ENADE 2021: discentes participantes devem preencher o questionário do estudante até 13/11

21 de outubro de 2021 - 13:25

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou aos discentes concludentes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021 o questionário do Estudante, no Sistema ENADE. O prazo para preenchimento e envio das informações se encerrará no dia 13 de novembro. Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), 64 cursos, presenciais e a distância, participam da edição 2021 do ENADE. Os cursos estão distribuídos nos campi de Fortaleza (Itaperi e Centro de Humanidades), Tauá, Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Quixadá e Iguatu. Totalizando 6.712 alunos aptos a realizarem o exame.

O preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório e tem o objetivo de levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos alunos e alunas concludentes, bem como o contexto dos processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no ENADE. O objetivo é subsidiar o INEP nos processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

Além disso, considerando que os anos 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia de covid-19, nesta edição do Questionário do Estudante foram inseridas 11 questões que abordam especificamente algumas das possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos estudantes. Essas respostas ajudarão a contextualizar os resultados da prova do ENADE em relação ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de avaliação dos cursos e das instituições.

Para responder, o estudante deve acessar o Sistema ENADE, abrir o questionário do estudante e clicar sobre as alternativas desejadas. O questionário será enviado ao INEP quando, na última página, for acionado o botão “Finalizar”, indicando o preenchimento total do instrumento. A finalização do questionário será pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro. A prova terá aplicação no dia 14 de novembro.

Segundo o INEP, o questionário deve ser preenchido exclusivamente pelo estudante, não sendo admitidas quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. As respostas às questões serão analisadas pelo INEP em conjunto, por curso de graduação, preservando o sigilo da identidade de todos os participantes.

ENADE – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concludentes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do INEP.