LABORATÓRIOS

 

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABOLISMO – LAFEM

 

O Laboratório é coordenado pelo Professor Dr. Ariclécio Cunha de Oliveira (Professor da UECE, Nutricionista, Doutor em Fisiologia Humana – USP, é responsável pela Linha de Pesquisa “Controle endócrino do metabolismo” vinculada ao PPGCF.

 

O laboratório realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novas terapias para o diabetes e obesidade e de suas complicações. Testa também compostos extraídos de plantas que têm potencial de melhorar o controle da glicemia e prevenir ou tratar as alterações no fígado e em outros órgãos causadas pelo diabetes e a obesidade, duas doenças que tem atingido cada vez mais pessoas no mundo todo e que reduz a qualidade de vida e tem elevado o custo para do tratamento.

 

LABORATÓRIO DE ELETROFISIOLOGIA – (LEF)

 

O Laboratório é coordenado pelo professor Dr. José Henrique Leal Cardoso que possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1970), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Doutorado em Fisiologia (Physiology Graduate Course) – Medical College of Georgia, Georgia, USA (1981) e Pós-Doutorado em Fisiologia pela University of Maryland, Baltimore, MD, USA (1989-1991). O professor é membro da Academia Cearense de Ciências e da Academia Cearense de Medicina.

 

Este laboratório estuda o impacto da diabetes em componentes específicos da função de nervos somáticos e autonômicos e suas implicações em correntes iônicas específicas com fins de desenvolvimento de tratamentos mais específicos e eficazes para o tratamento da neuropatia diabética.

 

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA RENAL

 

O laboratório é coordenado pelo Professor Dr. Manassés Claudino Fonteles que possui doutorado em Farmacologia pelo Medical College of Georgia (1974) e pós-doutorado na University of Rochester (New York-1979-80). Atualmente é professor titular e Emérito da Universidade Estadual do Ceará. Membro da Academia Nacional de Medicina e Presidente da Academia Cearense de Medicina.

 

Este laboratório estuda hormônios como as guanilinas e os esteróides cardiotônicos endógenos. Tem como objetivo caracterizar a ação renal destes hormônios e seu papel na saúde e em doenças como insuficiência renal crônica, pré-eclâmpsia e hipertensão.

 

LABORATÓRIO DE MICROPERFUSÃO RENAL – (LAFIR

 

O laboratório é coordenado pela professora Dra. Lucília Maria Abreu Lessa Leite Lima. é professora adjunta da disciplina de Fisiologia Humana do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. Possui mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2005), doutorado em Fisiologia Humana no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2009) e pós-doutorado na área de Fisiologia pela Yale University (2009) e na Universidade Estadual do Ceará (2009- 2011). Este laboratório utiliza a técnica de microperfusão estacionária para estudar a função de um único túbulo renal seja proximal ou distal. Esta técnica tem sido utilizada para esclarecer o mecanismo de ação de hormônios, diuréticos e os mecanismos de desenvolvimento da doença renal no diabetes. Como exemplo, neste laboratório se descobriu o mecanismo de ação molecular nos túbulos renais dos hormônios da família das guanilinas.

 

LABORATÓRIO DE FISIO-FARMACOLOGIA RENAL E CARDIOVASCULAR – (LAFCAR )

 

O laboratório é coordenado pelo Professor Dr. Nilberto Robson Falcão do Nascimento, o qual possui mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e pós-doutorado na Fontaine Research Park, University of Virginia (2009-2011)

 

Tem investigado produtos naturais e de síntese em associação com o Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC para indicações como disfunção erétil, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca e arritmias. Neste sentido alguns compostos triados nestes últimos 25 anos tem demostrado grande potencial. Em especial um conjunto de esteroides vegetais tem demonstrado potente ação cardiotônica sem os eventuais efeitos indesejados de arritmogênese, tonotropismo positivo, cronotropismo positivo ou lusitropismo negativo. Outro composto terpênico demonstrou potente efeito antiarrítimico sem interferir com o desempenho cardíaco.

 

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA ANALÍTICA E ANÁLISE DE PROTEÍNA

 

O laboratório é coordenado pela Professora doutora em Bioquímica Cláudia Ferreira Santos e pesquisa as mudanças de expressão de cotransportadores de Na+/mioinositol na gênese do curso do diabetes experimenta

 

Este laboratório descobriu que no curso do diabetes há um decréscimo no número de transportadores para mioinositol na membrana das células renais e nos neurônios. Tal decréscimo significa um menor transporte de mioinositol que é uma molécula essencial para a função e sobrevida das células renais e dos neurônios e esta diminuição pode estar ligada à neuropatia e nefropatia diabética.

