Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Fevereiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 1 2 3 4 5 6
DISCIPLINAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. SEMINÁRIO DE PESQUISA

Ementa:Concepções de pesquisa e de método nas ciências. Questões de ética na pesquisa. Aspectos estruturais e formais de um projeto de pesquisa. Análise de princípios e métodos de pesquisa em língua, literatura, história, educação e áreas afins. Técnicas de coleta e análise de dados. Normas bibliográficas.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


2. LETRAS E HISTÓRIA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Ementa:As ciências humanas no mundo globalizado. Os métodos de pesquisas em ciências humanas. A história da língua portuguesa e o estudo dos fatos históricos luso-brasileiros. A literária brasileira e o contexto histórico-social e cultural de sua produção. Os movimentos políticos que marcaram a história do Brasil e a produção cultural. As fontes literárias para pesquisas históricas e os fatos históricos que serviram de base para a produção artística literária.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


3. ESTUDOS DA CULTURA BRASILEIRA

Ementa:O conceito de identidades. A construção da cultura. Formação étnica do povo brasileiro. A convivência com as diferenças. Evolução histórica da cultura brasileira. A música popular brasileira e sua relação com os momentos históricos e com a literatura. A produção cinematográfica brasileira. A cultura popular no Nordeste Brasileiro. A cultura contemporânea brasileira.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


4. ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Ementa:De acordo com a disciplina da graduação em que realizar o estágio com um supervisor.

Carga horária: 30h

Número de créditos: 02

DISCIPLINAS OPTATIVAS DA LINHA 01: MEMÓRIAS E HISTORICIDADE


1. EDIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MANUSCRITOS

Ementa:Estudo das fontes documentais e dos gêneros textuais. Edição de textos manuscritos. Os modelos e normas de edição. Possibilidades de análise e de investigações históricas, linguísticas, socioculturais, paleográficas e codicológicas dos textos manuscritos.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


2. HISTÓRIA SOCIAL

Ementa:A disciplina procura examinar criticamente as formas, os procedimentos e as possibilidades contidas no fazer historiográfico, a partir especificamente das abordagens da História Social. Isso significa definir o centro da análise historiográfica como a ação social, individual e/ou coletiva, pela qual a História é produzida pelos seres humanos. Assim, os temas de estudos se desdobram em: a noção de sujeito, seja como indivíduo, grupo ou classe, como agente do processo histórico e principal foco da abordagem historiográfica; as relações entre estrutura e processo, como formas, limites ou condicionantes à ação dos sujeitos historicamente definidos; as noções de cultura e cotidiano, como definidoras da ambiência material e simbólica na qual os sujeitos agem, refletem sobre suas ações e tentam antecipar, prever ou controlar os seus desdobramentos; os procedimentos de análise historiográfica compatíveis com os pressupostos teóricos indicados pela História Social.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


3. ESTUDOS DAS IDEIAS E DOS MOVIMENTOS CULTURAIS DO CEARÁ

Ementa:Estudo dos principais movimentos históricos, políticos e culturais que se desenvolveram no Ceará, a partir do século XIX, que contribuíram para a solidificação da identidade cearense. Investigação dos vestígios da produção intelectual da época preservada na atualidade em arquivos, livros, revistas.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


4. MEMÓRIA, IDENTIDADE E LITERATURA

Ementa:Identidade, memória e representação: questões de narratividade. A construção das identidades na literatura: um percurso (auto)biográfico e histórico. Identidades pessoal, coletiva e cultural. Espaços e agentes da memória: o homem, a nação, a natureza. Relatos confessionais: autobiografia/ memória, diários, romance histórico.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


5. TÓPICOS ESPECIAIS I

Ementa:Oficinas sobre temas variados, de cunho teórico-prático, ministradas por professores especialistas convidados, sob a coordenação de um professor do programa. Fomento das diversas escolhas dos objetos de estudo. Análise e discussões teóricas e metodológicas de temas variados relacionados à linha 1: Memórias e Historicidade

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


DISCIPLINAS OPTATIVAS DA LINHA 02: GÊNERO, RAÇA E IDENTIDADES


1. LITERATURA E GÊNERO

Ementa:Estudo de obras literárias tanto da literatura universal, quanto nacional, tendo o feminismo e as questões de gênero como referência, discutindo como esses textos configuram visões de mundo

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


2. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

Ementa:Estudo da Literatura Brasileira sob a perspective da diversidade étnica, observando a forma como se expressam as relações de hierarquia social de base étnica na sociedade brasileira e a literatura que se nomeia afro-brasileira.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


3. GÊNERO E VIOLÊNCIA

Ementa:Estudo das variadas formas de violência presentes nas relações de gênero: física, simbólica, estética e de linguagem.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


4. GÊNERO E PODER

Ementa:Estudo das implicações da análise de gênero na organização do Estado e na forma como as leis são organizadas e a estrutura do poder estatal.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


5. TÓPICOS ESPECIAIS II

Ementa:Oficinas sobre temas variados, de cunho teórico-prático, ministradas por professores especialistas convidados, sob a coordenação de um professor do programa.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


DISCIPLINAS OPTATIVAS DA LINHA 03: ENSINO E LINGUAGENS


1. LIVRO DIDÁTICO E SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Ementa:O livro didático como um documento que comporta diferentes documentos e linguagens. Histórico das políticas públicas referentes ao livro didático. Análise do livro didático para a Educação Básica. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): critérios eliminatórios e classificatórios na escolha dos livros didáticos para o cotidiano escolar. O livro didático: discursos e saberes dominantes. Análise de livros didáticos das disciplinas de Português e História. Os usos do livro na sala de aula.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


2. ENSINO EM CIÊNCIAS HUMANAS

Ementa:Saberes disciplinares em Ciências Humanas ensinados e cultivados nas escolas. As relações entre as Ciências Humanas e a memória histórica. A escola como espaço de diferenças, de acordos e de conflitos. As Ciências Humanas e suas didáticas: práticas escolares e pesquisa. A construção de diálogos interdisciplinares (História, Sociologia, Geografia, Filosofia, Línguas e Educação). As bases epistemológicas da aprendizagem em Linguagem e História. Tecnologias na arte de ensinar.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


3. LINGUAGEM, PRÁTICAS SOCIAIS E PRÁTICAS DE ENSINO

Ementa:Estudo das implicações teórico-metodológicas acerca das abordagens relacionadas às diferenças de concepções de língua, linguagem e sociedade. Estudo dos indicadores de qualidade (avaliações internas e externas) e concepções subjacentes presentes nas avaliações. Bases epistemológicas relativas à definição do conceito de linguagem como prática discursiva. Princípios e procedimentos de análise dos discursos. Estudo de práticas discursivas em diversos contextos escolares e não escolares.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


4. TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Ementa:Formação docente para fundamentar a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para o uso das ferramentas na elaboração de projetos educacionais, aproveitando o potencial transformador das tecnologias digitais para uma mudança em nível sistêmico da formação docente.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03


5. TÓPICOS ESPECIAIS III

Ementa:Oficinas sobre temas variados, de cunho teórico-prático, ministradas por professores especialistas convidados, sob a coordenação de um professor do programa. Fomento das diversas escolhas dos objetos de estudo. Análise e discussões teóricas e metodológicas de temas variados relacionados à linha 3: Ensino e Linguagens.

Carga horária: 45h

Número de créditos: 03