Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

Página Inicial Noticias Lista de notícias Divulgação das monografias de História disponíveis na biblioteca da FECLESC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Divulgação das monografias de História disponíveis na biblioteca da FECLESC

 

Segue abaixo a lista de monografias de história disponíveis na biblioteca Rachel de Queiroz da FECLESC. As monografias podem ser consultadas de segunda a sexta, durante o horário normal de funcionamento, de 7h30 às 22h00, com intervalo durante o horário de almoço (12h às 14h).

 

ALENCAR, Maria Emília da Silva. “Marias cheias de Graça”: a formação de mulheres no colégio Sagrado Coração de Jesus dos anos 30 aos anos 60 do século XX.  2000. Monografia (Especialização em História do Ceará) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2000.

 

______. Memórias de Anauês: camisas verdes e o sonho integralista no sertão quixadaense. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1997. 

 

ALMEIDA, Elba Maria André de. “O Cedro tem sido para Quixadá o que o Nilo é para o Egito” e “O apito de Maria Fumaça despertou os que ainda não acreditavam no crescimento de Quixadá”. Quixadá e sua urbanização. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2007.  

 

AQUINO, Evandro Figueiredo de. Fundação e desafio da Assembléia de Deus em Qiuixadá.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1997. 

 

ARAÚJO, Adelaide Batista. Escola pública em Quixadá nos anos 1960 e 1970 – uma análise sobre a expansão da instituição escolar. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2003.   

 

ARAÚJO, Geovan Nobre de. Ocasos e auroras no cenário político quixadaense: a campanha e a eleição de Ilário Marques em 1992. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2007.   

 

ARAÚJO, Maria das Graças de. O crescimento das igrejas protestantes em Quixadá nas décadas de 70, 80 e 90. 1997. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1997.

 

BANDEIRA, Maria José. Conflitos indígenas no sertão quixadaense (1700-1730). 1997. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1997.

 

BARROS, Vilarin Barbosa. Relatos de experiências de quixadaenses na cidade de São Paulo: migrações e os significados do cotidiano em questão (1980-2001). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2008.   

 

BEZERRA, Francisca Eudésia Nobre. Nos recantos da cidade a sabedoria que cura: mezinheiros e rezadores de Quixadá em finais do século XX e início do XXI.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.   

 

BEZERRA, Rosemirtes Pereira da Silva. Educação feminina: uma investigação de gênero sobre a escola normal rural de Quixadá (1930-1950). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.   

 

BRASIL, Francisca Ana Amélia Torres. As mulheres se mobilizam e sabem porque lutam: a das mulheres por melhores condições de vida no bairro Campo Novo- Quixadá-CE (1985-1995). 1995. Monografia (Especialização em História do Ceará) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1995.

 

BRITO, Francisco Carlos Saraiva de. A periferia e suas adversidades: a trajetória do Bairro Campo Novo e suas representações (1964-2008). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2008.

 

BURITI, Maria Erivania Pereira. Dominação e resistência nos sertões: o surgimento do sindicalismo rural em Quixadá na década de 1960. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2001. 

 

CABRAL, Alexandre Henrique Germano. Musicabilidade e sociabilidade na cidade de Quixadá nas décadas de 60 a 70 do século XX. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.  

 

CÂMARA. Alana Maria Pereira. História política de Quixadá na década 60 a 70. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2000. 

 

CASTRO, Jamilys Monte. Quixadá: preservação e memória - o resgate da memória do patrimônio histórico de Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.

  

CORREIA, Naiana Tavares. Ser professora primária em Quixadá nas décadas de 50 e 60. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.  

 

COSTA, Francisca Gurgel da. O rumo da educação do Ceará traçado no projeto “Escola pública e a revolução de uma geração na cidade de Quixadá-CE (1991-1994).. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1995.

 

COSTA, Maria das Graças. A atuação da mulher no SINDESP – da adesão à militância. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2003.  

 

COSTA, Rosinireghard Silva da Silveira. As associações comunitárias: uma luta em favor da cidadania dos moradores do bairro São João nos anos 1986 a 1990.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2000.

 

DAMASCENO, Nataly de Holanda. Até que a morte os separe? Um estudo sobre os casamentos e separações em Quixadá, no período de 1997 a 2002. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.   

 

DÂMASO, Vanda Florêncio da C. Lugar de mulher: uma história de estereótipos e preconceitos em Quixadá a partir a década de 1980. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.     

 

FERNANDES, Necimar Pinheiro. O trem: nas mudanças dos hábitos e costumes de Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.    

 

FERREIRA, Evaneuton dos Santos. A comunidade eclesial de base do distrito de Cipó dos Anjos, 1986 a 1989: um debate em torno da fé e da política. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2004.       

