Projetos de Pesquisa em Andamento

15 de fevereiro de 2012 - 13:55

1.Análise da construção do efeito de realidade e reflexividade nas narrativas infantis como estratégia de ensino da leitura,

Linha de Pesquisa:

PROJETO ISOLADO

Área de Concentração:

Data de Início:

14/07/2014

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

O objetivo do projeto é fornecer condições materiais, ambientais e profissionais para que crianças que se encontram em processo de tratamento médico, afastadas da escola e em déficit intelectual possam superar esse estágio no qual se encontram. Com isso estarão aptas a desenvolver as qualidades necessárias para ingressarem competitivamente no mercado de trabalho e então quebrar um ciclo vicioso que permeia nossa sociedade. Interessamo-nos por abordar as narrativas que as crianças contam e, nisso, gostaríamos de chamar a atenção para a estrutura e a natureza social dessas narrativas, uma vez que consideramos a contação de histórias como um fenômeno hoje social, uma prática pedagógica que ganha espaço nas escolas em múltiplos ambientes..

 

2. Comunicação Turística no Litoral do Piauí: Marketing, Mídias e Fotografias

Data de Início:

12/03/2014

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

O seguinte projeto tem como objetivo geral diagnosticar a comunicação turística no Litoral do Estado do Piauí, além disso, proporcionar um levantamento histórico e atual de influências de comunicação na demanda turística e de campanhas publicitárias do governo do estado. Para tanto, uniu-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, para atingir com mais afinco os objetivos propostos e as metas gerais da pesquisa. Assim, com questionários, aplicados com data pré-estabelecidas, modelos pré-testados e respeitando as características de cada município selecionado da região do litoral do Piauí, julga-se necessário um quantitativo de aproximação numérica pré-definida seguindo princípios fundamentados em experiências anteriores. Também será utilizada a metodologia qualitativa dos mapas mentais, para ilustrar essas ideias e essas informações captadas através dos entrevistados, para que se possa ter uma noção abrangente de como se sistematizam essas captações das comunicações turísticas repassadas pelos órgãos públicos e privados aos visitantes/turistas. Espera-se que com isso possa-se colaborar com políticas públicas voltadas ao setor do turismo, principalmente no que tange a questão da comunicação turística de uma região importante para o estado do Piauí, em que a economia da região precisa do Turismo para se desenvolver. PROJETO Financiado pelo edital 43/2013 do CNPq – Processo: 408225/2013-0. PROJETO na UFPI Cadastrado pelo nº 01/2014 CMRV/Parnaíba..

 

3. Desenvolvimento Regional, políticas públicas e competitividade no Turismo: estudo dos casos da Costa Verde e Mar (SC), Serra Gaúcha (RS) e do Litoral de Jijoca de Jericoacoara (CE)

Data de Início:

04/03/2013

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

A presente pesquisa voltada ao tema estratégias, políticas e modelos de gestão em desenvolvimento regional visa abordar o desenvolvimento local e regional, dando ênfase ao estudo das políticas públicas de turismo e a análise da competitividade e da qualidade de vida dos destinos, através do estudo de caso das regiões Costa Verde & Mar (SC), Serra Gaúcha (RS) e litoral de Jijoca de Jericoacoara (CE). A metodologia a ser empregada no presente estudo far-se-á pelo uso da pesquisa quali-quantitativa, permitindo assim a compreensão dos processos que abordam a temática. Serão levantados dados sobre as regiões estudadas, que serão posteriormente representados por meio de mapas, gráficos e tabelas para o melhor entendimento do processo, enfocando particularmente os quatro eixos de análise que envolve o projeto: desenvolvimento regional e local; políticas públicas e governança; competitividade e qualidade de vida; e cases de sucesso. Como aporte para se atingir os objetivos propostos, o desenvolvimento da pesquisa se dará a partir das etapas: pesquisa bibliográfica (estado da arte); aprimoramento dos temas abordados; estudo de caso; entrevistas com os gestores das regiões estudadas; elaboração dos instrumentos de coleta de dados; levantamento dos dados; análise dos dados; e divulgação dos resultados da pesquisa.

 

4.ECONOMIA DA EXPERIÊNCA

Linha de Pesquisa:

PROJETO ISOLADO

Área de Concentração:

Data de Início:

05/08/2013

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

A valorização da experiência nos negócios turísticos: uma investigação sobre a inovação na economia de Jericoacoara, Brasil Objetivo: Investigar se a Rota das Emoções é uma forma inovadora de agregar valor a economia de Jericoacoara. Referência: Economia da Experiência.

