Links Externos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
No dia 25/08, foi realizado o II Fórum de Educação Superior de Limoeiro do Norte e Região
PDF
Imprimir
E-mail

Na sexta-feira (25/08), foi realizado o II Fórum de Educação Superior de Limoeiro do Norte e Região, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus Limoeiro do Norte da Universidade Estadual do Ceará (UECE), cujo tema foi “Desafios da Educação Superior no Vale do Jaguaribe”.

O evento foi pensado e realizado pela direção da instituição, em parceria com a secretaria de educação do município de Limoeiro do Norte, com o objetivo de “criar espaços de diálogo sobre as pautas emergentes e fundamentais no âmbito da formação docente, do planejamento, da gestão, entre outros, de maneira a compreender as necessidades regionais para, assim, encaminhar novas políticas educacionais para região”. Este objetivo decorre do fato de unidade de ensino, junto com as demais unidades federais e privadas, atenderem cerca de 16 municípios do Vale Jaguaribano. Foram convidados a participar do evento representantes de órgãos públicos de Limoeiro do Norte e região. O público participante do evento foi de cerca de 130 pessoas, dentre as quais estavam estudantes e professores(as) das instituições de ensino superior públicas e particulares, além de professores(as) e estudantes de escolas públicas municipais.

Público participante

Público participante do evento.

Compuseram a mesa de abertura o reitor da UECE, José Jackson Coelho Sampaio, o diretor da FAFIDAM, João Rameres Regis, o representante da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Russas, Edvan Miranda; a secretária de educação do município de Limoeiro do Norte, Fátima Holanda; o representante da 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), Antônio Marcos e a representante do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte, Germana Conrado de Sousa.

Mesa de abertura

Mesa de abertura: representante do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte, Germana Conrado de Sousa, secretária de educação do município de Limoeiro do Norte, Fátima Holanda, diretor da FAFIDAM, João Rameres Regis, reitor da UECE, José Jackson Coelho Sampaio, representante da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Russas, Edvan Miranda, representante da 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), Antônio Marcos.

A palestra de abertura intitulada “Desafios da educação no interior do estado” foi proferida pelo reitor da UECE José Jackson Coelho Sampaio, em que traçou um panorama histórico sobre os ganhos que o estado do Ceará obteve ao serem implantadas as unidades de ensino superior na capital e no interior.

Após a discussão e debate neste primeiro momento do evento, foram organizados Grupos de Trabalho (GTs) para diálogo sobre os problemas encontrados no ensino superior a fim de elencarem algumas sugestões para atender as demandas regionais de urgência para a criação de espaços de diálogo, de maneira a subsidiar novas políticas educacionais para a região. Os temas dos GTs foram:


  • GT 1: Estágio Supervisionado e a relação Universidade-Escola
  • GT 2: Formação Inicial e Continuada de Professores/as
  • GT 3: Metodologias de Ensino e Aprendizagem
  • GT 4: Currículo e as Transformações do Mundo do trabalho - A Reforma do Ensino Médio e BNCC
  • GT 5: Política Educacional: gestão, planejamento e avaliação educacional
  • GE: Grupo Estratégico



Grupo de Trabalho 1

GT 1: Estágio Supervisionado e a relação Universidade-Escola

Grupo de Trabalho 2

GT 2: Formação Inicial e Continuada de Professores/as

Grupo de Trabalho 3

GT 3: Metodologias de Ensino e Aprendizagem

Grupo de Trabalho 4

GT 4: Currículo e as Transformações do Mundo do trabalho - A Reforma do Ensino Médio e BNCC

Grupo de Trabalho 5

GT 5: Política Educacional: gestão, planejamento e avaliação educacional

Grupo Estratégico

GE: Grupo Estratégico

No período da tarde, foi feita a socialização das contribuições elaborados por cada grupo, a partir das reflexões e diálogos a respeito da seguinte pergunta: Que contribuições este GT pode dar ao Fórum no sentido de alcançar o seu objetivo?

Momento de socialização do GT 5

Momento de socialização das contribuições do GT 5.

Após a socialização dos GTs, o reitor da UECE comentou sobre a necessidade de se ampliar os momentos e espaços de diálogo entre a 10ª CREDE, as Instituições de Ensino Superior e as escolas, destacando as sugestões apresentadas de realização de eventos anuais sobre o Estágio e sobre a Avaliação. O diretor da FAFIDAM agradeceu a participação de todos e encerrou as atividades do fórum.

Para mais informações, acesse o site evento II Fórum de Educação Superioe de Limoeiro do Norte e Região.