Objetivos

15 de fevereiro de 2012 - 13:46

(Geral e Específicos)

O Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos é fruto de uma primeira experiência de mestrado realizado com participação dos corpos docentes e coordenações dos Cursos de Mestrado Acadêmico em Administração e Mestrado Acadêmico em Geografia da UECE, somado aos conhecimentos do IFCE, através de convênio específico, em termos de ensino tecnológico e de pós-graduação lato sensu em Turismo.

A junção do know how adquirido nas áreas de Geografia e Administração conduziram a direção superior da UECE por meio de sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa a estruturar e apoiar integralmente a criação do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos, no ano 2000. Na pós-graduação lato sensu, a UECE tem experiência acumulada de sete turmas no Curso de Turismo e Meio Ambiente, que oferece, anualmente, 30 vagas por turma.

A primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos foi formada em janeiro 2000, com 35 alunos. Em março de 2001 ingressaram 32 alunos na segunda turma. A terceira turma foi formada em junho de 2002 com 32 alunos. A quarta turma foi formada em julho de 2003 com 32 alunos e a quinta turma teve início em outubro de 2004 e conta com 32 alunos. Após o ingresso de cinco turmas o programa obteve recomendação da CAPES em 2011, oferecendo a partir de 2012 turmas anuais com 24 a 28 alunos. O perfil técnico profissional dos mestrandos indica que são profissionais de agências de viagens, hotéis e companhias aéreas; técnicos de Secretarias de Turismo estadual e municipais; professores de universidades e de outras instituições de ensino superior; técnicos de diversas instituições e profissionais liberais. 

O Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos já produziu mais de 180 dissertações defendidas, sendo que algumas delas foram transformadas em livros e muitas foram objeto de produção de artigos científicos. O raio de abrangência da oferta do curso foi, no Ceará, muito além da cidade de Fortaleza com alunos dos municípios de: Aracati, Tauá, Jaguaribe, Barbalha, Tejuçuoca, General Sampaio, Maranguape, Pentecoste, Juazeiro do Norte, Acaraú, Quixadá e Jijopca de Jericoacoara. No âmbito extra estadual o curso registra mestrandos dos seguintes estados da federação: Piauí, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso. Em sua maioria são professores universitários, técnicos em turismo ou secretários de turismo nos locais de origem que buscaram no Mestrado a formação profissional necessária ao desempenho de suas funções profissionais.

A UECE busca desta forma a integração do curso de Mestrado de Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos ao sistema de avaliação da CAPES, reconhecidamente de qualidade.

A partir de 2012 a UECE estabelece convênio com a Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE, pertencente a Assembleia Legislativa do Ceará, afim de utilizar a excelente estrutura física de ensino existente na UNIPACE, com boas salas de aula, secretaria e biblioteca em um edifício mais central que o Campus da UECE no Itaperi, funcionando mais próximo da rede hoteleira da cidade de Fortaleza.