Anais do Evento Seminário CETROS

APRESENTAÇÃO DO EVENTO

O Seminário CETROS é uma iniciativa do Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS), laboratório acadêmico vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento é de responsabilidade dos professores e estudantes vinculados ao laboratório CETROS e ao grupo de pesquisa "Trabalho, Sociabilidade e Lutas Sociais" (CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0040610PZ6GR18). A realização é feita em parceria com movimentos sociais locais e laboratórios acadêmicos da Uece e de outras instituições de ensino superior.

O seminário objetiva socializar pesquisas e reflexões sobre temas atuais, buscando integrar aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais do capitalismo contemporâneo. É, pois, uma atividade de caráter interdisciplinar. Nesta linha, já foram realizados quatro eventos: o I Seminário CETROS aconteceu em maio de 2004 e abordou o tema "Crise estrutural do capital, processo civilizatório e a política"; o II Seminário CETROS ocorreu em agosto de 2006 com a temática "Crise do capital e transformação social"; o III Seminário CETROS foi realizado em março de 2009 e teve como temática geral "Crise capitalista, questão social e questão urbana", cujos palestras/conferências foram publicadas na Revista RET número 6 (www.estudosdotrabalho.org/RevistaRET06.htm); o IV Seminário CETROS, cujo título é "Neodesenvolvimentismo, trabalho e questão social", ocorreu em maio de 2013; o V Seminário CETROS, cujo título é "Imperialismo, Dependência e Lutas Sociais", deu continuidade a série em agosto de 2015, que deve fixar a periodicidade bianual daqui em diante. Por questões financeiras, a bianuidade do evento não pôde ser mantida, tendo sua sexta edição de acontecer no ano de 2018. O VI Seminário CETROS teve como título "Crise e Mundo do Trabalho no Brasil: desafios para a classe trabalhadora" e aconteceu no mês de agosto.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.