INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO: REVISÃO INTEGRATIVA

REBECA SARAIVA VIEIRA

Co-autores: ROSYLANE PAIVA SANTIAGO , MARIA ELBA SÁ DA SILVA, VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI, KIARELLE LOURENÇO PENAFORTE e ISLENE VICTOR BARBOSA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Introdução

O Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) define-se como lesões que envolvem o couro cabeludo, o crânio e o encéfalo e é um processo que pode durar dias a semanas, mas começa no momento do impacto, sendo uma combinação de dano neural, insuficiência vascular e efeitos inflamatórios. Esse tipo de trauma ocorre após lesões fechadas ou penetrantes às estruturas encefálicas. Os tipos de lesões cranioencefálicas incluem concussão, contusão, fraturas de crânio, hematoma epidural ou subdural, hemorragia subaracnoide e herniação (SANTOS et al., 2013). O TCE é considerado como causa comum de morte e incapacidades, particularmente na primeira metade de vida, sendo mais frequentes entre os dois e 42 anos de idade, predominando no sexo masculino. Sua ocorrência torna-se ainda mais preocupante considerando que cerca dos 50% dos politraumatizados agravam seu diagnóstico pela sua vulnerabilidade e capacidade de recuperação limitada do Sistema Nervoso Central (SNC) (MOURA et al., 2011). O enfermeiro tem papel fundamental no cuidado oferecido a essas vítimas, pois é necessário que ele esteja apto para obter uma breve história do paciente, realize o exame físico, executando o tratamento imediato, preocupando-se com a manutenção da vida. Deve aliar sua fundamentação teórica à capacidade de liderança, iniciativa e habilidades assistenciais e de ensino. Precisa ter raciocínio rápido, pois é responsável pela coordenação de uma equipe de enfermagem, sendo parte vital e integrante da equipe de emergência (PEREIRA et al., 2011).Espera-se que o estudo possa contribuir para a prática assistencial, visto que o TCE é considerado como causa comum de morte e incapacidade funcional, levando em consideração a importância que os pacientes tenham uma assistência de enfermagem proveitosa e de qualidade, partindo do pressuposto que o objeto da enfermagem é o cuidado humanizado. Nesse contexto, este estudo objetivou identificar as principais intervenções de enfermagem ao paciente acometido por TCE.

Metodologia

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Após estabelecido e delimitado o tema, foi elaborado o plano de trabalho, inicialmente com a seguinte questão norteadora: Quais as intervenções de enfermagem prestadas ao paciente com TCE? Para realizar a seleção dos estudos, utilizaram-se os sistemas de bases de dados: ScientificElectronic Library Online (SciELO), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para a busca dos artigos nas bases selecionadas, foram utilizados os seguintes descritores de forma cruzada: traumatismo cranioencefálico e enfermagem. Os critérios utilizados para a seleção da amostra foram: artigos que abordem a temática em questão; publicados no período de 2010-2016 e disponíveis eletronicamente na íntegra nos idiomas português, inglês e espanhol. Os critérios de exclusão foram: editoriais e cartas ao editor. O levantamento dos artigos foi realizado no mês de março de 2016. A apresentação dos resultados e discussão realizou-se de forma descritiva, possibilitando ao leitor a avaliação da aplicabilidade da revisão elaborada, de forma a buscar evidências para a prática de enfermagem.

