Histórico

Em 1972, em Iguatu, através de um grupo representativo, formado por Dom José Mauro Ramalho de Arlacon e Santiago, Padre Afonso Queiroga, Dr. José Elpídio Cavalcante, Dr. Edson Luiz Cavalcante de Gouvêa, Dr. João Alves Bezerra, Dr. Girão, Professora Irmã Gilza, Professor José Eriton Barros Costa e a Professora Maria do Socorro Assunção, surgiu um movimento para dotar a Região Centro Sul de uma Escola de Ensino Superior.

Iguatu, nessa época, se destacava como centro comercial e industrial da região. Convergiam, também para essa cidade, um grande número de jovens dos municípios circunvizinhos para estudarem em diversos cursos secundários profissionalizantes, tais como, Contabilidade, Economia Domestica,Agrícola e Pedagógico. No entanto, faltava uma maior expansão cultural, mais especificamente, uma Instituição de Ensino Superior.

Comprometida com o progresso sócio – cultural da região e imbuída pelo desejo de realizar o sonho coletivo de acesso à Universidade e ao diploma de estudo superior, surge a Fundação Universitária Centro Sul – FUCS, inscrita comCGC Nº. 057116873/0001-19 como entidade mantenedora, para instalação de tão desejada instituição.

Várias providências foram tomadas a partir da criação da FUCS, entre as mais importantes destacamos: visitas aos prefeitos das cidades adjacentes para divulgação do andamento das ações e formação de parcerias, visitas às Instituições de Ensino Superior de Cajazeiras (PB), Crato, Sobral e Fortaleza (CE), parceria coma UFC para preparação dos discentes, doação pela Diocese de Iguatu do imóvel para funcionamento da Faculdade.

Em 1979, aproveitando o trabalho realizado pela FUCS, e por decisão do Excelentíssimo Senhor Perfeito Municipal de Iguatu Dr. João Elmo Moreno Cavalcante, através da Lei Municipal nº. 558/79 de 24 de dezembro de l979, complementada pelas Leis Nº559/79 e nº. 1006/80, da mesma procedência, foi criada a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, sob Regime de Autarquia de Natureza Especial.