Aluno da FACEDI e sua avó lançam livro sobre imaginário mágico-religioso da Umbanda

30 de outubro de 2020 - 10:53 # # # #

Marcos Andrade Alves dos Santos, aluno do último semestre do curso de Ciências Biológicas da FACEDI publica livro em parceria com sua avó, Maria Toinha, de 85 anos. A obra, que marca o encontro de duas gerações, traz as memórias de Maria Toinha com os Encantados, seres míticos-religiosos muito importantes dentro do universo mágico-religioso da umbanda.

Escrita a duas mãos, “Mística dos Encantados” reconstrói a trajetória e as memórias de Maria Toinha, mulher negra, pobre,  nordestina, mãe de santo e retirante da seca de 1958.

Da cidade de Trairi, litoral cearense, Marcos Andrade diz que “a possibilidade de transformar o relato oral – quase sempre compartilhado à noite no desabrochar da lua – em registro escrito e assim contribuir para que essas experiências não se perdessem” foi uma das motivações para o livro. Além dela, “a poesia de Manoel de Barros e a escrita de Mia Couto sobre personagens que não possuem valor de mercadoria foram muito importantes nesse processo de escrita”.

Além de Mistica dos Encantados, Marcos Andrade também é autor de outros livros e poesias, que podem ser lidos no perfil do autor.

Para saber mais sobre Mística dos Encantados, clique aqui.