 

FERREIRA, Fabiula Torres. Os “camisas verdes” não morreram: a influência integralista na cidade de Quixadá. 1997. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1997.

 

FERREIRA, Francisco Amadeu. A trajetória da sétima arte em Quixadá: uma arte que ficou na memória dos quixadaenses. Monografia (Especialização em História do Ceará) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2000. 

 

FERREIRA, Maria Luíza. O processo de implantação da escola pública em Quixadá nas décadas de 30 e 40.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.

 

FERREIRA JR. João Alves. História do lixo na cidade de Quixadá-CE: os catadores de lixo e seu processo de luta social. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2008.

 

LEMOS JR, Manoel Lucindo. Os profetas populares de Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2001.

 

LIMA, Francisco Erinaldo Roberto de. A crise na atividade algodoeira e o impacto na economia quixadaense (1985-2003). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2004.   

 

LIMA, Madalena Sueli Matias de. Mulheres públicas em Quixadá (1970-1993). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1998. 

 

LIMA, Maria Aracéli Moreira de. Poder e política em Quixadá na década de 1960. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2003.  

 

LIMA, Maria Lucila. Quixadá: sociedade de resistência e benefício maçônico. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1999. 

 

LÔBO, Joana D’Arc Gomes. A Rainha do Sertão: a invenção de uma devoção (1995-1999).  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2000.

 

______. O sexo frágil vai à luta: pelo exercício da cidadania na Câmara Municipal de Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2008 

 

LOBO, Laerto Bezerra. Um conflito religioso em Juatama. 1999. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1999.

 

MARIA, Sâmia Maria Holanda. Herói ou bandido? O programa da Febemce e a problemática da criança e do adolescente marginalizado em Quixadá.. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1996.

 

MENDES, Francisca Janaína Camurça. “Já tamo em dezembro, meu Deus que é de nós?” Seca e mobilização dos trabalhadores rurais em Quixadá na seca de (1979-1983). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2004.       

 

MENEZES, Pedro Luís Moreira. Implantação da proposta curricular de História no município de Quixadá: mudanças e perspectivas.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2001.     

 

MONTEIRO, Adilene. Meteorologia popular: profetas da chuva no Brasil, Quixadá em foco (1996-2010). 2010. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2010.

 

NASCIMENTO, Genísio Holanda do. Permanências e inovações das políticas públicas dos “Governos das Mudanças” no combate à seca: a atuação da Associação Distrital dos Pequenos Agricutores de Cipó dos Anjos (1989-1993). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.   

 

NERES, Antônia Valclécia de Queiroz. “Vá se aquietar, você é velha”! Um estudo sobre a vida de mulheres idosas em Quixadá, no período de 1998 a 2002. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.     

 

NOBRE, Angela Gonçalves. O uso do computador no ensino de História: escolas públicas de Quixadá. 2010. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2010.

 

NOBRE, José Nilo de Souza. Quixadá no 3º milênio: ainda há espaço para curandeirismo? Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2007.

 

OLIVEIRA, Antonio Gonçalves. As meninas de feira: a prostituição infantil e adolescente em Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1997.

 

OLIVEIRA, Antônia Eremita Teixeira de. Escola de ensino médio Cel. Adauto Bezerra: papel social e o plano de desenvolvimento da escola – avanços e perspectivas. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1999. 

 

OLIVEIRA, Karla Maria Alves de. LEC (Liga Eleitoral Católica): atuação político-eleitoral em Quixadá. (1932-1937). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2003.  

 

OLIVEIRA, Lucimar Moreira de. Governando Quixadá: o clientelismo nas práticas políticas da elite industrial de Quixadá (1972-1982). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2001.

 

______. José Linhares da Páscoa sob dois olhares: política e poder na cidade de Quixadá (1947-1995). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2004.   

 

 OLIVEIRA, Gládia Maria Moreira de. Memória de velhos sobre a cidade de Quixadá. 1998. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1998.

 

OLIVEIRA, Maria Santana de Silva. A pastoral da mulher marginalizada em Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.  

 

OLIVEIRA, Sulamita Severino de. Comunidade Rainha da Paz e o trabalho de assistência às crianças carentes de Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2001. 

 

PAULO, Maria Regianne Tabosa. Cemitério: partida e permanência. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2005.    

 

PEREIRA, Adriana Albuquerque. Santuário Nossa Senhora Imaculada do Sertão: a fé popular como estratégia eclesiástica. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2000.

 

PEREIRA, Edinês Brito. Povo civilizado não liga mais pra isso: ventura e desventura do bumba-meu-boi no sertão de Quixadá (1960-2002). 2003. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2003.