 

 

 

5.INOVAÇÃO, BEM-ESTAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO [NOVO DESENHO]

Linha de Pesquisa:

PROJETO ISOLADO

Área de Concentração:

Data de Início:

12/09/2013

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

CONCLUÍDO

Descrição:

OBJETO DA PESQUISA: Investigação do alinhamento com inovação à sustentabilidade dos protagonistas ( big players ) e os ambientes ( natura ). A PESQUISA PRETENDE MOSTRAR QUE: (A) Não há incompatibilidade ( trade-off ) necessários entre a inovação e a sustentabilidade (cf. Michael Porter). (B) O conhecimento é um produto cujo cultivo é apropriado ao semiárido, pois tem baixo índice de hidrodependência (cf. os trabalhos do israelense Prêmio Nobel de Química de 2011, Daniel Shechtman). (C) O bem-estar é uma experiência compatível com o trabalho nos ambientes semiáridos e a inovação é uma estratégia de defesas assim como as redes sociais são táticas de lazer. REFERÊNCIAS TEÓRICAS: Economia Evolucionária (cf. Nelson & Winter); Psicologia Evolucionista (Boyer & Heckhausen). Economia da Experiência. Defesas contra o mal-estar nas organizações (Dejours). REFERÊNCIAS METODOLÓGICAS. Pesquisas quantum aplicadas as gestão da relação homem-natureza; organização-natureza. Hermenêutica das informações obtidas pelas opiniões ( survey ). MÉTODOS. As pesquisas tratam do quantum (Georg Wilhelm Friedrich Hegel) de desenvolvimento tem ocorrido no semiárido. As técnicas são qualiquantitativas. Quando se trata de compreender e interpretar (Martin Heidegger), as referências da dialética são W. G. Hegel e K. Marx; da hermenêutica, Hans Gadamer e Emerich Coreth. A abordagem quantitativa segue a lógica de pesquisa proposta por Karl R. Popper. CAMPO EMPÍRICO: Organizações e espaços em que propostas inovativas estejam sedo desenvolvidas e seus alinhamentos com a sustentabilidade e produtividade. PRODUÇÃO DA PESQUISA: PINHEIRO, D. R. C.; CAVALCANTE, R. F. L. A economia da experiência na praia de Jericoacoara, Brasil. Revista de Humanidades (UNIFOR), v. 29, p. 69-85, 2014. [Inovação no modelo de negócio do trade turístico e na produção de valor]. MEDEIROS, C. N.; PINHEIRO, F. S. a. ; SOUZA, G. M. ; PINHEIRO, D. R. C. Correlações espaciais entre homicídios e concentração de aglomerados subnormais em Fortaleza / CE / BRASIL. Revista GeoUECE, v. 2, p. 92, 2013. [Inovação do método desenho urbano usando estimadores de densidade de Kern]. MONTEIRO, J. B.; PINHEIRO, D.R.C. Anotações para uma metodologia quantitativa na Geografia socioambiental: porque utilizar a técnica dos quantis no estudo de desastres naturais.. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 36, p. 51-64, 2011. [Nova definição de semiaridez que propicia escolha apropriada de locais para instalação de agroindústria]. PINHEIRO, D. R. C.; CAMPOS, E. M. A fruticultura irrigada no nordeste do Brasil e seus desafios. Revista de Humanidades (Unifor), v. 25, p. 155-175, 2010. [produção de novos cultivares apropriados ao semiárido]. PINHEIRO, D. R. C.; ARAÚJO, F.O. Gosto e inovação na indústria de vestuário. Revista do Centro de Ciências Administrativas (Unifor), v. 12, p. 76-82, 2006. [Discussão sobre a necessidade de que a inovação seja alinhada ao gosto]. PINHEIRO, D. R. C. ; CAMPOS, E. M. ; ROLIM, Josimeire Barreto de Sousa . Notas sobre gestão territorial dos campos irrigados no Brasil. In: Suely Salgueiro Chacon; Francisco Correia de Oliveira. (Org.). Diversidade e identidade : criando acessos para o desenvolvimento regional sustentável. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond,, 2012, v. 1, p. 101-122. [Discussão sobre empreendedorismo e inovação]..

