Assinada ordem de serviço para construção da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe

11 de março de 2022 - 13:19

Foi assinada, na última quinta-feira (10), pelo governador do Ceará, Camilo Santana, a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe (UPVale). O evento contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, da diretora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), Lucenir Jerônimo, e de outras autoridades.

A UPVale será um equipamento de infraestrutura de laboratórios vinculada à Uece, por meio de sua unidade em Limoeiro do Norte, Fafidam. O espaço físico ocupará terreno próximo ao prédio da Fafidam, com vistas a facilitar a integração das atividades.

Além de estimular a distribuição equitativa da pesquisa brasileira em campi estaduais e municipais, a UPVale tem como propósito fundamental apoiar as atividades de pesquisa e de pós-graduação da Uece no município de Limoeiro do Norte, fortalecendo esses pilares no interior do estado.

A UPVale terá estrutura física construída em um terreno de 4.700,7 m², de propriedade da Fafidam, que abrigará, principalmente, estruturas de laboratórios para a melhor realização de atividades de pesquisa dos diversos cursos, nas áreas de Educação, Ensino e Ciências Exatas. São previstos, para a Unidade, 14 laboratórios, que se relacionam às diversas áreas do conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar e intercampi. Serão eles:

1. LAPERQ – Laboratório de Pesquisas Regionais em Química;
2. LAFITEM – Laboratório de Física Teórica e dos Materiais;
3. LBPV – Laboratório de Botânica e Produção Vegetal;
4. LEMAT – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação da Matemática;
5. LEPSA – Laboratório de Estudos e Pesquisas Socioambientais;
6. LEPEH – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História;
7. LEPELL – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Literatura e Linguística;
8. LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação;
9. LECAMPO – Laboratório de Estudos da Educação do Campo;
10. Laboratório Multiuso;
11. LAMEP – Laboratório Multidiciplinar de Estudos e Pesquisas;
12. LAMP – Laboratório de Medição e Pesagem;
13. LASEPA – Laboratório de Secagem e Processamento de Amostras;
14. INFOGEO – Laboratório Interdisciplinar de Informática e Geoprocessamento.

Durante o evento de assinatura, a vice-governadora Izolda Cela destacou que “este governo também tem trabalhado muito em prol da educação superior e Limoeiro do Norte terá um centro de pesquisa que vai abrir oportunidades muito importantes para os estudantes da região”.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a UPVale é o grande equipamento de estrutura de pesquisa no interior do estado. A sua construção representa o fortalecimento da pesquisa, das pós-graduações e da própria graduação no interior, em um movimento semelhante ao que vem ocorrendo em toda a Uece. A assinatura da ordem de serviço é realizada em um momento precioso para a instituição, no esteio da Política de Expansão e de Interiorização do Ensino Superior no Ceará. Com certeza, a Fafidam, o município de Limoeiro do Norte e o Vale do Jaguaribe poderão elevar a qualidade da pesquisa realizada na Universidade.”

De acordo com a diretora da Fafidam/Uece, professora Lucenir Jerônimo, “a construção da UPVale irá impulsionar a produção e difusão de conhecimento na graduação e principalmente na pós-graduação. A criação de uma infraestrutura física e eficiente vem fortalecer a pesquisa tanto na Fafidam, como em parceria com outros campi da Uece, além da formação de grupos de pesquisa no interior do Estado, contribuindo, assim, com o desenvolvimento social e econômico em âmbito local e regional.

Com a construção da UPVale, são esperados impactos acadêmicos, sociais e ambientais, como a melhoria qualitativa e quantitativa da formação e produção científica no âmbito da graduação e da pós-graduação (mestrado); estreitamento das relações intercampi e interinstitucional entre os campi de Limoeiro do Norte (Fafidam) e de Quixadá (Feclesc), no aperfeiçoamento e ampliação do modelo de mestrado intercampi, a exemplo do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE); fortalecimento da política estadual de interiorização das ações de Educação, Ciências e Inovação por meio da qualificação de recursos humanos em nível de pós-graduação; realização de projetos de intervenção de caráter educativo sobre questões ambientais relacionadas ao semiárido visando a promoção do desenvolvimento sustentável da regiãodo Vale Jaguaribe e Sertão Central; entre muitos outros impactos positivos.

Com informações e imagens do Governo do Estado do Ceará