voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Disciplinas

 

A Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software possui carga horária total de 450 horas/aulas, das quais 360 horas/aula são obtidas através de disciplinas teórico/práticas, conforme lista a seguir:

 

ENGENHARIA DE SOFTWARE
Introdução a Engenharia de Software: Definição de Software, Desafios da Engenharia de Software, Mitos de Software, Ética em Engenharia de Software. Modelos de Processo de Desenvolvimento: Modelo Clássico; Modelo de Prototipação; Modelo Espiral; Modelo do Processo Unificado e outros. Gerência de Projeto de Software: Características de Projetos de Software; Planejamento de Projeto; Organização de Projeto; Estimativas no Projeto; Programação de Projeto; Controle de Projeto. Requisitos de Software: Extração, Análise, Especificação, Verificação e Gerência de Requisitos; Requisitos de Sistema e de Software, Controle dos Requisitos de Software, Rastreabilidade dos Requisitos.

  1. Engenharia de Software - Fundamentos, Métodos e Padrões, Paula Filho e Wilson de Pádua, Ed. LTC, 2003.
  2. Engenharia de Software - Teoria e Prática , James Peters e Witold Pedrycz, Ed. Campus, 2001.
  3. Engenharia de Software, 6th ed., Ian Sommerville, Ed. Prentice-Hall, 2003.
  4. Engenharia de Software, 5th ed., Roger Pressman, Ed. McGraw-Hill, 2002.

 

INTRODUÇÃO AOS PADRÕES DE SOFTWARE
Definição de padrões de software; História e evolução dos padrões de software; Áreas de aplicação de padrões; Tipos de padrões em relação ao processo de desenvolvimento de software; Outros tipos de padrões (anti-padrões); Formatos de padrões; Linguagens de padrões e catálogos de padrões; A comunidade de padrões; Ética em padrões; Exemplos de Padrões;

  1. The Timeless Way of Building, Christopher Alexander, Ed. Oxford University Press, 1979.
  2. A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction, Christopher Alexander, Sara Ishikawa e Murray Silverstein, Ed. Oxford University Press, 1977.
  3. Design Patterns, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, Ed. Addison-Wesley Professional, 1995.
  4. Patterns of Enterprise Application Architecture, Martin Fowler, David Rice, Matthew Foemmel, Edward Hieatt, Robert Mee e Randy Stafford, Ed. Addison-Wesley Professional, 2002.
  5. Process Patterns : Building Large-Scale Systems Using Object Technology, Scott W. Ambler e Barry McGibbon, Ed. Cambridge University Press, 1998.
  6. Organizational Patterns of Agile Software Development, James O. Coplien e Neil B. Harrison, Ed. Prentice Hall, 2004.

 

FUNDAMENTOS E PROJETO DE BANCOS DE DADOS
Introdução a Bancos de Dados e Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados. Projeto conceitual de banco de dados: Modelo Entidade-Relacionamento. Conceitos básicos de UML. Projeto Lógico de um banco de dados: Modelo relacional. Mapeamento ER-Relacional. Álgebra Relacional. Linguagem SQL. Normalização. Procedimentos armazenados e gatilhos.

  1. Fundamentals of Database Systems, 4ª Edição, Ramez Elmari e Shamkant B. Navathe, Ed. Addison-Wesley, 2003.
  2. Sistemas de Banco de Dados, 3ª Edição, Henry F. Korth e Abraham Silberschatz, Ed. Makron Books, 1999.
  3. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, 8a Edição, C. J. Date, Ed.Campus, 2004.

 

ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETO
Construção de modelos; Conceitos de OO; Análise essencial  x  Análise orientada a objeto; Introdução a UML; Cartões CRC (Classe  Responsabilidade e Colaboração); Fase exploratória do método (Declaração de objetivos; Diagrama de caso de uso; Diagrama de classes; Ambiente tecnológico; Planejamento da fase evolutiva); Fase evolutiva do método; Análise(Fluxo de eventos, Rascunho de formulários e relatórios, Diagramas de seqüência); Projeto(Diagramas de solaboração, Completar diagrama de classes, Projeto final de formulários e relatórios, Diagramas de transição de estado, Projeto de estruturas de armazenamento de dados e Diagrama de componentes); Programação; Teste.

  1. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML, Eduardo Bezerra, Ed. Campus.
  2. Desenvolvendo aplicativos com Visual Basic e UML, Paul Reed, Ed. Makron Books.
  3. Developing Applications with Java and UML, Paul Reed, Ed. Addison Wesley.
  4. UML Essencial, Martin Fowler, Ed. Bookman.
  5. Visual Modeling with Rational Rose and UML, Terry Quatrani, Ed. Addison Wesley.
  6. Análise e Projeto Orientados a Objeto  Vol. 2, Scott Ambler, Ed. IBPI Press.

