Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

Pesquisadores da Uece participam do Seminário Internacional de Segurança Pública

Aberto na noite da última terça-feira, dia 5 de junho, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, que segue até a sexta-feira (08/06), com conferências, mesas e fóruns. A conferência de abertura com o tema Pacto federativo e a segurança pública no Brasil foi ministrada pelo ex-ministro Ciro Gomes. O encontro acontece no auditório do anexo II da AL.

 

alt



O vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, representou o titular da instituição, professor Jackson Sampaio, na mesa de trabalhos da abertura do evento.

 

alt



Entre os integrantes do Comitê Técnico-Científico, estão os professores da Uece Geovani Jacó, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Conflitualidade e Violência (Covio), e Glaucíria Mota Brasil, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida).

Os pesquisadores Glaucíria Mota Brasil e Geovani Jacó de Freitas são mediadores das mesas Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública e Experiências na área de Segurança Pública: potencialidades e desafios.

 

alt


    
O Seminário Internacional sobre Segurança Pública é organizado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL e conta com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O objetivo do encontro é oferecer à sociedade cearense e brasileira alternativas que contribuam para solucionar o problema da violência que aflige o País, com ênfase na realidade do Ceará, ressaltou o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque, que presidiu a mesa do evento.

 

alt



Os participantes têm acesso a quatro conferências, realizadas sempre às 18h, e seis mesas com debates entre especialistas de diversas áreas, que interagem com a temática da segurança pública, além de oito fóruns. Com foco na construção de diálogos pelo direito à vida, à liberdade e à paz, o evento reúne pesquisadores, estudantes e representantes do Poder Público em quatro dias de debates e propostas.

A programação inclui debates sobre o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, nesta quarta-feira (06/06), com o embaixador José Augusto Lindgren, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e, na quinta-feira (07/06), sobre a política de reversão à violência urbana em Medellín, na Colômbia, com o comunicador social Jorge Melguizo.

O encerramento do seminário ocorrerá na noite da próxima sexta-feira (08/06), com a discussão sobre A inteligência como ferramenta de prevenção e combate à violência: o HUB da segurança pública no Ceará, com o ministro extraordinário da Segurança Pública no Brasil, Raul Jungmann.
 
Entrevista: Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública

Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública - Este foi o tema da primeira mesa do Seminário Internacional de Segurança Pública e pauta do programa Questão de Ordem exibido pela TV Assembleia Ceará que recebeu durante o evento professores, pesquisadores e profissionais da área de segurança pública para entrevistá-los após sua exposição. Participaram do programa Bruno Paes Manso, atualmente pesquisador de Pós Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade; Gretha Leite Maia de Messia, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Democracia e Direito e Assessora de Legislação do Ensino da Pró-reitoria de Graduação da UFC; e Maria Glaucíria Mota Brasil, professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará, onde integra o Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e, coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, Cidadania e Ética- LABVIDA.

Clique aqui para assistir a entrevista.

 

 

 
Seminário Internacional sobre Segurança Pública
Saiba mais clicando aqui.
 

LABVIDA 15 ANOS

Seja bem-vindo ao portal do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética.

Últimas Notícias Leia mais

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Campus do Itapery - Bloco do Centro de Educação - CED | Av.Silas Munguba, 1.700 - 60.740-000 - Fortaleza-CE-Brasil

Fone/Fax: 85 3101.9944 | labvida@uece.br | www.uece.br/labvida | facebook Laboratório de Direitos Humanos Cidadania e Ética da UECE

© 2016 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados