Aberta a votação para escolha do tema da XXVII Semana Universitária

27 de junho de 2022 - 16:19 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) abriu votação para definir o tema da 27ª edição da Semana Universitária, que será realizada no período de 7 a 11 de novembro de 2022, em formato híbrido.

Estudantes, professores e servidores da Uece devem votar no tema de preferência até o próximo dia 10 de julho.

Veja abaixo os temas propostos

Desafios, demandas e perspectivas no pós-pandemia: o papel da universidade pública

Descrição: O pós-pandemia impõe a implementação de estratégias para mitigação dos prejuízos resultantes do isolamento social imposto pela Covid-19, que se materializam nos processos de ensino e aprendizagem, mas que não se limitam a eles. É, ainda, necessária a implementação de espaços de discussões e de reflexões sobre os caminhos que nos trouxeram a uma pandemia e sobre como nossas ações podem acelerar ou retardar processos semelhantes. Assim, ancorando-se na missão institucional de “produzir e disseminar conhecimento e formar profissionais para promover qualidade de vida das pessoas, competência tecnológica e desenvolvimento sustentável”, a Universidade Estadual do Ceará, abre espaço para essas discussões, reflexões e proposições dentro da XXVII Semana Universitária.

Universidade como espaço de defesa da ciência, da democracia e das liberdades individuais e coletivas

Descrição: A missão institucional de “produzir e disseminar conhecimento e formar profissionais para promover qualidade de vida das pessoas, competência tecnológica e desenvolvimento sustentável” nos leva à compreensão da academia como espaço propício para o debate de ideias, a reflexão sobre temáticas de interesse da sociedade e, principalmente, a proposição de ações para o bem-estar social. Considerando, ainda, as demandas contemporâneas, que tornam a reafirmação de direitos fundamentais uma necessidade de todas as pessoas que defendem as instituições democráticas, a Universidade se propõe a demarcar sua defesa da democracia, das liberdades individuais e coletivas e da ciência.

Duzentos anos de independência. Para quem? De quem?

A estrutura de funcionamento da realidade brasileira nasceu com a colonização moderna, com ações que se sobrepuseram à memória e à cultura dos povos ancestrais brasileiros. O ciclo de duzentos anos de independência no Brasil provoca questionamentos sobre o processo de libertação das amarras instauradas nas várias dimensões da realidade nacional. A quem beneficiou a ideia de libertação colonial que cultivamos atualmente? De quais referências e instituições nos distanciamos? Qual referencial baliza atualmente a vida cultural, econômica e política da sociedade brasileira? Essas questões são pertinentes e atuais na condução da produção científica que busca romper com a reprodução da desigualdade em suas mais diversas formas.

Para votar, acesse https://www.uece.br/enquete/