O que você precisa?

Página Inicial Noticias Lista de notícias Conselho Universitário aprova criação de três novos laboratórios na Uece

Conselho Universitário aprova criação de três novos laboratórios na Uece

Além da criação dos laboratórios, o Consu aprovou também dois novos cursos de Especialização e a denominação da biblioteca do Cecitec
a
O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Consu/Uece) aprovou durante sessão neste mês de maio, a criação de três novos laboratórios, que beneficiarão os corpos discente e docente, favorecendo a produção técnico-científica na Uece.
a
A autorização foi para criação dos Laboratórios de Fisiologia Pulmonar (LaFiPar), vinculado ao Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB); de Narrativas Históricas (LNH), ligado ao Centro de Humanidades (CH); e de Conservação de Vertebrados da Uece (Converte); na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), unidade acadêmica da instituição em Quixadá.
a
O laboratório de pesquisa LaFiPar será coordenado pela professora Crystianne Calado Lima e tem como objetivo criar uma estrutura para capacitação de graduandos e pós-graduandos da Uece e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para que sejam realizadas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (PD&I) em fisiologia respiratória, oportunizando formação sólida e aprofundada para os futuros docentes e/ou pesquisadores.
a
O laboratório misto de pesquisa e de extensão LNH será vinculado ao curso de graduação em História/CH e terá à frente o professor João Júlio Gomes dos Santos Júnior. O local será espaço de pesquisas sobre o papel das narrativas históricas no presente de forma a possibilitar, por meio de estudos, debates e eventos, o exame crítico de diversos tipos de narrativas e seus usos historiográficos e políticos no presente.
a
O Converte visa desenvolver e ampliar pesquisas envolvendo Ecologia, Taxonomia, Sistemática, Etnozzologia e Conservação de Vertebrados Terrestres, com ênfase em Mastozoologia, Ornitologia, Herpetologia e História da Zoologia no estado do Ceará e em outras regiões do Brasil, promovendo formação de pessoal qualificado para cargos acadêmicos, técnicos e políticos que necessitem de conhecimento complexo sobre a biodiversidade brasileira e suas nuances; elaborando pesquisas, relatórios técnicos, assessorias e consultorias que visem o avanço da Ciência e da Conservação dos vertebrados terrestres brasileiros; e atendendo demandas públicas que envolvem a conservação desses animais. O laboratório de pesquisa será coordenado pelo professor Hugo Fernandes-Ferreira.
a
Além da criação dos laboratórios, o Consu aprovou também dois novos cursos de Especialização e a nova denominação da biblioteca do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), campus da Uece em Tauá, que passa a ser Biblioteca Joaquim de Castro Feitosa.
a
Dr. Feitosinha, como era conhecido, recebe a homenagem considerando sua contribuição para a criação do Cecitec, além de sua produção de trabalhos técnico-científicos e sua participação em importantes instituições ligadas à Cultura e ao Meio Ambiente, e também sua contribuição na preservação do acervo arqueológico e paleontológico através do Museu Regional dos Inhamuns, mantido pela Fundação Bernardo Feitosa por ele criada.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UECE

Agenda - Julho 2019

Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC

Rua José de Queiroz Pessoa, Nº 2554 - Planalto Universitário - CEP: 63.900-000 - Quixadá/CE