Benedict Anderson faz a Palestra de abertura do curso de Ciências Sociais da UECE

11 de agosto de 2011 - 15:02 #

Com o tema “Universidade e Nação”, o professor Benedict Anderson da Universidade de Cornell, Estados Unidos, ministra a Palestra de abertura do semestre de 2011.2 do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A palestra acontece no dia 17 de agosto, às 9h, no Auditório Padre Luis Moreira no Centro de Humanidades da UECE, localizado na Avenida Luciano Carneiro, 345.

A vinda do professor Benedict Anderson a Fortaleza, deve-se a sua participação no II Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas na Contemporaneidade, convidado para ser o palestrante da mesa “Militares e Nacionalidades”, que acontece nesta sexta-feira, no último dia do evento (12/08). O II Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas na Contemporaneidade é uma promoção do Mestrado Acadêmico de Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS/UECE). Após a conferência, será inaugurado o Observatório das Nacionalidades do MAPPS da UECE.

Professor Benedict permanecerá, durante alguns dias em Fortaleza, tempo suficiente para proferir a palestra de abertura do semestre de 2011.2 do curso de Ciências Sociais da UECE acima citado. Participam da mesa “Militares e Nacionalidades” a professora Mônica Dias Martins, do curso de Ciências Sociais da UECE, como coordenadora, e como debatedor, professor Manuel Domingos Neto, do Observatório das Nacionalidades da Universidade Federal Fluminense.

Sobre o conferencista

Nascido na China, em 26 de agosto de 1936, formou-se na Universidade de Cambridge e é professor emérito da Universidade Cornell. Sua principal obra, “Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo”, foi publicada em 1983 e traduzida para 21 idiomas. O foco de seus estudos é a construção das nacionalidades, tendo desenvolvido ideias originais e ousadas. Dedicou atenção especial às antigas dinastias e religiões, às mudanças na concepção de tempo, ao papel da imprensa na cultura nacional (capitalismo editorial) e à emergência e consolidação de sentimentos e idiomas nacionais. O mais recente livro do autor, ainda não traduzido para o português, intitula-se “Sob três bandeiras: anarquismo e a imaginação anticolonial”. Benedict Anderson integra o conselho consultivo de “Tensões Mundiais”, revista do Observatório das Nacionalidades, grupo de pesquisa sediado na UECE.