 

LABORATÓRIO DE TOXINOLOGIA E FARMACOLOGIA MOLECULAR

 

Este laboratório é Coordenado pelo Professor Dr. Krishnamurti Morais de Carvalho, vem atuando principalmente nas áreas de Metabolismo de Peptídeos e Toxinologia de venenos de animais típicos da Biodiversidade do Nordeste Brasileiro, produzindo várias descobertas de novos compostos, tais como peptídeos biologicamente ativos, uma nova endopeptidase e uma nova toxina proteica, envolvendo orientação de cerca de 30 trinta alunos de mestrado e 20 de doutorado.

 

Sua atuação na área de Inovação foi inicialmente estimulada quando atuou como presidente do Núcleo de Tecnologia do Estado do Ceará de 2002-2004, tendo oportunidade de estimular o desenvolvimento de vários projetos em PD&I, principalmente junto à FINEP e com bolsas do CNPq. Em 2005 fundou a empresa Genpharma Consultoria Farmacêutica e Genética LTDA (da qual hoje é consultor/pesquisador) que atua na área de PD&I de novos fármacos.

 

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA EXPERIMENTAL – ( LAFIEX )

 

O laboratório é coordenado pela Dra Andrelina Noronha Coêlho de Souza (coordenadora) possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1980), Especialização em Fisiofarmacologia (1982), Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia-1985) e Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia-1997) pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Fisiologia, atuando principalmente estudo do potencial terapêutico de produtos naturais executa experimentos e aulas práticas em Fisiologia, sendo equipado para estudo de tecidos e órgãos, inclusive microvasos e pequenas tiras musculares. Este laboratório vem ao longo das últimas duas décadas testando e validando produtos naturais com atividade antinflamatória e analgésica, gastroprotetora e tratamento de enteropatias.

 

LABORATÓRIO DE BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO – ( LBR )

 

O Laboratório é coordenado pelo professor Dr. Francisco Sales Ávila Cavalcante, possui mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2000), com doutorado sanduiche na Boston University, no Departamento de Engenharia Biomédica-EUA, é vinculado ao programa de pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual do Ceará.

 

Este laboratório realiza abordagem multidisciplinar e multiprofissional na busca de conhecer os mecanismos fisiopatológicos associados a tóxicos ambientais e toxinas ambientais para que se possa tratar melhor estas intoxicações e para que se alerte sobre os danos causados por estes agentes tóxicos que inalamos diariamente ou que alguns trabalhadores se expõem com frequência. Outra linha de pesquisa do laboratório é o desenvolvimento de novos e mais baratos tratamentos para patologias como doença pulmonar obstrutiva crônica e asma.

 

LABORATÓRIO DE FISIO-FARMACOLOGIA DA INFLAMAÇÃO – ( LAFFIN )

 

O Laboratório é Coordenado pela Professora Dra. Ana Maria Sampaio Assreuy , Doutorado (2000) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade da Virginia-EUA (2001). Lidera o grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq “FisioFarmacologia da Inflamação” e é bolsista de produtividade em Pesquisa/CNPq o foi criado em 2003, institucionalizado em 2012 (Portaria UECE 14/2017).
O LAFFIN tem contribuído com uma vasta produção científica resultante das pesquisas desenvolvidas, que incluem a publicação de 139 artigos científicos em revistas indexadas, cerca de 300 comunicações apresentadas em eventos científicos (simpósios, congressos, encontros) nacionais e internacionais, capítulos de livros, 2 livros e 2 textos em jornais.

 

Atua na investigação de extratos e moléculas de plantas com aplicação no tratamento de processo inflamatórios e dolorosos presentes na cicatrização de feridas de pele e de mucosa bucal em condições patológicas (diabetes, imunossupressão).

 

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA E EXPRESSÃO GÊNICA – ( LABIEX )

 

O laboratório é coordenado pela Professora Dra. Vânia Marilande Ceccatto,Bióloga, Bacharel pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) com Licenciatura (1991) Campus de Rio Claro-SP, mestrado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (1994) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é professora associada no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas e do Programa Doutorado em Rede RENORBIO . É membro do Comitê de Ética para o Uso de Animais (CEUA/UECE) e presidente da Comissão Interna de Biosseguran. Ministra disciplinas de Genética e Biologia Molecular na graduação em Ciências Biológicas e as disciplinas de Seminários e Expressão Gênica e Técnicas Moleculares em Fisiologia do CMACF.

