Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Outubro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
Conheça o Programa

1 OBJETIVOS DO CURSO

Formar mestres capacitados para gestão de serviços e redes de saúde, com incorporação de conhecimento e práticas nos serviços, nos três níveis de atenção em saúde.

Instrumentalizar os profissionais para a produção de conhecimento científico e tecnológico voltados ao desempenho de qualificação profissional na área de Gestão em Saúde.

Instrumentalizar os profissionais para a pesquisa aplicada, proposição de inovações tecnológicas e implementação do conhecimento produzido no campo da gestão relacionado à vigilância, ao planejamento, à tecnologia e à gestão do cuidado e a assistência, no campo da saúde coletiva e áreas afins.

Construir e validar ferramentas tecnológicas e modelos organizacionais, que fortaleçam práticas eficientes e eficazes de gestão, na perspectiva emancipatória. Transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local.

Contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em organizações públicas e privadas, fortalecendo a educação permanente como em programas de residência médica ou multiprofissional devidamente credenciados.

2 LINHAS DE PESQUISA

2.1 Gestão das redes de cuidado em saúde coletiva, produtos tecnológicos e validação

Aborda o conceito de gestão em saúde em suas múltiplas facetas, abrange políticas e projetos relacionados à gestão de redes de cuidados, nos diversos níveis da atenção em saúde, tecnologias e validação.

2.2 Gestão das organizações de saúde, tecnologias e inovação

Aborda o desenvolvimento dos processos de gestão, modelos, metodologia e ferramentas, no sentido de superar as práticas e modelos tradicionais, por meio de inovações e validações tecnológicas, que incorporem a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e a integralidade.

2.3 Avaliação de serviços, de redes, de programas de saúde e validação de produtos tecnológicos

Aborda os estudos de avaliação em saúde, considerando ferramentas das políticas, gestão, planejamento e financiamento, buscando estabelecer articulações entre os contextos nacional, regional e local nos vários campos do conhecimento e inovação. Construção de tecnologias avaliativas, educativas e de avaliação de gestão em saúde.

3 PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados (modalidade bacharelado) nas diversas áreas da saúde (de acordo com a Resolução Nº 287, de 08 de Outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde), administração e economia com atuação profissional em gestão da saúde.

4 ESTRUTURA CURRICULAR E PROGRAMA DO CURSO

O currículo do Curso de Mestrado Profissional em Gestão em Saúde é estruturado em disciplinas obrigatórias (21 créditos), atividades obrigatórias (14 créditos), disciplinas optativas (8 créditos) e dissertação (9 créditos). Perfazendo um total de 52 créditos (780 horas). O curso tem duração mínima de dezoito meses e máxima de vinte e quatro meses, sendo o primeiro ano destinado às disciplinas.

As disciplinas serão ministradas às quintas-feiras (8h as 17h), às sextas-feiras (8h as 17h) e aos sábados (8h as 17h) em quinzenas intercaladas, com atividades presenciais. Modificações no cronograma de aulas podem ocorrer à critério da coordenação do curso de acordo com a disponibilidade do corpo docente. Sendo exigida, por ocasião da matrícula dos candidatos selecionados, declaração de disponibilidade para cumprimento da carga horária e ciência do prazo máximo para a defesa da dissertação (24 meses de curso).

A integralização do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde dependerá da comprovação da frequência e do aproveitamento das disciplinas e atividades e da conclusão e apresentação da dissertação tecnológica em modelo de artigo como resultados.