Estudantes, professores e servidores da FAFIDAM se reúnem para discutir saúde integral

11 de agosto de 2020 - 09:38

Na última terça feira, dia 04 de agosto de 2020, se reuniram remotamente estudantes, professores e servidores para uma roda de diálogo sobre saúde integral e o projeto de extensão ENTRE – Encontros (Trans)formativos de Educadores: Celebrando a Vida!. Além destes também estiveram presentes o diretor João Rameres Regis e a vice-diretora Maria Lucenir Jerônimo Chaves da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), coordenadores de curso e as professoras Gardenia Barbosa e Paula Scherre, que coordenam e desenvolvem o projeto.

A ideia do encontro surgiu a partir da preocupação da direção e das professoras, que coordenam o projeto, com a saúde integral dos alunos. Logo no início do encontro, a vice-diretora Lucenir Chaves destacou a inquietação da direção com a saúde emocional dos estudantes neste momento de isolamento social.

O projeto de extensão teve início em agosto de 2018 e trabalha a saúde integral dos participantes por meio de práticas integrativas e complementares como a meditação, o Yoga e a Biodança.  Os encontros acontecem às terças-feiras, das 19 às 21 horas, na FAFIDAM e, durante a pandemia, os encontros continuam de forma remota por meio do Google Meet.

A professora Gardenia iniciou sua fala contando um pouco da história de como surgiu o projeto de extensão e apresentou algumas das atividades já desenvolvidas interna e externamente ao contexto da FAFIDAM, interagindo intensamente com o parceiro institucional Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Limoeiro do Norte/CE. A docente também destacou que o projeto surgiu pensando na saúde integral (emocional, física e social) com a proposta de prevenção e cuidado ao sofrimento psíquico.

A professora Paula apresentou as dimensões do ENTRE, seus objetivos, metodologias e fundamentação teórica. Ressaltou que: “Se a gente fala de desenvolvimento pleno, a saúde integral considera a multidimensionalidade humana que precisa ser cuidada”.

Alguns participantes partilharam sobre a importância do projeto em suas vidas. Ao final do encontro, as professoras trouxeram uma amostra das vivências que realizam neste momento de pandemia relacionadas às práticas de Yoga, de meditação e de Biodança.