Resultados e Discussão

Toda vítima de trauma necessita de uma avaliação rápida, correta e sistemática para que se identifique e trate imediatamente lesões que ameacem a sua vida. O tratamento definitivo de um paciente traumatizado grave pode incluir transferência para um hospital especializado, intervenção cirúrgica emergencial e/ou suporte e monitorização em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destaca-se a importância do enfermeiro na especificidade e complexidade da assistência prestada a essas vítimas, que apresentam condições clínicas diferenciadas decorrentes da gravidade das lesões traumáticas (NOGUEIRA et al., 2015). Ao admitir o paciente, vítima de TCE na unidade de emergência, o enfermeiro tem a função de obter sua história; abordar as vias aéreas com imobilização da coluna cervical; realizar aspiração orotraqueal para manter boa oxigenação; proporcionar ao paciente uma ventilação adequada. Manter cabeça alinhada e decúbito elevado a 30°C. Observar a circulação como: verificação de pulso, coloração, temperatura e umidade da pele. Manter acesso venoso calibroso ou cateter venoso central para quantificação da volemia, realizando balanço hídrico a cada hora. Realizar exame neurológico (PEREIRA et al., 2011). A avaliação criteriosa do exame neurológico se dar pela Escala de Coma de Glasgow, ferramenta utilizada pela equipe para classificar o trauma. Os cuidados devem ser imediatos, pois quanto maior o tempo de atendimento maior vai ser a lesão. Lesões cerebrais secundárias são decorrentes de causas sistêmicas e intracranianas, podendo levar ao desenvolvimento de sequelas funcionais, psicológicas, comportamentais e cognitivas, com importante ônus para a reabilitação e dificuldade de reintrodução psicossocial e familiar destes pacientes (PÉREZ et al., 2011). Na UTI, as principais intervenções no paciente neurológico é evitar as lesões secundárias, mantendo estabilidade hemodinâmica, metabólica, e respiratória, com o intuito de manter uma adequada oferta de oxigênio e de nutrientes ao tecido cerebral. A enfermagem tem que estar atenta há alguns parâmetros como a HIC (hipertensão intracraniana), pois esta é definida como a presença de medida de pressão intracraniana (PIC). O resultado desse aumento é o prejuízo circulatório com hipóxia cerebral e aumento do edema cerebral, podendo evoluir para morte encefálica nos casos mais graves (SANABRIA, 2014).O enfermeiro é o elemento chave da equipe responsável pelo atendimento ao paciente vítima de trauma durante cada fase do cuidado prestado. Sendo assim, ele deve buscar continuamente seu aprimoramento em relação às habilidades de liderança e ao mesmo tempo se atualizar nos moldes estabelecidos pelos programas educativos específicos para atuação nesta área de atendimento (PEREIRA et al., 2011).

Conclusão

A importância da equipe de enfermagem aos pacientes com TCE é fundamental, uma vez que ela atua constantemente na recuperação do paciente. Esses cuidados ao paciente requerem do enfermeiro multiplicidade de conhecimentos, afim de que possa tomar decisões rápidas e concretas. Sabe-se que a magnitude do tratamento intensivo, reflete diretamente na recuperação do paciente e quanto mais rápido for esse atendimento, menor será as consequências. O enfermeiro participa da previsão de necessidades da vítima; definindo prioridades; iniciando intervenções necessárias, fazendo a estabilização, reavaliando o estado geral e realizando o tratamento adequado.

Referências                                                                                                           

SANTOS, F; CASAGRANDA, L.P; LANGE, C.; FARIAS, J.C.; PEREIRA, P.M.; JARDIM, V.RM., et al. Traumatismo cranioencefálico: causas e perfil das vítimas atendidas no pronto-socorro de Pelotas/Rio Grande do Sul, Brasil. Rev Min Enferm., v.4, n.17, p.882-7, 2013.

MOURA, J.C; RANGEL, B.L.R.; CREÔNCIO, S.C.E.; PERNAMBUCO, J.R.B.. Perfil clínico-epidemiológico de traumatismo cranioencefálico do Hospital de Urgências e Traumas no município de Petrolina, estado de Pernambuco. ArqBrasNeurocir, v.3, n.30, p.100-104, 2011.

PEREIRA, N; VALLE, A.R.M.C; FERNANDES, M.A; MOURA, M.E.B; BRITO, J.N.P.O; MESQUITA, G.V.. O cuidado do enfermeiro à vítima de traumatismo cranioencefálico: uma revisão da literatura.RevInterdis. Novafap, v.4, n.3, p.60-5, 2011.

NOGUEIRA, L.S.; PADILHA, K.G.; SILVA, D.V.; LANÇA, E.F.C.; OLIVEIRA, E.M; SOUSA, R.M.C.. Padrão de intervenções de enfermagem realizadas em vítimas de trauma segundo o NursingActivities Score. RevEscEnfermUSP, v.49, n.2, p.29-35, 2015.

PÉREZ, A.D; VALDÉS, M.V.A; ÁLVAREZ, R.P; CABALLERO, J.L.C. Revisión sobre el manejo del trauma cráneo encefálico enlaUnidad de Cuidados Intensivos Emergentes. Matanzas. RevMed Electrónica, v.33, n.2, 2011.

SANABRIA, M.V. Abordajedel Trauma Cráneo Encefálico enPatología Forense. Med. Leg. Costa Rica, v.31, n.2, p.335-342, 2014.