Campus Experimental da UECE em Pacoti ganha orquidário

2 de agosto de 2011 - 16:06

Um orquidário com capacidade para 100 exemplares de diferentes espécies de orquídeas é o mais novo empreendimento do Campus Experimental da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os primeiros 22 exemplares de orquídeas foram doados, durante a recente inauguração do orquidário, por 16 representantes da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) e pelo menino Yan Ferreira de 11 anos de idade.  O orquidário está localizado no Campus Experimental da Uece, em Pacoti, a 130 km de Fortaleza, onde funcionou, antigamente, o Colégio dos Padres Salvatorianos. Segundo os visitantes, o cenário é paradisíaco.

Coordenador pela profa. Lúcia Helena Fonseca Granjeiro, o Campus Experimental de Pacoti é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e segundo a Pró-Reitora, profa. Celina Ellery, os exemplares doados foi uma ação voluntária que traduz o espírito da entidade de divulgar, de todas as formas, o cultivo de orquidáceas no Ceará. A Uece agradece à ACEO e aos doadores esse gesto, em especial ao jovem Yan Ferreira, que, mesmo não tendo podido comparecer, retirou um exemplar de sua coleção para brindar o mais novo orquidário público do Estado. O Campus Experimental acolhe professores e estudantes que realizam pesquisas ou trabalhos de extensão no Maciço de Baturité. Informa a PROEX, que o pequeno orquidário é, também, aberto a visitação pública.

A PROEX lembra a quem quiser doar exemplares de orquídeas, de variadas espécies, pode fazê-lo através da Pró-Reitoria de Extensão ou direto no Campus Experimental, em Pacoti. Dezesseis associados da ACEO doaram as 22 primeiras plantas da família das orquídeas para o novo orquidário. Conheça os doadores:

Bc. Binosa – Vera Coelho, Catasetum sp – Vera Coelho, Cattleya labiata – Rogério Sella, Colmanara Widcat ‘Yellow Butterfly’ – Ita e Miguel Colares, Cymbidium atropurpureo – Kallina Santos, Dendrobium crumenatum – Mirian Feijó, Dendrobium densiflorum – Ita e Miguel Colares, Dendrobium phalaenopsis – Estanislau Queiroz, Dendrobium phalaenopsis – Italo e Tereza, Dendrobium phalaenopsis – Juliana Coelho, Epidendrum purpurascens – Italo e Tereza, Epidendrum sp. – Juliana Coelho, Epidendrum viviparum – Teresinha Gomes, Laelia purpurata – Yan Ferreira, Lc. Platinum Sun – Michelle Canário, Miltonia flavescens – Vera Coelho, Oeceoclades maculata – Kallina Santos, Oncidium Aloha – Elza Ferreira, Oncidium baueri – Italo e Tereza, Phalaenopsis – Thomaz e Tânia, Spathoglottis plicata – Teresinha Gomes.

Contato / Doações: 3101-9661