Estrutura

15 de fevereiro de 2012 - 13:48

A infraestrutura do Curso está disponível em duas unidades acadêmicas distintas, pois a Universidade Estadual do Ceará mantém convênio de cooperação com a Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE da Assembleia Legislativa do Ceará. Através desse convênio o curso funciona nas instalações da UNIPACE, contando com a seguinte estrutura física:

– 2 salas de aula com 60 lugares, com poltronas confortáveis, ar condicionado, projetor de multimídia, quadro branco, acesso a internet e birô;

Uma sala de secretaria e coordenação com mobiliário, computadores e acesso a internet; um auditório com 400 lugares; Estacionamento coberto e Biblioteca.

As outras instalações se localizam no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará – UECE, com destaque a Biblioteca Central da UECE e a estrutura dos laboratórios.   

Os laboratórios que compõem o Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos temos:

1.LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO TURISMO E DO TERRITÓRIO – NETTUR

O NETUR apresenta espaço físico para os pesquisadores, propício para as orientações das dissertações, gabinete de professor e mobiliário adequado.

2. LABORATÓRIO DE GESTÃO INTEGRADA DA ZONA COSTEIRA – LAGIZC

O  LAGIZC contem em sua estrutura 8 computadores ligados a internet com acesso ao portal de periódicos da CAPES, gabinete de professores, sala de estudos e sala de reuniões, datashow, gps, plotter, impressoras, estação total etc. Apresenta também um acervo específico sobre os usos, ocupações e impactos na zona costeira, sendo a atividade turística uma das mais significativas.

Todos os professores do corpo docente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pertencem a Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPQ, sendo que 11 deles são Líderes desses grupos. Podemos destacar os seguintes grupos de pesquisa:

Turismo, Território e Cultura; Estudos e Pesquisas Sobre Políticas de Cultura e Comunicação; Gestão do Turismo e da Hospitalidade nos Territórios. Imaginário e Política. Estudos e Pesquisas Sobre Políticas de Cultura e de Comunicação; Políticas Públicas e Indústrias Criativas; Estudos Multidisciplinares Sobre Ócio e Tempo Livre. Gestão de Pequenos e Médios Negócios. Turismo e Meio Ambiente; Núcleo de Estudos e Pesquisas do Desenvolvimento Regional e Gestão Integrada da Zona Costeira. 

A UECE aprovou Projeto no CT-INFRA do MCT imprescindível para a instalação de um sistema de logística para as novas instalações, inclusive com capacidade de gerenciar um Banco de Dados sobre o Nordeste semi-árido, disponibilizado pelo Ministério de Meio Ambiente para Instituições de Pesquisa e de projetos associados.  A partir dos recursos daí decorrentes aperfeiçoou a infra-estrutura de informática, com aparelhagem moderna em uso permanente, por todos os integrantes da instituição, com especial atenção ao pessoal de pós-graduação. O cuidado com a pós-graduação faz parte da política da Administração Central, visto que há uma decisão de incentivar a pesquisa na UECE. 

Uma importante decisão administrativa foi de manter o PORTAL DA CAPES e estimular o uso da internet, com referência aos acessos com outras IES e institutos de pesquisa, com o fim de criar uma rede de pesquisa integrada. Isso tem intensificado a comunicação com o exterior, com pesquisadores e bibliotecas, favorecendo a troca de informações e de participação de nossos pesquisadores em periódicos virtuais.

