Equipe vencedora do 1° Hackathon da UECE faz viagem ao Porto Digital em Recife

18 de dezembro de 2019 - 15:16 # #

A viagem, realizada no dia 16 de dezembro, era parte integrante do prêmio ofertado aos ganhadores que já haviam recebido certificados no encerramento da XXIV Semana Universitária. Os alunos tiveram a oportunidade que conhecer o Porto Digital, sua história e sua evolução histórica, além de conhecer suas instalações e seu funcionamento.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Localizado no Recife, sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015 o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.

Para o professor Paulo Henrique Maia, coordenador do Hackathon, “A visita foi importante pois o grupo foi campeão do evento, então a ideia que os estudantes tiveram era promissora e era importante para eles verem e entenderem como é o processo de entrada de empresas em uma incubadora, quais custos estão relacionados, como as empresas incubadas trabalham etc. Foi uma visita engrandecedora e que despertou ainda mais a curiosidade dos alunos.”

Relembrando – A equipe ganhadora desenvolveu o aplicativo Trash Over, o qual é direcionado a condomínios residenciais que desejarem realizar coletas seletivas dos resíduos gerados. O aplicativo faz a intermediação entre empresas recicladoras e os condomínios, possibilitando assim a destinação correta dos resíduos gerados pelos moradores.