Inserção Social

15 de fevereiro de 2012 - 13:47

A inserção social do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos se processa através da execução de diversos projetos de pesquisa que interferem diretamente na comunidade local. Esses projetos se tornam dissertações a medida que os trabalhos avançam. Alguns exemplos podem ser citados através das seguintes dissertações defendidas em 2013 e que têm forte relação com a sociedade: 
1. Estratégia de Desenvolvimento do Turismo na Perspectiva da Economia Solidária: Uma Proposta para Fortaleza. Esse projeto trata especificamente do desenvolvimento de comunidades carentes a partir do turismo e da economia solidária.
2. A Inserção do Bairro Pirambu no Contexto Turístico de Fortaleza – CE. Esse bairro é um dos mais pobres e violentos de Fortaleza, tendo sido alvo de políticas públicas de reinserção social da comunidade através da requalificação de espaços litorâneos para o lazer e o turismo.
3. Comunicação em Turismo no Poder Legislativo Cearense: Análise das Mensagens Transmitidas na TV e Rádio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Esse trabalho tem papel preponderante na análise da comunicação com a sociedade através dos meios de divulgação utilizados pelo poder legislativo do Ceará.
4. A Contribuição do Poder Legislativo do Estado do Ceará às Políticas Públicas de Turismo. Nesse trabalho foram analisadas aas políticas públicas e suas relações com a sociedade através da atividade turística.
5. O Turista e o Uso da Língua Inglesa em Manuais de Conversação para Viagens. A pesquisa analisou a língua inglesa como meio de comunicação da sociedade local com os visitantes de língua estrangeira. O nível de conhecimento de outro idioma é fator diferencial para conseguir uma vaga de trabalho na cadeia produtiva do turismo.
6. Mudanças e Embates no Município de Jijoca e no Núcleo Indutor de Jericoacoara – CE. Essa dissertação analisou as lutas das classes sociais menos favorecidas para sua inserção na cadeia produtiva do turismo, verificando que esse embate envolveu a comunidade local na luta para serem inseridos na atividade turística, sendo eles próprios colaboradores para o sucesso de Jericoacoara como núcleo indutor do turismo.
7. Análise da Evolução das Segundas Residências no Distrito da Prainha, Município de Aquiraz-Ce. Essa pesquisa analisou as relações entre proprietários de segundas residências e os moradores locais ao longo de três décadas de uso e ocupação dessa praia para fins de lazer, recreação e turismo.
8. Turismo e Responsabilidade Socioambiental em Hotel de Charme no Litoral de Flecheiras-Ceará. Essa pesquisa contribuiu para a compreensão das relações entre um hotel de grande luxo e sua comunidade de entorno através da análise das responsabilidades socioambientais do empreendimento.
9. Praia de Iracema Como Produto de Consumo Turístico em Fortaleza: Do Descaso à Requalificação. A dissertação analisa a trajetória da requalificação da Praia de Iracema em Fortaleza através da participação popular e do atendimento dos anseios da comunidade residente no local. Essa comunidade entendeu que a atividade turística de boa qualidade é o motor indutor para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida da população.
A partir do final de 2013 o MPGNT faz parte do projeto Pró-Integração da CAPES, que congrega ainda os programas de turismo da UNIVALI e da Universidade de Caxias do Sul. Está sendo realizado o Projeto:  “Desenvolvimento Regional, políticas públicas e competitividade no Turismo: estudo dos casos da Costa Verde e Mar (SC), Serra Gaúcha (RS) e do Litoral de Jijoca de Jericoacoara (CE)”, que tem como uma de suas finalidades principais analisar as políticas públicas de desenvolvimento social pelo turismo e propor medidas que possam contribuir para o desenvolvimento regional das três áreas estudadas.