BIOEaD promove encontro pedagógico com foco na interação online

17 de março de 2014 - 11:21

A Coordenação do Curso de Ciências Biológicas (BIOEaD), da Universidade Aberta do Brasil e da Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE), e a Secretaria de Apoio a Tecnologias Educacionais (SATE/UECE) promoveram no período de 10 a 14 de março o 1º Encontro Pedagógico da Bioead com a participação de 30 professores que já atuam ou atuarão no curso.

Equipe de professores da BIOEaD

O primeiro dia foi marcado pela fala do professor Fábio Castelo, coordenador da SATE e da UAB/UECE, que destacou a importância da formação continuada em EaD e parabenizou o grupo de professores pela atuação junto ao Curso. A coordenadora da Bioead, professora Germana Costa Paixão, explanou sobre o papel do professor formador na dinâmica de funcionamento do curso, enfatizando suas funções e a interação on line na sala de aula virtual.

A programação contemplou oficina de 30h ministrada pelo professor João Bosco Chaves, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) intitulada “Conhecendo e praticando o ambiente virtual Moodle”. Essa ação faz parte do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), financiado pela UAB e executado pela SATE/UECE, que busca capacitar e qualificar todos professores e tutores envolvidos nos cursos a distância.

Professores em treinamento

O Encontro terminou com discussões sobre o Projeto Pedagógico do curso, tais como o perfil do profissional que se deseja formar, os objetivos geral e específicos do curso e a estrutura da matriz curricular, além da apresentação das diretrizes de avaliação das atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas com os alunos tais como fóruns de discussão, chats, blogs, Wikis.

Participaram do evento docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e de todas unidades da UECE no Interior (Fafidam, Feclesc, Facedi, Fecli, Cecitec e Faec), além de convidados do Instituto Federaldo Ceará (IFCE) e SEDUC que atuam direta e indiretamente na área de Ciências Biológicas.

Fonte: BIOEaD