Laboratório de Estudos da Educação do Campo-LECAMPO publica artigos
15 de agosto de 2020 - 17:21
O laboratório de Estudos da Educação do Campo- LECAMPO, vinculado ao curso de pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos- FAFIDAM, Campus da Universidade Estadual do Ceará- UECE ao longo dos seus quase doze anos de existências vêm desenvolvendo diversos projetos no Vale do Jaguaribe e na Chapada do Apodi, contribuindo para a formação humana e profissional dos discentes, camponeses, comunidades, pesquisadores e professores. De tal modo vem fomentando a pesquisa a partir dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito do laboratório, assim gostaríamos de compartilhar a publicação dos artigos publicados no primeiro semestre de 2020.
AS REPERCUSSÕES DO MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL) NAS VIDAS DE EDUCANDOS: IDAS E VINDAS DE SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES
AUTORES: João Paulo Guerreiro de Almeida; Sandra Maria Gadelha de Carvalho
Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6347/5965;
LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO NORDESTE: ESTUDO CURRICULAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR ÁREAS DE CONHECIMENTO
AUTORES: Emerson Augusto de Medeiros; Jamira Lopes de Amorim; Sandra Maria Gadelha de Carvalho
Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14769
LEDOC NORDESTE- SANDRA GADELHA
JUVENTUDE RURAL E ESCOLARIZAÇÃO: DA NEGAÇÃO DE DIREITOS ÀS POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NA CHAPADA DO APODI-CEARÁ
AUTORES: João Paulo Guerreiro de Almeida; Sandra Maria Gadelha de Carvalho; Diana Nara da Silva Oliveira; Leide Carla de Freitas Nunes.
Juventude Rural e escolarizacao na chapada dp apodi
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NA “TERRA DA LUZ”: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO ESTADO DO CEARÁ
AUTORES: Carlos Rochester Ferreira De Lima; Diana Nara Da Silva Oliveira; Francisco Alex Almeida Lima.
Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/alfabetizacao-de-criancas;
EDUCAÇÃO DO CAMPO E A INTER-RELAÇÃO COM A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE VIDA COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA DOS PROCESSOS ESCOLARES
AUTORES: Diana Nara da Silva Oliveira; Adriana Madja dos Santos Feitosa; Luís Távora Furtado Ribeiro.
Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/77 .