Apresentada proposta para realizar Seminário da Rede de Cooperação em ES na Cúpula do BRICS

6 de fevereiro de 2014 - 12:41

Realizar o I Seminário da Rede de Cooperação em Educação Superior no BRICS durante a VI Cúpula dos BRICS, que acontecerá nos dias 15 e 16 de julho em Fortaleza. Esta foi a proposta que o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, na qualidade de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), apresentou a uma comitiva do Itamaraty, em jantar, terça-feira, dia 4, em Fortaleza. Participaram também o vice-reitor da UNILAB, Fernando Afonso Ferreira Junior, o assessor para assuntos internacionais do Governo do Estado do Ceará, Hélio Leitão, e a professora Paula Lenz, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da UECE .

A comitiva do Itamaraty era formada pelo embaixador José Alfredo Graça Lima, subsecretário-Geral de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior; o ministro Flávio Damico, coordenador da VI Cúpula dos BRICS, que será realizada em Fortaleza depois da Copa do Mundo, além de um representante do Cerimonial. Segundo o professor Jackson Sampaio, a acolhida da comitiva à proposta foi muito satisfatória.

Os dois objetivos do seminário seriam definir as bases para o estabelecimento de uma Rede de Cooperação em Educação Superior nos BRICS (Higher Education Cooperation in the BRICS Network) e também estabelecer uma agenda comum de cooperação, intercâmbio e pesquisa entre os cinco países – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A justificativa para criação da Rede de Cooperação em Educação Superior nos BRICS é que os países começaram a compartilhar uma agenda de interesses mútuos, em virtude da relevância de se trabalhar juntos em direção a objetivos comuns. Na área educacional, contudo, ainda há muito para ser feito em termos de definição de caminhos.

“A importância da educação superior nas economias baseadas no conhecimento tem sido amplamente reconhecida e é condição estratégica para os BRICS. Uma agenda comum de cooperação, intercâmbio e pesquisa, porém, ainda está por ser definida entre governos, associações de especialistas e outras organizações da sociedade civil”, sustenta a proposta apresentada.

Dado este quadro, a ideia central do Seminário é fazer um balanço de estudos realizados nos últimos anos e discutir os principais desafios da Educação Superior nos BRICs, a curto, médio e longo prazos. Com isso, o tema geral do evento seria “Educação Superior nos BRICS: inovando para a cooperação solidária”.

Outro aspecto a ser considerado na esfera de abrangência do Seminário é a cooperação técnica e financeira entre os cinco países, bem como entre estes e outros países, em particular os africanos de Língua Portuguesa. A UNILAB recebeu o título de Cátedra Unesco de Educação e Inovação para a Cooperação Solidária.

A UNILAB é a única universidade cearense que possui a Cátedra Unesco/Unilab. A Cátedra é um reconhecimento do papel da Unilab como referência na produção de conhecimento sobre educação e inovação com aplicação a vários domínios relacionados com a cooperação tecnológica e interuniversitária com base na solidariedade.

O encontro dos BRICS no Ceará reunirá os chefes de estado dos cinco países que compõe o grupo, e ainda ministros, secretários e empresários. “A previsão de participação é 750 pessoas, além das representações das cinco maiores empresas de cada um dos cinco países, bancos de desenvolvimento e cerca de 1.500 jornalistas de todo o mundo”, ressaltou Hélio Leitão.

Leia mais:

Proposta aos BRICS tem apoio de importantes instituições nacionais e internacionais