Corpo Docente

15 de fevereiro de 2012 - 13:50

 Thiciane Mary Carvalho Teixeira (UECE)
 
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal do Ceará e professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, inteligência competitiva organizacional, empreendedorismo, gestão do conhecimento e logística empresarial. 
 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7647896359798477
 

Docente André Riani Costa Perinotto (UFPI)

 Doutor em Ciências da Comunicação – UNISINOS/RS (2013). MESTRE em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro/SP (2006); ESPECIALISTA em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo SENAC/SP (2004); e Graduado em Turismo – BACHARELADO pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP, 2002). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí – UFPI, do campus Parnaíba, com regime de trabalho em D.E. (desde 2008). Professor Permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade Estadual do Ceará). Ex-Chefe do curso de Bacharelado em Turismo da UFPI (Chefia de Departamento e Coordenação de Curso – 2008-2011); Membro Titular do NDE (Núcleo Docente Estruturante); Atual Coordenador do EITUR – Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Turismo da UFPI – grupo cadastrado na plataforma do CNPq; Pesquisador/Membro do Grupo de Pesquisa DemandaTur – Fatores Determinantes e Condicionantes da Demanda Turística da UFSCAR/Sorocaba; Pesquisador/Membro do Grupo de Pesquisas da UFPE denominado eCOS. Atua principalmente com os seguintes temas: Turismo e Comunicação; Turismo e Educação; Turismo e Imagens; Turismo e Tecnologias; Produtos Turísticos.
 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9146688925419493 
 
 Docente Cláudia Sousa Leitão (UECE)
  
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Educação Artística pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo(USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). É Professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, onde participa do Grupo Unificado de Pesquisa sobre Estudos Turísticos e de Hospitalidade. É membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais (REDEPCULT) e do Conselho Editorial da publicação virtual Politicas Culturais em Revista/ UFBA. Como pesquisadora, foi consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na Universidade Estadual do Ceará criou e coordenou a Especialização em Gestão Cultural e o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos, tendo sido também coordenadora do Mestrado Acadêmico em Administração, com foco na Gestão da Micro e Pequena Empresa. Foi Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no Ceará (2001-2002) e Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006). O Programa Cultura em Movimento: Secult Itinerante, criado em sua gestão, rendeu-lhe o primeiro lugar do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), na categoria Gestão Pública. Foi responsável pela criação da Secretária da Economia Criativa (SEC) do MinC, tendo sido sua primeira gestora, entre os anos de 2011 a 2013; e secretária municipal de Cultura e Turismo do município de Aracati, Ceará. Possui vários livros e artigos científicos publicados, com destaque para as temáticas da economia criativa, cultura, desenvolvimento, turismo e políticas e gestão públicas. É consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), assim como para o Sebrae, governos federal, estaduais e municipais, empresas e outras organizações. É sócia do Centro Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Atualmente dirige o Observatório de Fortaleza (Governança Municipal e Políticas Públicas) do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0920253554247710 

 
 Docente Fábio Perdigão Vasconcelos (UECE)
 
Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da Universidade de Nantes na França (1992) e Pós-Doutorado em Geografia na área de Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, Litoral e Mar do Instituto de Geografia e Planejamento Regional da Universidade de Nantes na França (2003). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Graduação em Geografia com a Disciplina de Oceanografia. Fundador e Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UECE (Nota 4 CAPES) com as disciplinas de Gestão Integrada da Zona Costeira e Seminários de Tese. Atua nas Especializações em Planejamento e Gestão Ambiental, e Turismo e Meio Ambiente da UECE com as disciplinas de Dinâmica de Sistemas Litorâneos e Impactos Socioambientais do Turismo Litorâneo. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo da UECE e Professor Convidado do Mestrado e Doutorado em Turismo da Universidade do Vale do Itajai- UNIVALI. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), certificado pela UECE e cadastrado no CNPq. Tem experiência profissional e publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área ambiental costeira com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos do turismo litorâneo.
 Docente Francisco Agileu de Lima Gadelha (UECE)
 
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará (1973), graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1979), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1976), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor adjunto 12 Nível M da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: presbiterianismo, protestantismo, religião e renovação carismática. Membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – COEPA. Rep. a UECE. Membro Efetivo da Sociedade de Geografia e História do Ceará. Membro da Academia Evangélica de Letras do Estado do Ceará – AELCE.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3371984465489784 
 

 
Docente Jakson Renner Rodrigues Soares (USC)

