Alunos da 13ª turma financiada pelo FECOP Colam Grau

31 de maio de 2011 - 14:32 #

Com 14 concludentes do curso de Matemática do município de Cariús, localizado na região Centro-Sul do Estado, a 418 km de Fortaleza, colam grau, na próxima quinta-feira (02/06), às 9h, no Grêmio Recreativo Cariuense. A solenidade será presidida pelo Reitor da Universidade do Ceará (UECE), professor Francisco de Assis Moura Araripe.

Os novos formandos concluirão suas atividades acadêmicas e estarão disponíveis para o mercado de trabalho. A 13ª turma do Programa “Incentivo à capacitação de recursos humanos para a melhoria do ensino fundamental e médio”, gerenciado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará – SECITECE, executado pela UECE e financiado pelo Fundo de Combate à Pobreza-FECOP.

Esse importante projeto educacional tem como objetivos formar Professores para o ensino fundamental e médio nas áreas de Português, Matemática e Ciências (licenciatura), e proporcionar aos egressos do ensino médio de escolas públicas dos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Municipal – IDM o acesso à universidade, de maneira a promover inclusão social, fomentando ações que propiciem a melhoria na qualidade da educação.

Em funcionamento desde 2006, a turma foi coordenada pelos Profs. Francisco Ênio do Nascimento Lima (entre 2006 e /2010) e Jeanne D’Arc Passos (mar/2010 a junho/2011), ambos docentes do Curso de Matemática da FECLI, unidade responsável pela vinculação pedagógica da turma.

Segundo o professor Nelson Arruda, diretor do Centro de Educação (CED) e Coordenador Executivo do Programa na UECE, os novos concludentes irão se somar a outros 386 professores (260 na área de Letras e 126 de Matemática), formados pelo programa em 2009, muitos dos quais já fazem parte do sistema público de ensino do estado, na condição de professores efetivos ou temporários de Prefeituras e do Estado.

A UECE é responsável pela execução do programa em 19 municípios cearenses, onde foram ofertadas vagas para 22 turmas em cursos de graduação regular em Letras, Matemática, Química e Ciências Biológicas. “Após a conclusão da turma de Cariús, continuarão em formação 243 alunos nos municípios de Amontada, Hidrolândia, Itatira, Jaguaretama, Morrinhos, Pereiro, Potiretama, Tejuçuoca e Umirim. Está previsto para o 2º semestre de 2011, o término de outras 4 turmas”, informa Nelson Arruda.

Para a coordenação executiva do programa na UECE, priorizar a qualidade do ensino no Ceará tem sido um desafio e mais e mais educadores precisam assumir o seu papel neste contexto. É um compromisso inadiável das Instituições públicas de ensino superior, pois a educação básica é um dos fatores do desenvolvimento econômico e social de um povo.