Biblioteca Central, Faec e Cecitec inauguram Cordeltecas

26 de outubro de 2021 - 08:32

Entre os dias 23 e 29 de outubro comemora-se a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Aproveitando a ocasião, a Biblioteca Central Prof. António Martins Filho da Universidade Estadual do Ceará – UECE apresenta o Espaço Cordelteca formado com livretos doados ao longo dos últimos anos e o painel em grafite da renomada escritora regionalista Raquel de Queiroz.

O painel se encontra no alto da escada que leva ao primeiro andar da referida biblioteca. Autora de destaque na ficção social nordestina, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e a receber o Prêmio Camões. Caso estivesse viva, faria 111 anos de vida em 17 de novembro de 2021.

A Biblioteca Prof. António Martins Filho convida a toda comunidade acadêmica a visitação ao Espaço Cordelteca e ao painel Raquel de Queiroz. Recomenda-se apenas que, ao retirar os cordéis, após a leitura recoloque-os no mesmo lugar.

Cordelteca Poeta Edmilson Providência da Biblioteca Prof. Luis Palhano Loiola da Faec/Uece

A Biblioteca Prof. Luis Palhano Loiola localizada no campus da Faec também recebeu espaço Cordelteca. A Cordelteca leva o nome do  Poeta Edmilson Providência, Compositor, Radialista, prof. de Matemática e cordelista Edmilson Providência, ou Antonio Edmilson de Sousa Lopes.

O espaço é formado por 180 folhetos de cordéis, doados por Cordelistas, Populares, Organizações Culturais e Instituições Públicas.

São esses os doadores: Dalinha Catunda, escritora que também declama e vende cordéis; Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, fundada em 1988 no Rio de Janeiro, pelos cordelistas Gonçalo Ferreira da Silva (Presidente), Apolônio Alves dos Santos (Vice-presidente) e Hélio Dutra (Diretor cultural); Professor, Luis Carlos Leite de Melo (do curso de Pedagogia da Faec), que doou também os de seu pai, o cordelista Carlos Leite de Araújo; João Lucas Evangelista, famoso cordelista crateuense, compositor, repentista, mestre da cultura e; Biblioteca Central Prof. Antônio Martins Filho da Uece, com a maior doação de 100 folhetos. Além de doações de professores, alunos, servidores da Faec e cidadãos de Crateús.

Cordelteca dos Inhamuns – Cecitec

A literatura de cordel é um gênero literário de grande importância, visto que por ele o poeta expressa o ponto de vista pessoal sobre vários assuntos da sociedade. A Cordelteca dos Inhamuns é uma coleção de folhetos de cordel com a finalidade inicial de disseminar e preservar os escritos poéticos de cordelistas da Região dos Inhamuns.

Espaço Cordelteca Biblioteca do Cecitec/UECE (Tauá)

Essa fonte de pesquisa e cultura está aberta a visitação e disponível a toda comunidade acadêmica.