmente referenciado.