voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Grade Curricular
Semestre Disciplina Créditos

 

Primeiro 

Seminário de Pesquisa I (Obrigatória)

Disciplina optativa da linha de pesquisa

4 créditos

 4 créditos

   

 

Segundo

Seminário de Pesquisa II (Obrigatória)

Disciplina optativa

Seminário de Orientação I

Estágio Docente

4 créditos

4 créditos

2 créditos

2 créditos

Terceiro

Seminário de Orientação II

Exame de Qualificação

2 créditos

2 créditos

 

Quarto

Seminário de Orientação III

Dissertação

2 créditos

6 créditos

                                                                                         TOTAL            32 CRÉDITOS

 

 

 

EMENTAS   

 

 

 

   ·        Seminário de Pesquisa I 

Abordagens sobre a cultura na perspectiva da História, Cultura, Sociedade e interdisciplinaridade em ciências sociais e humanas. História, Cultura e Pesquisa Historiográfica. Construção do tema e sua relação com as fontes. Aspectos teórico-metodológico e elaboração dos projetos de pesquisa.

 

 

   ·        Seminário de Pesquisa II 

Discussão e desenvolvimento da pesquisa com vistas à elaboração do relatório de Qualificação: estudo teórico-metodológico com vistas à elaboração do relatório de qualificação: sumário justificado, problemática, recortes cronológicos, revisão historiográficas, inventário das fontes de pesquisa e apresentação de um primeiro capítulo. Memorial. 

 

 

   ·        Cidade, Memória e Oralidade

Cidade, memória e história: tradição e esquecimento. As redes da memória e o dom da mnemósine nos espaços urbanos. A memória escrita e a fotografia, como espelhos da cidade. Memória e Patrimônio: o patrimônio cultural como categoria de análise urbana. Os museus e o patrimônio urbano: memória política e política da memória. Memória e narrativas urbanas: monumentos e oralidade. 

 

 

   ·        História e Narrativa em Walter Benjamin

 Estudo da história e da narrativa no sentido de compreender as diferentes concepções de história e dos elementos constitutivos de relatos ou de narrativas. Busca do significado ou do sentido dos relatos. Abertura de perspectiva para leitura de diferentes cenários: dos ritos, do campo, da cidade etc. A narrativa e o narrador.  

 

 

   ·        Memória e Cultura Escrita

  A escrita como depósito da memória. A incidência dos diferentes discursos sociais e políticos na construção da memória. As instituições e lugares que, em cada etapa do passado, se destinaram à produção, conservação e transmissão da memória. Subjetividades e cultura escrita: produção intelectual e escrita das camadas populares. Os aportes da leitura na história social da cultua  

 

 

   ·        Cidade, Cultura e Natureza

 

História, cultura e produção do espaço. Análise da produção teórica e historiográfica sobre o espaço. Espaços e Culturas ágrafas e escritas. Espaço, memória e subjetividade. A produção histórica e simbólica dos espaços: como são demarcados, legimados, descritos, imaginados, vividos.
 

 

 

   ·        Juventude, Cultura Juvenil e Contemporaneidade 

A juventude e sua atuação histórica. Os jovens como sujeitos sócio-históricos. O mundo contemporâneo e o papel da cultura nas sociedades atuais. Cultura Juvenil. As relações entre juventude, cultura, contexto histórico e mundo contemporâneo. A produção sobre a juventude nas diversas áreas do conhecimento tais como a Antropologia, as Ciências Sociais, Ciência Política, entre outras. A produção historiográfica sobre a atuação juvenil, levando em conta sua articulalçao com a história do tempo presente.    

 

 

   ·        História: Cultura e Natureza  

A produção teórica e metodológica problematizadora da cidade como um fenômeno histórico que se constitui mediante relações de poder travadas entre os homens e, entre estes e a natureza. Cultura urbana e apropriação da natureza. Conhecimento e desenvolvimento técnico no espaço urbano.  

 

 

   ·        Cidade e Insubmissão 

Aspectos teórico-metodológicos sobre a cidade numa perspectiva histórica. Análise da cidade dentro de uma dinâmica que incorpore as formas de controle social e as diversas estratégias de lutas no seu cotidiano. História da insubmissão. O cotidiano e as estratégias de sobrevivência. Lutas e tensões no espaço urbano. Fontes e documentos que tratam das práticas de insubmissão.

 

  ·        Cultura e Práticas Sociais Urbanas

 

História, campo e cidade na historiografia. Modalidades de leituras e produção de saberes sobre a cidade. As práticas sociais urbanas e representação do social. Práticas memoriais e usos orais e escritos da linguagem urbana. Micro-história social das cidades. Quotidiano e inserção na cultura urbana.
 

 

   ·        Leituras em história Política: Memória e Cultura

O estudo da ação política na história, examinando as várias abordagens e perspectivas que entrelaçam política, cultura e memória bem como sua influencia teórica na produção historiográfica contemporânea.    

 

   ·        História e Espaços 

História, cultura e produção do espaço. Análise da produção teórica e historiográfica sobre o espaço. Espaços e culturas ágrafas e escritas. Espaço, memória e subjetividade.A produção histórica e simbólica dos espaços: como são demarcados, legitimados, descritos, imaginados, vividos.  

 

   ·        Memória, Instituições, Empresa e Escrita de Si

A produção da memória nos espaços institucionais, empresariais e individuais. Arcabouços teóricos e metodológicos dos estudos. Identificação de fontes e problemáticas adotadas em perspectiva historiográfica.

.

 

 

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

UECE - MESTRADO ACADÊMICO EM HISTÓRIA - Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza/Ce

Fone: (85)3101.9611

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados