Histórico

 

Antes de ser criada em lei, um caminho de enfrentamentos foi percorrido até a implantação da Faculdade de Veterinária no Ceará. No Governo de Raul Barbosa (1945-1953), o seu Secretário de Agricultura, Dr. Plácido Aderaldo Castelo, fez o projeto inicial demonstrando a necessidade da criação de uma Escola de Veterinária, mas sua solicitação não foi atendida.

No dia 04 de abril de 1955, reuniram-se na sede da Inspetoria Regional de Defesa Animal de Fortaleza, os senhores veterinários Manoel Augusto Brasílico, Sylvio Barbosa Cardoso, Magi Averaldo, Ney Cavalcante Lima, Camillo Francesco Cesare Canella, Jaó Pedro Viegas, José Simões Neto e Emmanoel Maia dos Santos Lima, com o objetivo de organizarem a fundação da Sociedade Cearense de Medicina Veterinária, que teve como primeiro presidente o médico veterinário Manoel Augusto Brasílico. A partir desse momento, vários jornais cobraram do Governo Estadual, através de suas matérias, a criação de uma Escola de Veterinária.

Em 1962, o Dr. Francisco Figueiredo de Paula Pessoa, Secretário de Agricultura e Obras Públicas, encaminhou à Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que criou a Faculdade de Veterinária do Ceará, que foi prontamente aprovada pelo poder legislativo. Então, a instituição iniciou o seu funcionamento na Rua Princesa Isabel e realizou o seu primeiro vestibular no período de 14 a 21 de março de 1963. A partir de 1967, a Faculdade de Veterinária do Ceará passou a funcionar na Fazenda experimental do Ministério de Agricultura, no Itaperi.

No Governo do Cel. Cesar Cals de Oliveira Filho, o Conselho Diretor da Fundação Educacional do Ceará implantou a Universidade Estadual do Ceará (UECE), no dia 05 de março de 1975, e o governador homologa a sua fundação no dia 10 de março. A Universidade Estadual do Ceará, inicialmente, estava estruturada em 04 Centros: Centro de Ciências da Saúde – CCS, Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA e, Centro de Humanidades – CH. O Centro de Ciências da Saúde, constituído dos Cursos de Enfermagem e Medicina Veterinária. Então, no dia 20 de novembro de 1987, o Conselho Universitário da UECE dá origem a Faculdade de Veterinária – FAVET, promovendo assim o desmembramento CCS.