Pós-doutorando em Desenvolvimento territorial na Universidade do Minho (Portugal), com o tema: “As percepções dos residentes sobre o turismo e a sua importância para a sustentabilidade da atividade turística”. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialização em Gestão de Recursos Humanos e Ciências do Trabalho pela Universidade de Santiago de Compostela (2008) e Mestrado em Direção e Planejamento do Turismo pela Universidade da Coruña (2010). Doutor em Direção e Planejamento do Turismo pela Universidade da Coruña (2015). Doutorado Sanduíche na Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Brasil. Atualmente é professor do curso de turismo da Universidade da Coruña (España) e do departamento de Organização e Comercialização de Empresas na Universidade de Santiago de Compostela (España). Trabalha com consultoria na área de Turismo: Estudos de Mercado, Desenvolvimento de Novos Produtos, Abertura de Novos Mercados, e ademais, atua como Consultor de Comércio Exterior estreitando relações entre empresas Espanholas e países da América Latina como Brasil, Peru, Chile, Colômbia, México e Equador.  

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7391968923284489
 

 
 
Docente Jean Max Tavares (PUC-BH)
 
Pós-Doutorado em Economia (Universidade Nova de Lisboa) com Bolsa CAPES. Graduação (monografia indicada ao Prêmio Minas de Economia), Mestrado e Doutorado em Economia (1º aluno da turma a concluir, em ambos os cursos) feitos na PUC-MG, CAEN/UFC e UFRGS, respectivamente. Foi Visiting Professor na University of South Flórida (EUA) nos meses de junho e julho (2017). É Professor Adjunto IV da PUC Minas desde 2001 e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade do Estado do Ceará. É Diretor (para América do Sul e América Central) da Association of North America Higher Education International (ANAHEI), com sede na Flórida (EUA). Emite pareceres para 9 periódicos internacionais e 4 nacionais. É membro do Corpo Editorial do Journal of Hospitality and Tourism Technology (Inglaterra), International Economics Letters (República Tcheca), Tourism Economics (Inglaterra) e da European Journal of Tourism Research (Bulgária). É Regional Editor – South & Central America da Journal of Hospitality and Tourism Technology (Inglaterra). É autor do Livro Teoria dos Jogos aplicada à Estratégia Empresarial. . Possui 24 artigos publicados em periódicos (nacionais e internacionais), 3 artigos aceitos para publicação em periódico internacional, 5 artigos submetidos a periódicos internacionais, 2 projetos aprovados por órgãos de fomento (CAPES e FAPEMIG), 9 trabalhos publicados em anais de eventos, 8 reportagens publicadas em jornais e revistas, 15 premiações nas áreas científica e acadêmica, 21 participações em comissões julgadoras nacionais e internacionais, 83 orientações de monografias concluídas, 78 participações em bancas de trabalhos de conclusão de curso (graduação e especialização) e 4 participações como membro de Banca em Defesa de Tese (Doutorado) e de Dissertação (Mestrado). Tem interesse de pesquisa nas áreas de Microeconomia, Teoria dos Jogos, Economia da Recorrência e da Subscrição e Economia do Turismo. Tem desenvolvido artigos em conjunto com professores de vários países, dentre eles, EUA, Índia, Turquia, Croácia, Portugal, República Checa, Romênia e Bulgária e participado de projetos internacionais na área de Turismo. 
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4336983040908232
 
 
 
 Docente João Sílvio Dantas de Morais (UECE)

Graduado em Geografia – Bacharelado, Universidade Estadual do Ceará – UECE (1987), Especialização em Sensoriamento Remoto – UFSM/RS (1989), Mestrado Acadêmico em Geografia MAG – Universidade Estadual do Ceará – UECE (2001) e Doutorado em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e Analista de Recursos Hídricos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará – COGERH. Coordenador da área Técnica Sócio Ambiental do PRONATEC/FIC 2017, membro do programa do Mestrado em Negócios Turísticos da UECE. Tem experiência na área de Geoprocessamento, Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, cartografia, topografia, geoprocessamento, recursos hídricos e zonas litorâneas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0333810893285607 

 
 
 
Docente Keila Cristina Nicolau Mota (IFCE)
 
