FAVET comemora o dia do Médico Veterinário com grandes eventos

19 de setembro de 2019 - 16:31

No dia do Médico Veterinário, comemorado no dia 09 de setembro, o Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC), localizado no campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), completou três anos de existência. Na ocasião foi realizada solenidade de inauguração do Laboratório de Patologia e Medicina Veterinária Legal (LPMVL) que está sob a chefia do professor Paulo de Oliveira Bersano.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, por ocasião da solenidade de entrega de placas comemorativas, destacou “que a história de três anos do HVET foi antecedida por oito anos de obra e mais de 30 anos de sonho, e que hoje o sonho está de pé, atendendo às missões de formação profissional, de formação de pesquisadores e de prestação de serviços de extensão à comunidade”. Enquanto isso,  “Nos últimos 15 anos a FAVET incorporou a Fazenda Guaiuba, verticalizou sua formação, da graduação ao Pós-doutorado, passando pela graduação, as Especializações, a novíssima Residência e o Mestrado e Doutorado, que compõem um Programa nota 6”. “A FAVET vem inventando e se reinventando, como ajudou a inventar e ajuda a reinventar a Uece”.

Em sua fala, na inauguração do Laboratório de Patologia, o vice-reitor, Hidelbrando Soares ressaltou que, na Uece, “sempre começamos tudo nas condições que estão postas e a história vem mostrando que, pela competência articulada de estudantes, professores e gestores, isso tem apresentado resultados extremamente positivos. Nestes três anos temos funcionando a ala de clínica e cirurgia de pequenos animais e temos a ala de clínica e cirurgia de grandes animais como o maior desafio agora, e vamos ter sucesso nisso. Pela equipe que comanda a FAVET e o HVET desenvolvemos um respeito especial, ao longo do tempo de construção do prédio do HVSBCT e da construção, junto ao Governo do Estado, das condições de sustentabilidade do custeio. Parabéns”.

Nos dias 09/09 (segunda-feira) e 10/09 (terça-feira) aconteceu a II Jornada de patologia suína: Doençaas entéricas, na sala audio visual 1, da Universidade Estadual do Ceará. Este evento foi destinado aos profissionais médicos veterinários e estudantes de veterinária. Saindo do generalismo da graduação, dando enfoque na espécie suína, objetivando o aprimoramento de técnicas de necropsia em suínos e coleta de material para envio a laboratórios. Ministrado por profissionais renomados da patologia suína no Brasil.

No dia 10/09 (terça-feira) os professores da FAVET realizaram uma visita na Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada no município de Guaiúba, na ocasião, foram apresentadas as melhorias na infraestrutura da Fazenda e as mudanças que ocorrerão no decorrer dos anos.