 

PEREIRA, Francisca Elisangela de Silva. A municipalização da saúde pública de Quixadá (1990-1996). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2007.

 

PINHEIRO, Antônia Kátia Sampaio. Marcas de um passado presente: patrimônio (i)material como textos de história de Quixadá – 1980-1990.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.

  

PINHEIRO, Eudes Jonhson Tavares. Práticas políticas de Quixadá (1985-1998).  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1998. 

 

PINHEIRO, Janicleide Saldanha de Oliveira. Os sobralistas em Quixadá e as mudanças políticas para assegurar a aguarda do sobrado. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.  

 

PINHEIRO, Maria Daniela Bezerra. Memórias de outro século: varíola no município de Quixadá.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2000.

 

PINTO, João Batista. Planos emergenciais implantados pelo governo no período de seca na década de 90 em Quixadá. 2001.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2001.

 

PRECEBES, Ana Cristina Alves. O ensino de História para pessoas com transtornos mentais: a receptividade dos alunos do Projeto de Educação Especial da FECLESC em relação ao ensino de História. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2001.  

 

QUEIROZ, Francisco Cleune.  O comércio de couro em Quixadá: estudo de caso do curtume Belém (1950-1970). Monografia (Especialização em História do Ceará) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1999. 

 

RIBEIRO, Cínara Costa. Museu: um olhar sobre o Museu Histórico Jacinto de Sousa. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.   

 

SALES, Ana Maria Caetano de Oliveira. Os prazeres diurnos: o cotidiano das mulheres prostitutas na praça José Linhares da Páscoa Quixadá-CE (1994-1997). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1997. 

  

SILVA, Ana Aurélia Alves da. História local em questão: permanências e transformações no bairro São João (1900-2007). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2008.  

 

 SILVA, Ana Célia Lourenço da. Currículo: novas perspectivas, novas abordagens e a atual realidade do ensino de História em Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1998. 

 

SILVA, Antônia Luciene Pinheiro da. A legião de Maria em Quixadá- 1982-2002.  Um estudo sobre a atuação das mulheres na Igreja Católica. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002.   

 

SILVA, Antônia Rosilene de Souza. Educação feminina na Escola Normal Rural de Quixadá (1940-1950). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2003.   

 

SILVA, Francisca Gerlândia Eloi da. Associação dos moradores da Serra do Padre e as políticas agrícolas do Estado. 1994-1999.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002. 

 

SILVA, Francisco Wilson Alves da. Os efeitos do projeto pedagógico na participação da comunidade escolar e na EEF Flávio Portela Marcílio – 1996 a 2000. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2002. 

 

SILVA, Maria das Graças Nogueira. Relações de poder e participação política em Quixadá: a realidade do Campo Novo nas décadas de 1960 a 1980. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2007.

 

SANTOS, Maria José Lázaro dos. PCNs – novas alternativas, novas abordagens e o ensino de História na escola de EF Zilcar de Souza Holanda (2000 e 2005). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.     

 

SILVA, Maria Ozineide Freitas da. O processo de ocupação de Quixadá/Quixeramobim, através da distribuição de sesmarias de 1702 a 1722. 1997. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 1997.

 

SILVA, Maria Viviane Pereira. A seca no olhar do sertanejo no município de Quixadá. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.    

 

SILVA, Valdery Sampaio da. História e cinema: a trajetória do cinema na terra dos monólitos 1910-1912.  2010. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2010.

 

SILVA FILHO, José Bessa de. O Movimento Estudantil na FECLESC: uma história de lutas, conquistas e desafios. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2007. 

 

SOUSA, Carlos Alberto Rodrigues de. Dom Maurício: História e Memória. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.  

 

SOUSA, Francisca Roberta Silva de. “...E o homem faz a devoção a sua imagem e  semelhança”- Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.

 

SOUSA, Rosene Marinho de. Vida e participação político-social do Pe. Luis Braga Rocha no município de Quixadá (1932-1967). Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2004.  

 

SOUZA, Francisco de Assis Cavalcante de. O adolescente infrator e o ECA: estudos dos atos infracionais no contexto quixadaense.  Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2004.    

 

TEIXEIRA, Auricélia Crisóstomo. Tradição e transformação do carnaval em Quixadá – 70/80. 2000. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2000.

 

VIANA, Lediane Coêlho. Reminescências integralistas na terra dos monólitos. Monografia (História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, 2006.    

 

 

Serviços

Agenda - Dezembro 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC

Rua José de Queiroz Pessoa, Nº 2554 - Planalto Universitário - CEP: 63.900-000 - Quixadá/CE

Fone:(88) 3445-1036 - Fax: (88) 3445-1039 - E-Mail: feclesc@uece.br