Artigo produzido pelo mestrado em Computação da Uece será reapresentado em simpósio internacional

9 de fevereiro de 2018 - 13:18

O Mestrado Acadêmico em Computação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) teve um dos artigos produzidos no curso como o mais votado em pesquisa feita para as comemorações da 10ª edição do “Symposium dedicated to Search-Based Software Engineering (SSBSE)” – Simpósio de Engenharia de Software baseada em Busca -, considerado um dos mais importantes dessa área de pesquisa. Agora, o trabalho vai ser reapresentado no evento, que ocorre em Montpellier, na França, entre os dias 8 e 10 de setembro deste ano.

Intitulado “The Human Competitiveness of Search Based Software Engineering” – A Competitividade Humana na Engenharia de Software -, o estudo, apresentado no simpósio em 2010, demonstra que os resultados automáticos gerados pelos algoritmos são melhores do que os resultados produzidos por humanos na execução de tarefas na área de Engenharia de Software.

Os autores do artigo são o professor e pró-reitor de Graduação (Prograd), Jerffeson Teixeira (orientador), e os então estudantes do Mestrado em Computação, Fabrício Gomes de Freitas e Camila Loiola Maia, além de Daniel Pinto Coutinho, que participou como aluno de iniciação científica à época, quando fazia parte do bacharelado em Ciência da Computação.

Para Jerffeson Teixeira, “o reconhecimento, como melhor artigo publicado em todas as edições do evento, demonstra a qualidade da pesquisa desenvolvida no programa (de mestrado)”, além de atestar a qualidade da produção científica na Uece.