Pós-Doutorado em Turismo e Hotelaria pela (UNIVALI) (2013), Doutorado em Administração e Turismo (2011) e Doutorado em Turismo e Hotelaria (2005) ambos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC), Mestrado em Administração (1999) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduação em Turismo (1991) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é docente e pesquisadora licenciada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Co-Lidera o grupo de pesquisa e atua na graduação e pós-graduação presencial e EaD. Co-editora da Revisita Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTur) em 2014-16. Integra o Conselho de Revisores Científicos (Referees) da Revista Turismo & Desenvolvimento editada pela Universidade de Aveiro – Portugal, da Revista Turismo em Análise da Universidade de São Paulo (USP), da Revisita Turismo Visão e Ação da UNIVALI e da Revista Turismo e Sociedade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autora, coautora e organizadora de 13 obras impressas publicadas no Brasil, além de vários artigos científicos e trabalhos em congressos e eventos. Tem experiência nas áreas de Turismo, Hotelaria e Gestão da Educação, junto a Instituições de ensino superior e ao Ministério da Educação. Atua principalmente nas áreas de Turismo, Hotelaria e Gestão em: Educação Superior, Marketing turístico, Gestão de Negócios e Competitividade de destinos turísticos. Autora do site e blog www.myitour.com.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7167196242557693 
 

 

Profa Laura Mary 

Laura Mary Marques Fernandes (UECE)


 Doutora em Geografia pela UECE. Graduada em Letras e Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela UECE e em Gestão de Atividades Turísticas e Hoteleiras pela Universidade Paris 1, Pantheon Sorbonne. Possui vivência técnica e acadêmica em turismo, especialmente em receptivo, políticas públicas, planejamento e governança. Possui Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Curso Técnico em Turismo. Professora da Faculdade Ateneu e do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da UECE. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3941479209132567 

 
 
  Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano (UECE)
 
Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2004), e Pós-Doutorado na Universidade Regional de Blumenau – FURB, com estudos em Turismo como atividade de Combate à Pobreza no Brasil e da Promoção do Desenvolvimento na Escala Humana com protagonismo de Comunidades, Economia Solidária e Sustentabilidade. É professora associada da Universidade Estadual do Ceará, Professora do curso de Geografia do PROPGEO. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq no nível 1D. Vice-diretora Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR/2013-2015. Coordenadora do Núcleo de Estudos do Território e Turismo – NETTUR. Pesquisadora do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira – LAGIZC. Faz parte do corpo editorial da Revista de Humanidades – Unifor, Revista Econômica do Nordeste – REN/BN, Revista Veredas – João Pessoa, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo RBtur, Revista PerCurso Curitiba, Revista RIOS – Revista Científica da Faculdade 7 de Setembro, Estudios y Perspectivas en Turismo – Argentina. Membro do Conselho Estadual do Turismo. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Território e Cultura do CNPq. Autora de livros pela Papirus, Annablume e EdUECE. Realiza pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Turismo, Arranjos Produtivos Locais, Espaços Públicos e Privados do Lazer e Turismo, Desenvolvimento Endógeno e na Escala Humana, Educação a Distância. Ganhou o Prêmio Pesquisador Turístico Destaque 2009, pela Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4477795642535596
 
 
 
 Maione Rocha de Castro Cardoso (UECE)
 
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2003); Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2010) e em Géographie et Aménagement du Territoire pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle (2010). Entre 2012 e 2013, realizou estágio de pós-doutorado em Economia dos Recursos Naturais e Ambientais, na Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, tendo experiência/ interesse na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e Economia do Meio Ambiente. Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Ambiental e Ecológica; Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental; Macroeconomia, Economia Monetária e Economia do Turismo Sustentável.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3202012278974010 
 
 
 
 Docente Sandra Maia Farias Vasconcelos (UFC)
 Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1996), com Especialização em Psicopedagogia e Doutorado em Sciences de L’Education pela Universidade de Nantes (2003) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professora associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, é também, professora colaboradora da Universidade Estadual do Ceará e membro do Conselho de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, orientadora de mestrado e doutorado. Tem pesquisas na área de Educação, com ênfase em Análise do Discurso Narrativo das Histórias de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa autobiográfica, discurso, leitura e escrita, aprendizagem, representações discursivas, educação hospitalar e adolescência. Líder dos grupos de pesquisa Argumentação e Discurso e Relatos e escrita de si, e do GELDA – Grupo de Estudos Linguísticos em Discurso Autobiográfico, ambos certificados e registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ. Membro dos grupos Grupo de Pesquisa Interdisciplinar: Formação, Autobiografia, Representações Sociais- GRIFARS, da UFRN.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5092300534207989