 

6. Memórias do Delta do Parnaíba: valorização do patrimônio, interpretação ambiental e ecoturismo de base local

Linha de Pesquisa:

PROJETO ISOLADO

Área de Concentração:

Data de Início:

20/05/2014

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

Esta pesquisa traduz uma forma de busca, nas memórias de moradores/as emblemáticos das comunidades locais, de subsídios que valorizem o patrimônio natural e cultural da região. Memórias que se constituam como pilares importantes para a construção de projetos que reconheçam a perspectiva da interpretação ambiental como algo significativo à consolidação do ecoturismo de base local na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (CE, PI, MA). Com o auxílio de alguns recursos metodológicos ligados a pesquisa em história oral, será possível coletar e sistematizar determinadas histórias da região, que retratem, por exemplo, as formas que as antigas lutas pela conquista da posse das terras caracterizaram os contornos físicos e culturais de tais locais produzindo sentidos muito particulares aos mesmos. Também, nomes e contos relacionados a espécies da fauna e flora local, lendas da região, fabricação de canoas com carpinteiros navais, músicas, instrumentos musicais artesanais, práticas relacionadas à produção de recursos técnicos imprescindíveis à sobrevivência em diferentes tempos de seus cotidianos, processos educativos (práticas da maternagem, brinquedos e brincadeiras, as formas de organização do ensino das ?primeiras letras? e conhecimentos e saberes posteriores – quem ensinava quem e o que…), a construção das lideranças mais democráticas ou autoritárias produzidas pela própria comunidade e produtoras de si, entre outros aspectos que se mostrarem significativos. Acredita-se que o desenvolvimento de um turismo que protagonize a história e valores da comunidade pode ser uma alternativa de transformação das iniciativas turísticas predatórias das realidades locais..

 

7. O TURISMO CONVENCIONAL E CONTRA-HEGEMÔNICO EM CANOA QUEBRADA E JERICOACOARA-CE.

Linha de Pesquisa:

TURISMO, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Área de Concentração:

GESTÃO DOS NEGÓCIOS E DOS TERRITÓRIOS TURÍSTICOS

Data de Início:

18/04/2013

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

Pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional de Gestão de Negócios Turísticos MPGNT da Universidade Estadual do Ceará UECE, tem como objeto de estudo as praias de Canoa Quebrada e Esteves, situadas no histórico município de Aracati, no Litoral Leste e Jericoacoara e Nova Jeri, localizadas em Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste. Analisa-se o turismo convencional do segmento do turismo de sol e praia, em Canoa Quebrada e Jericoacoara, estabelecendo paralelo com o turismo de resistência ou contra-hegemônico, que oferece serviços diferenciados atendendo demandas de menor poder aquisitivo e de menores exigências, nas praias de Esteves e Nova Jeri.

 

8. Produção do espaço público: formas, usos e funções no contexto da cidade contemporânea

Linha de Pesquisa:

TURISMO, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Área de Concentração:

GESTÃO DOS NEGÓCIOS E DOS TERRITÓRIOS TURÍSTICOS

Data de Início:

19/05/2014

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

Num momento em que a sociedade clama por direito à cidade, procuramos enfatizar que lugares do espaço urbano podem contribuir para a formação de uma noção de espaço público enquanto lugares de sociabilidade urbana. Tendo como premissa a ideia de que o espaço público é um espaço em constante transformação, assim como a cidade o é, este projeto de pesquisa propõe uma análise da produção do espaço público numa cidade com aproximadamente cem mil habitantes e com características de uma cidade polo, no Pontal do Triângulo mineiro, Ituiutaba – MG. Partimos do pressuposto de que a cidade concebida enquanto produto e também produtora da sociedade incorpora o sentido amplo do conceito de produção, incluindo a dimensão da apropriação e, portanto, do uso cotidiano. Assim, além de ações que podem levar a pensar na perda do sentido espaço público na cidade contemporânea, em função do processo de mercantilização, esvaziamento e normatização dos espaços públicos e sobrevalorização dos espaços privados, a apropriação nos remete à vida, às ações e práticas cotidianas que se realizam e dependem do espaço público e da interação entre público e privado. A pesquisa analisará as práticas socioespaciais produtoras e reprodutoras da cidade, estudando o processo de centralização concentração, além das relações dialéticas entre centro e periferia, entre público e privado..