Os mestrandos tem a sua disposição acesso a internet em banda larga na sede do mestrado. Além disso o curso disponibiliza computadores na secretaria, todos com acesso a internet. Todos os mestrandos possuem computadores portáteis ou tablets que acessam a rede de internet do mestrado. Na estrutura do curso a Universidade disponibiliza aos alunos vários laboratórios de informática, entre eles um laboratório com 30 computadores com acesso à internet.
Os alunos terão a sua disposição três  bibliotecas, a da própria UECE e, em convênio a do IFCE e da UNIPACE.
A estrutura organizacional da UECE mantém a decisão de todas as aquisições de livros serem realizadas e mantidas na Biblioteca Central. Existem ações para a atualização permanente do acervo bibliográfico. A reforma e ampliação da Biblioteca Central da UECE foi concluída em 2013, agora ocupando uma área total de 3.516 m². Equipamentos e acervos bibliográficos estão devidamente implantado, com recursos do BNDES. Dentre as seções do novo prédio, três são destacáveis por seu caráter relacionados à pesquisa: 1. setor de obras raras, 2. acervo de teses e dissertações e 3. sala de busca, com vários computadores para uso dos interessados. 
Mantivemos acervos bibliográficos, documentos e revistas nos laboratórios, enquanto a Biblioteca centraliza os periódicos e as obras de maior demanda, especialmente por parte dos graduandos.
A Biblioteca Central dispõe de 42 periódicos de vários países: França, Inglaterra, Espanha, EUA, Nova Zelândia, México, Itália, Canadá, Austrália etc. A maior parte desse acervo foi adquirido na fase em que a CAPES financiava as assinaturas. No decorrer dos dois últimos anos, houve acréscimo significativo de novos títulos do setor da geografia e da Administração. 
A UECE conseguiu o encaminhamento de aquisição de livros, numa ampla listagem indicada pelos professores. Foram adquiridos, com recursos da UECE e de Projetos, cerca de 200 (duzentos) títulos voltados aos estudos do Turismo, da Geografia e da Administração. Segundo informações da Bibliotecária Central, há mais de 2.000 títulos em Turismo, Geografia e em Administração.
A UECE firmou convênios com outras instituições, entre elas a Federação das Indústrias do Ceará – FIEC, SEBRAE, SENAC, Secretaria de Meio Ambiente do Ceará – SEMACE, Secretaria do Turismo – SETUR e, principalmente, com o Instituto Federal do Ceará – IFCE; órgãos que contam com bibliotecas, algumas especializadas, favorecendo consulta para alunos regulares do Programa. 
A UECE dispõe do Portal Periódicos da CAPES, usado corriqueiramente pelos alunos e professores dos diversos programas de pós-graduação. No âmbito de biblioteca virtual, contamos com inúmeros portais, destacando-se os 70 sites do Portal HpG, todos referentes a área ambiental e ao turismo.
A Biblioteca da UECE conta com o seguinte acervo:
O acervo é constituído de livros, periódicos, jornais, revistas científicas, dissertações, monografias, fitas VHS, CD´s e DVD´s, bem como outros tipos de mídia utilizáveis na transmissão e na difusão do conhecimento. Tal acervo está sob a supervisão de uma bibliotecária que gerencia os volumes contidos na Biblioteca e deixando-os à disposição dos alunos para consulta diária, de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite e aos sábados pela manhã e a tarde.
O número de volumes na área de Administração é de 2.762, com mais de mil títulos; são 276 títulos na área de Geografia com mais de 600 volumes; e 706 livros na área de Políticas Públicas e Turismo.
Quanto ao acervo de periódicos a Biblioteca não compra mais periódicos impressos, somente eletrônicos. A biblioteca dispõe de periódicos em português na base do SIELO e os internacionais na base da CAPES. A lista de periódicos inclui 45 na área de Administração, 68 na Geografia e 04 na Políticas Públicas.
A Biblioteca do IFCE apresenta o seguinte acervo:
301 títulos com 1.522 exemplares específicos de turismo, lazer, hotelaria e eventos. Além disso possui outros títulos voltados a área de gestão e de meio ambiente. Apresenta também 30 periódicos específicos na área de turismo, hotelaria e afins. A biblioteca concentra também mais de 200 trabalhos de conclusão de curso de graduação na área.
A Biblioteca da UNIPACE tem o seguinte acervo a disposição dos alunos: 2.000 títulos e mais de 3.000 volumes, nas mais diversas áreas do conhecimento.
Além da infraestrutura do programa o curso tem a sua disposição as instalações dos Programas de Pós-graduação Acadêmicos em Administração e em Geografia da Universidade Estadual do Ceará, que são cursos de suporte ao bom funcionamento desse mestrado.