Portuguese English Spanish French

História do NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UECE (NIT/UECE), foi criado no ano de 2007, para atender a  Lei nº 10.973, de 2 de DEZEMBRO de 2004. Antes de sua existência na UECE, havia uma forte demanda tecnológica advinda da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), que desde 2006 possuía como produto final de seus alunos, o desenvolvimento de patentes. Nossa longa história de mais de 13 anos começa com nossa sede instalada no prédio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Mesmo após sua criação na UECE,  o NIT/UECE ainda agia timidamente em relação a proteção tecnológica e pouco era conhecido dentro da Universidade. Com três anos de sua criação,  fora elaborado uma  proposta  de Politica de Propriedade Intelectual na Universidade, onde também foi estabelecido  atribuições ao NIT/UECE, quanto as suas atividades relacionadas a Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. Após a aprovação da Resolução 392/2010 pelo Conselho Diretor da UECE.

Para que viéssemos a funcionar de acordo com a Lei de Inovação, vários foram os caminhos percorridos. Em 2010 e 2014 o NIT/UECE recebeu o suporte e apoio de dois projetos da FUNCAP, desenvolvidos pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (REDENIT-CE). O projeto Estruturante e o de Desenvolvimento, permitiu com que o nosso ambiente físico recebesse todo o material necessário para seu funcionamento e permitiu com que toda a equipe que atuava no NIT/UECE fosse capacitada.

Com toda ajuda e suporte recebido, o NIT/UECE estava pronto e compromissado para estabelecer uma nova cultura de inovação no ambiente acadêmico e estava disposto a auxiliar professores, pesquisadores e alunos da UECE, bem como também, a inventores independentes.

Atualmente, o NIT/UECE se encontra sediado no prédio da Incubadora de Empresa e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UECE (INCUBAUECE)  e realiza atividades de sensibilização, mentoria, capacitação, monitoramento das proteções, transferência tecnológica, estabelecimento de parceria com Órgãos Públicos, Instituição de Ciência e Tecnologia (ICTS) e empresas, proteção de direito autoral, softwares, patentes e marcas.

Deseja conhecer mais afundo nossa história e participar junto conosco na construção de um ambiente em que todos possam criar e se reinventar?

Entre em contato conosco e nos ajude a impactar o nosso Ceará.