O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Nota Pública da Reitoria da Uece em Defesa da Democracia

Nota Pública da Reitoria da Uece em Defesa da Democracia

Sex, 25 de Março de 2016 23:14

Por séculos as universidades têm sido o centro de novas idéias, fomentando o conhecimento e as diversidades de percepções sobre a realidade. O debate, embasado na racionalidade e no respeito mútuo, é o sangue que mantém viva a liberdade de expressão. Quando as pessoas são movidas exclusivamente pelas paixões, a liberdade corre riscos e com ela o que chamamos de convivência civilizada, republicana, democrática.

Mais recentemente vivemos 21 anos de ditadura civil-militar onde as liberdades e o Estado de Direito foram cerceados. O preço contabilizado, nós o sabemos bem, muitos inclusive pagaram com a própria vida. Porém, finalmente, chegamos a uma situação onde as garantias constitucionais foram retomadas e os direitos humanos fundamentais tornaram-se de fato direitos regulados por legislação democraticamente construída, vivendo uma prática irregular, precária, mas em consolidação e expansão.

Entendemos que no atual momento essas garantias e direitos encontram-se ameaçados por conflito político que dicotomiza posições e acaba sendo norteado muito mais pela força das paixões e menos pela razão. É preciso respeitar a normalidade democrática. É preciso dar força ao diálogo que acolha a diversidade.

Então, é preciso opor-se aos que querem a destruição da diferença e da contestação. Caso prevaleçam os que ofendem a normalidade democrática e o diálogo, mesmo na crise, estaremos destruindo o Estado Democrático de Direito e o trocando por um sistema político que flerta com a barbárie, um autoritarismo com fachada legal, e que estimula um Estado Policial que solapa as liberdades individuais.

Por isso, a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará conclama a sociedade para que defenda as liberdades instituídas pelo Estado Democrático de Direito e que encontre, na prática política da normalidade democrática, a convivência republicana necessária.

Fortaleza, 25 de março de 2016
(Dia da Abolição da Escravatura no Ceará)

José Jackson Coelho Sampaio         Hidelbrando dos Santos Soares
 Reitor da Uece                            Vice-Reitor da Uece