Colegiados dos Cursos de Pedagogia e História realizam manifesto em favor da Vida e da Ciência
17 de junho de 2020 - 16:42 #calendário acadêmico #cursohistória #cursopedagogia #manifesto
MANIFESTO EM FAVOR DA VIDA E DA CIÊNCIA
Nós, membros dos Colegiados dos Cursos de Pedagogia e História da Faculdade de
Educação de Crateús – UECE/FAEC, manifestamo-nos enfática e energicamente em favor da
vida, de modo especial, das vidas negras, jovens e empobrecidas pela lógica econômica vigente.
Sabedores de que a Universidade Estadual do Ceará tem como missão precípua
produzir, disseminar conhecimentos e formar profissionais para a promoção do
desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida, opomo-nos a qualquer iniciativa de
construção de um calendário para retomadas das atividades acadêmicas que não se apoie em
evidências científicas e cujo foco imediato não seja defesa da vida dos discentes, docentes,
técnicos administrativos e demais partícipes da comunidade educativa ueceana.
Reputamos a atual proposta de calendário da PROGRAD, já apresentada e
modificada na Câmara de Coordenadores de Cursos, como prematura e extemporânea, pois
projeta um estado de coisas derivado de uma expectativa impossível de ser fundamentada
cientificamente. Além disso, a propositura constitui-se perversa e insensível ao desconsiderar
o contexto local dos campi interioranos estabelecidos em municípios afetados de maneira cruel
pela pandemia de COVID-19. A fragilidade de qualquer proposta de calendário acadêmico se
manifesta, por exemplo, no planejamento de uma pesquisa de sondagem para identificar o
acesso residencial dos discentes à internet e às tecnologias de informação; o contraditório de tal
pesquisa é que ela será implementada por meio de formulário eletrônico. Como os universitários
mais vulneráveis, que não tem sequer acesso à internet, poderão responder tal instrumento
investigativo?
Por fim, rejeitamos absolutamente qualquer sugestão de retomada das atividades
acadêmicas no modo presencial ou remoto, antes que a própria UECE propicie plenas condições
de acesso residencial, tráfego de dados em condições equânimes e uso das tecnologias de
informação e comunicação nas residências de todos os discentes, docentes e técnicos
administrativos desta universidade. Esclarecemos: no caso da decisão por uma temerária
retomada das atividades presenciais, a problemática do acesso aos campi interioranos por
discentes e docentes é uma questão que se impõe nos debates sobre os cuidados de proteção
individual, e vemos as reais condições dos transportes intermunicipais e interdistritais como um
grave impeditivo.
Sem nada mais a acrescentar, conclamamos toda a comunidade ueceana a lutar pelo
impreterível ato educativo do momento: DEFENDER VIDAS!
Crateús, 15 de junho de 2020.