Dois novos cursos Lato Sensu serão oferecidos pela Uece

22 de maio de 2019 - 15:55 # # #

Acaba de ser aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará, a criação de dois novos cursos de Aperfeiçoamento/Especialização. São eles “Alfabetização de Crianças e Multiletramentos”, vinculado ao Centro de Educação (CED), e “Redes de Comunicação e Segurança”, pertencente ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

O curso do CED tem como objetivos formar educadores de Alfabetização em contexto de Multiletramentos, em termos conceituais e práticos, intencionando ampliar e aprimorar a visão sobre a problemática em foco e propondo possíveis mudanças de paradigmas; construir com o educador a consciência de que o alfabetizador também se alfabetiza ao tempo que se transforma enquanto sujeito de suas práxis; compreender as políticas públicas e perspectivas históricas direcionadas à Alfabetização em contexto de Multiletramentos para fazer-lhes uma leitura crítica e propor intervenção com base epistemológica.

A coordenadora Tânia Serra Azul explica que o curso especializará os educadores para trabalharem no contexto de multiletramento, ou seja, com toda a diversidade das múltiplas linguagens. “A sociedade contemporânea necessita de uma ampliação do conceito de Linguagem. Não podemos mais trabalhar somente com perspectiva da leitura e da escrita, por isso a ideia de multiletramento, que é trabalhar com a perspectiva da cultura ampla, do acesso à arte, às novas tecnologias, à linguagem matemática, plástica, fotográfica, e outras”, destacou a docente.

Com carga horária de 500 horas, o curso será voltado para graduados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicologia ou em áreas afins.

Já a Especialização em Redes de Comunicação e Segurança visa capacitar profissionais no domínio da Informática na área de redes de comunicação e segurança; suprir a necessidade de empresas de telecomunicações, de datacenters, de construção de software e empresas com desenvolvimento próprio.

O curso, de 450 horas/aulas, será coordenado pelo professor Joaquim Celestino Júnior e vice-coordenado pelo professor Rafael Lopes Gomes, atendendo profissionais com nível superior em Sistema de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou afins.

“Espera-se aprimorar a qualificação dos profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área, promovendo a sólida formação de profissionais especializados, aptos a participar de atividades de projeto, desenvolvimento, manutenção, gerência, administração e operação confiável e segura de Redes de Comunicação e dos serviços por elas oferecidos, através de uma abordagem estruturada e integrada de aspectos teóricos e práticos”, explica o coordenador do curso.

Professor Celestino destacou ainda que o curso de Especialização em Redes de Comunicação e Segurança é “excelente” também como preparação para os que desejam continuar seus estudos em nível de mestrado acadêmico ou profissional.