 

O Laboratório investiga vários aspectos fisiológicos de exercício físico e treinamento, associados ao modelo experimental do diabetes, imobilização e estresse oxidativo, entre outros. O Laboratório desenvolve processos de obtenção de dados (como o programa de computador “Gene Collector”), o qual produz relatórios personalizados para dados métodos pós-genômicos, de expressão de gases. Transcriptômica, proteômica e análises de atividades enzimática e metabólica.

 

LABORATÓRIO DE CARCINICULTURA – ( LACAR )

 

O laboratório é Coordenadora pela Professora Dra.Célia Maria de Souza, possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Aqüicultura pelo Centro de Aqüicultura da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (CAUNESP/UNESP) de Jaboticabal-SP (1995). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Líder do Grupo de Pesquisa Biologia e Cultivo de Crustáceos e tem estudado além da biologia de crustáceos, o controle de qualidade da água e análise da flora fúngica e bacteriana destes animais criados em vários cativeiros do Estado do Ceará, que é o maior produtor de camarões em cativeiro do País.
Tem experiência em Aqüicultura, com ênfase em Carcinicultura, atuando principalmente na biologia e sistemática de camarões de água doce, bioecologia de camarões de água doce e larvicultura de camarões de água doce.

 

LABORATÓRIO DE MIRMECOLOGIA ( LABENT )

 

O Laboratório é Coordenado pelo Professor Dr. Yves Patric Quinet, Doutor em Ciências Grupo das Ciências Zoológicas (1991) pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), com experiência na área de Zoologia/Entomologia/Insetos Sociais, com ênfase na Eco-etologia, Ecologia Química e Ecologia das Comunidades de Formicidae (formigas) do bioma da Caatinga.

 

A linha de pesquisa do LABENT sobre venenos produzidos por formigas é de particular interesse para o ISCB e suas linhas gerais de pesquisa, já que ela abre diversas perspectivas na busca de moléculas que podem servir de padrão para o desenvolvimento de novos fármacos. Um dos projetos nessa linha de pesquisa tem como objetivo estudar a constituição gênica da glândula de veneno da formiga primitiva gigante Dinoponera quadriceps, bem como avaliar os efeitos do veneno total e de proteínas recombinantes sobre o sistema cardiorenal, na nocicepção, inflamação, neurotoxicidade e coagulação sanguínea, visando à descoberta de ferramentas farmacológicas e/ou substâncias de valor terapêutico.

 

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA

 

O Laboratório é coordenado pela Dra. Paula Matias Soares,Licenciatura/Bacharelado (Licenciatura Plena) em Educação Física (UFC, 1996-1999), Especialização em Fisiologia do Exercício (Escola Paulista de Medicina – EPM/UNESP, 2000-2001) e Biomecânica do Movimento (Universidade Veiga de Almeida/RJ, 2002-2003), Mestrado em Ciências Fisiológicas (UECE, 2004-2005), Doutorado em Biotecnologia – área: Saúde (RENORBIO-UFC, 2006-2011) e Pós-doutorado em Microscopia/Morfofuncional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais – PPGCM (UFC, 2015-2016). Professora Adjunta J (K) vinculada ao Curso de Licenciatura em Educação Física (CCS-UECE). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF-ISCB-UECE). Áreas de atuação: Grupos Especiais (Doenças Neurodegenerativas), Neuropsicofisiologia/ Neuropsicofarmacologia, Alzheimer, Epidemiologia da Atividade Física (relacionada a doenças crônico-degenerativas) e Formação no Ensino Superior.

 

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA PULMONAR

 

O Laboratório é Coordenado pela Professora Dra. Crystianne Calado Lima, Farmacêutica, graduada pela Universidade Federal do Ceará (1994); mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando como coordenadora da disciplina de Ciências Fisiológicas II do curso de Medicina; coordenadora da disciplina de Biofísica e Fisiologia Humana do curso de Enfermagem; Professora do Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas (MACF) / UECE; Coordenadora do Laboratório de Contração Muscular do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) / UECE; Profa. Convidada do Programa de Pesquisa em Farmacologia e Inflamação / Laboratório Compartilhado (LBCOM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas com Óleos Essências (e /ou seus constituintes) de Plantas do Nordeste Brasileiro na área da Fisiologia e Farmacologia Respiratória com ênfase no estudo do músculo liso respiratório.