 

9. RECRIANDO-SE NAS TEMPORALIDADES LIVRES DA VELHICE: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS POTENCIALIZADORAS DA VIDA COM IDOSOS DO NORDESTE BRASILEIRO

Linha de Pesquisa:

PROJETO ISOLADO

Área de Concentração:

Data de Início:

12/05/2014

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

A pirâmide populacional brasileira orienta que na realidade atual, o Brasil se encaminha para ser um país onde os habitantes com mais de 60 anos, serão a maioria. As atitudes dessa população já são observadas na atualidade. Assim, este estudo propõe-se a investigar como os idosos de hoje, sobretudo do nordeste do Brasil, se apresentam frente a apreensão de seu tempo livre para empreender-se na vida que brota a partir de novas liberações temporais, instituídas ou não, convocando possibilidades autônomas para si, com fins em sua percepção de dignidade de viver. O que se lança a partir de tais ideias, é que o tempo livre pode adquirir novas configurações para o sujeito idoso que se lança rumo a identificar significados numa experiência subjetiva, para além do limite do que se instituiu sobre o ser velho. Isso quer dizer que em tais condições o sujeito idoso pode (re)significar-se a partir de experiências convocadas por si, rumo a sua inserção em possibilidades autônomas de recriação da própria vida. Em assim sendo, este projeto propõe encontrar a partir do campo etnográfico, visões diferenciadas e inovadoras sobre o envelhecer a partir da observação de experiências de apropriação de temporalidades autônomas por idosos que assinalam a possibilidade de uma velhice diferente, elaborada a cada dia a partir da consciência subjetiva e de sua ação, em prol da retomada de si, nesta fase natural na vida. Palavras chave envelhecimento; subjetividade; tempo livre; sujeito idoso; contemporaneidade.

 

 

10. RESPONSABILIDADE SOCIAL DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS NO NORDESTE BRASILEIRO

Linha de Pesquisa:

TURISMO, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Área de Concentração:

GESTÃO DOS NEGÓCIOS E DOS TERRITÓRIOS TURÍSTICOS

Data de Início:

04/11/2013

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

Esta proposta constitui avanço da pesquisa sobre responsabilidade socioambiental de empreendimentos turísticos que realizo no Nordeste brasileiro com identificação de possibilidades para o desenvolvimento socioambiental, com destaque para a chamada responsabilidade social das empresas de turismo. Na primeira etapa do estudo como pesquisadora do CNPq realizou-se o estudo teórico metodológico sobre responsabilidade social e ambiental tema novo nos estudos acadêmicos. Durante muito tempo para vários acadêmicos importava mostrar o que não é positivo do estado e das empresas e se deseja é o contrario é mostrar o que se pode salvar na vida das empresas e dos empresários. O Nordeste tem sido lugar especial de alocação de empreendimentos turístico, sobretudo do eixo do turismo globalizado, fazendo surgir em contraponto pousadas e o turismo comunitário. O reconhecimento de que o turismo pode desempenhar importante papel na dinamização territorial de muitos países ou lugares, e dinamizar economias, nomeadamente nessa fase chamada da sociedade flexível quando os serviços passam a ter prioridade, é um fato. É sabido também que os benefícios gerados pela atividade não tem ocorrido a contento em municípios e comunidades turísticos, isto é, não tem beneficiado satisfatoriamente populações de núcleos receptores onde empreendimentos turísticos se alocam. O modelo de turismo globalizado proveniente dos países colonizadores, especialmente os europeus, que há mais de quatro décadas se instala no Brasil, já não é mais considerado adequado para a realidade do país e para a competitividade das empresas e dos lugares. O mundo mudou, assim como a forma de concepção de uso dos recursos naturais e econômicos, exigindo mudanças também na forma de produção do turismo, para que leve em conta a sustentabilidade natural, o respeito às culturas, aos residentes além da flexibilidade.E que a sociedade vem cobrando dos empreendimentos é a responsabilidade social e ambiental. O turismo.

 

11. TURISMO Y DESARROLLO. CONFLICTOS, RESISTENCIAS Y RETOS EN LA COMUNIDAD DE PESCADORES DE MUNDAÚ, TRAIRI (Brasil), A PARTIR DE LA APLICACIÓN DE INDICADORES DE SOSTENIBILIDAD

Linha de Pesquisa:

TURISMO, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Área de Concentração:

GESTÃO DOS NEGÓCIOS E DOS TERRITÓRIOS TURÍSTICOS

Data de Início:

12/01/2015

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

Los principales factores de localización de la actividad turística en el Estado de Céara ha sido sin lugar a dudas la naturaleza poco transformada de la costa. El Modelo de desarrollo turístico potenciado por las diferentes políticas del estado es el denominado modelo Sunset coast , basado principalmente en el segmento de sol y playa en el que el estado ha ofrecido y ofrece las condiciones óptimas para la inversión de infrastructura e instalaciones turísticas de carácter privado. La localidad de Mundaú, junto con otras localidades costeras como Guajirú, Flecheiras, Emboca pertenecen a la Costa de Sol Poente, regionalización establecida por la Secretaria de Turismo (SETUR) como área prioritaria de desarrollo turístico del estado de Céara y se encuentra incluida en la Región Metropolitana de Fortaleza. La pesca, el comercio y el transporte han sido hasta hace muy poco, las principales actividades a potenciar en las áreas litorales del país. Actualmente el turismo, monopoliza el uso y explotación de la zona costera, caracterizada y reconocida en todo el mundo por su belleza escénica y atractivos turísticos. Mundaú, nuestra área de estudio, es una villa de pescadores donde la vida sigue los ritmos del océano y de la cultura tradicional de pesca artesanal. Contrastando con esta realidad, el turismo se desarrolló en Mundaú cómo forma de aprovechar económicamente las bellas playas de este sitio y, desde este momento, hubo una clara separación entre la economía local (pesca artesana) y los vectores de la modernidad urbana que inciden el lugar, representada por el turismo de masas. El municipio costero de Trairi y especialmente comunidades de pescadores como Mundáu, están inmersas en un conflicto entre lo moderno y lo tradicional, lo artesanal y la industria. La actividad turística está justo empezando, aunque su proceso de desarrollo y expansión se han acelerado en estos últimos años, detectándose un incremento de residencias secundarias, hoteles, posadas, bares, restaurantes y pequeños comercios así como actividades de ocio. Pero a la par también hay indicios de una serie de conflictos e impactos hasta ahora poco analizados como: la especulación, la privatización, la exclusión de la población local pesquera de su espacio diario de trabajo, perdida del paisaje, fuerte concentración de renta, aumento del mercado informal, generación de puestos de trabajo precarios. Por todo ello es que es necesario saber hasta que punto el turismo genera desarrollo local y conocer, detectar y documentar estos conflictos e impactos para aportar estrategias que involucren a la población local de forma más directa logrando una distribución de los beneficios del turismo más equitativos. Las estrategias que se deriven han de ser resultado de un proceso participativo, han de ser mensurables y accesibles y han de constituir y asegurar una dirección del desarrollo de la actividad turística, contribuir a una mejor coordinación y ser un estímulo para la actuación de los agentes involucrados, así como constituir un instrumento de mejora del proceso de desarrollo turístico. Hay que decir pero que las estrategias y propuestas que se pretenden definir se formulen como recomendaciones, que su traducción práctica depende, en el su procedimiento y alcance, de los diferentes órganos responsables de la ejecución de la política turística.

 

12. Nome:

Turismo e Comunicação: usos e atribuições das tecnologias de comunicação nas empresas turísticas do litoral do Piauí

Linha de Pesquisa:

PROJETO ISOLADO

Área de Concentração:

Data de Início:

11/06/2014

Natureza do Projeto:

PESQUISA

Situação do Projeto:

EM ANDAMENTO

Descrição:

O seguinte projeto tem como objetivo Diagnosticar como as tecnologias de comunicação estão sendo utilizadas nas empresas turísticas do litoral do Piauí, além disso, avaliar a relevância da Tecnologia de Comunicação no marketing empresarial, através da percepção dos responsáveis por essas empresas turísticas. Para tanto, uniu-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, para atingir com mais afinco os objetivos propostos e as metas gerais da pesquisa. Assim, com questionários, aplicados com data pré-estabelecidas, modelos pré-testados e respeitando as características de cada município selecionado da região do litoral do Piauí (junto aos responsáveis pelas empresas turísticas), ressalta-se que haverá um pré-levantamento dessas empresas (junto ao trade turístico e ao SEBRAE), assim, julga-se necessário um quantitativo de aproximação numérica pré-definida. Também será utilizada a metodologia qualitativa dos mapas mentais, para ilustrar essas ideias e essas informações captadas através dos entrevistados, para que se possa ter uma noção abrangente de como se sistematizam essas captações das tecnologias de comunicação. Espera-se que com isso possa-se colaborar com políticas públicas voltadas ao setor do turismo, principalmente no que tange a questão das empresas turísticas localizadas no litoral do Piauí, promovendo melhor ação de comunicação turística em uma região em que a economia precisa do Turismo para se desenvolver. Projeto com Financiamento Edital CNPq UNIVERSAL 2014..