Aberta na Uece a 27ª edição da Semana Universitária; maior evento da IES segue até 11/11

7 de novembro de 2022 - 16:25 # # #

Palestra magna foi proferida pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Olinda Evangelista

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início, na manhã desta segunda-feira (7), à sua XXVII Semana Universitária (SU). Em cerimônia realizada em formato híbrido, o reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares, abriu o evento ao lado do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; do vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; do chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz, e da coordenadora geral da SU 2022 e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte.

“Esse evento de abertura é repleto de alegria, pois estamos hoje retomando a Semana Universitária em formato presencial [e on-line], após a pandemia de Covid-19”, comemorou o reitor Hidelbrando Soares.

O gestor destacou a importância do tema escolhido para esta edição, Universidade como Espaço de Defesa da Ciência, da Democracia e das Liberdades Individuais e Coletivas. “O tema deste ano é especialmente relevante, pois lança luz sobre uma pauta fundamental para compreendermos a universidade pública como instituição necessária à sociedade, em tempos como o que vivemos hoje, em que somos convocados a defender a democracia, as instituições, os direitos, as garantias fundamentais e as liberdades”, destacou professor Hidelbrando.

Ao lembrar que a SU acontecerá simultaneamente nos campi Itaperi (Fortaleza), Fecli (Iguatu) e Feclesc (Quixadá), com acessibilidade para o público com deficiência, o reitor ressaltou, ainda, que “esse grande evento é, efetivamente, a cara da nossa Uece, totalmente gratuito, inclusivo e interiorizado, como característico da nossa universidade”.

O secretário Carlos Décimo agradeceu o convite para compor a mesa de abertura e falou da Feira do Conhecimento, organizada pela Secitece. “Nós realizamos, durante três dias, no Centro de Eventos do Ceará, a Feira do Conhecimento. Foram três dias de grandes debates e tivemos a contribuição e a presença firme da nossa Universidade Estadual do Ceará”. Salientou que, assim como na Feira do Conhecimento, a SU evidencia o valor da educação, da ciência e da arte. “A educação liberta e transforma. A ciência ilumina a nossa vida. A arte salva”. E, lembrando de tempos difíceis, de ataque à democracia, o secretário concluiu, “aqui mora o papel revolucionário da ciência, e a Semana Universitária é mais uma reafirmação da ciência contra o negacionismo”.

Para o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo, a Semana Universitária 2022 deverá ser histórica. “É uma honra estar aqui, porque, como pesquisador, que sou também, vejo a Semana Universitária como um evento muito importante do nosso calendário e, esta Semana, especificamente, será excepcional… ficará na história, por ser a primeira após a pandemia e, principalmente, pelos temas abordados, como o tema geral, que traz o necessário debate sobre apoio à ciência”. O vice-reitor finalizou sua fala desejando a todos um excelente evento.

A coordenadora geral da SU 2022, professora Lúcia Duarte, lembrou que a Semana Universitária é o maior evento anual da instituição e destacou alguns números que demonstram a dimensão da edição. “Teremos 18 eventos com 7.381 inscritos; sendo 3.275 destes, participantes de 174 minicursos e 54 oficinas”.

A gestora frisou a razão do tema deste ano. “Produzir e disseminar conhecimento e formar profissionais para promover qualidade de vida das pessoas, competência tecnológica e desenvolvimento sustentável nos leva à compreensão da academia como espaço propício para o debate de ideias, a reflexão sobre temáticas de interesse da sociedade e, principalmente, a proposição de ações para o bem-estar social. Além disso, as demandas contemporâneas tornam a reafirmação de direitos fundamentais uma necessidade de todas as pessoas que defendem as instituições democráticas, e a Universidade se propõe a demarcar a defesa da democracia, das liberdades individuais e coletivas e da ciência”, finalizou professora Lúcia.

Para fazer a conferência magna e falar sobre o importante tema da XXVII SU, a Uece convidou a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Olinda Evangelista, que é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutora em Educação pela PUC-SP e tem pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga-Portugal.

A cerimônia de abertura contou também com a presença de pró-reitores, diretores de Centros/Faculdades, coordenadores, professores de cursos e estudantes; além de intérpretes de Libras e e audiodescritores, do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Uece (NAAI).

O evento teve, ainda, a participação do sexteto da Banda Sinfônica da Uece, sob a coordenação do professor Márcio Spartaco Landi, que apresentou os números Luiza, de Tom Jobim; Montreux, de Hermeto Pascoal; e Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu.

A programação da XXVII SU seguirá até sexta-feira, 11 de novembro, em formato híbrido. A edição oferecerá momentos culturais, palestras, mesas-redondas, exposições, painéis, rodas de conversa, webnários, apresentações de trabalhos, feira das profissões, minicursos, oficinas e muito mais. Os participantes receberão certificados emitidos pela Uece.