 

PADRÕES ARQUITETURAIS E DE PROJETO (GoF e POSA)

Descrição detalhada e discussão dos 23 padrões do GoF (Criacionais, Estruturas e Comportamentais).  Descrição detalhada e discussão dos 17 padrões do POSA (Arquiteturais, de Projeto e Idioma).   

  1. Design Patterns, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, Ed. Addison-Wesley Professional, 1995.
  2. Design Patterns Explained: A New Perspective on Object-Oriented Design, Alan Shalloway, James R. Trott e James Trott, Ed. Addison-Wesley Professional, 2001.
  3. Patterns of Enterprise Application Architecture, Martin Fowler, David Rice, Matthew Foemmel, Edward Hieatt, Robert Mee e Randy Stafford, Ed. Addison-Wesley Professional, 2002.

 

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO 

Introdução a OO: Histórico e Motivação; Virtual Machine; JRE x JSDK; Estrutura de um programa. Ambiente e compilador; JVM; Fundamentos: tipos primitivos, variáveis, atribuições, strings; Operadores aritméticos, lógicos, relacionais, condicional; Estruturas de Controle de Fluxo: if, switch, while, do while, for, break, continue; Arrays;  Métodos, passagem de parâmetros e recursividade; Classes, objetos, instanciação, variáveis e métodos de instâncias; Sobrecarga de métodos; Construtores; Garbage collection; Acessabilidade public e private; Encapsulamento; Herança de classes e classe Object; Acessabilidade protected; Redefinição de métodos; Encadeamento de construtores com this( ) e super( ); Casting de Referências e operador instanceof; Polimorfismo e Ligação Dinâmica;  Classes Abstratas e Interfaces; Dados finais, membros de classe (static); Pacotes e acessabilidade default. Variáveis, métodos e classes finais; Agregação. Arrays de Objetos; Coleções; Listas; Mapeamentos; Tratamento de exceções; Threads.

  1. Aprenda em 21 dias Java 2: professional reference,  Laura Lemay e Rogers Cadenhead, Ed. Campus, 2003.
  2. Core Java 2,  volume I – fundamentos, Cay Horstmann e Gary Cornell, Ed. Makron Books, 2002.
  3. Java - como programar, 4 edição, H Deitel e P Deitel, Ed. Bookman, 2003.
  4. Head First Java, Kathy Sierra e Bert Bates,  Ed. O’Reilly, 2003.
 

PADRÕES E ANTI-PADRÕES J2EE 

Descrição detalhada e discussão dos 15 padrões do livro Core J2EE (Apresentação, Negócios e Integração), entre outros padrões Java, e dos Anti-Padrões presentes no livro J2EE AntiPatterns.

  1. Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategie, Deepak Alur, Dan Malks e John Crupi, Ed. Prentice Hall, 2003.
  2. J2EE AntiPatterns, Bill Dudney, Stephen Asbury, Joseph Krozak e Kevin Wittkopf, Ed. Wile, 2003.

 

VALIDAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE

Teoria de verificação, validação e confiabilidade de software; Planejamento de testes; Critérios e técnicas de testes: testes funcionais, estruturais, fluxo de dados, regressão, níveis de testes, testes de unidade, testes de integração, testes de aceitação, testes de desempenho; Inspeção, Revisão Técnica, Revisão por Pares e Walkthrough; Depuração; Documentação e especificação de testes; Automação e Ferramentas de testes.

  1. Software Testing Techniques, B. Beizer, Ed. Van Nostrand Reinhold Company, 1983.
  2. Java Testing Patterns, Jon Thomas, Matthew Young, Kyle Brown e Andrew Glover, Ed. Wiley, 2004.
  3. Engenharia de Software, 5th ed., Roger Pressman, Ed. McGraw-Hill, 2002.
  4. The Craft of Software Testing: Subsystem Testing Including Object-Based and Object-Oriented Testing, Brian Marik, Ed. Simon & Schuster Trade, 1994.

QUALIDADE DE SOFTWARE

O conceito de qualidade. A solução da qualidade. Evolução do conceito de qualidade e histórico. Os modelos de gestão para e pela qualidade. Ferramentas da qualidade: Carta de controle, Causa e Efeito, Pareto, Folha de verificação, Fluxograma; Modelos para a qualidade do produto de software e modelos para a qualidade do processo de software: ISO, PNQ, PMBoK, GQT, PDCA, RUP, SIX SIGMA, CMMI.

  1. Engenharia de Software, 6th ed., Ian Sommerville, Ed. Prentice-Hall, 2003.
  2. Engenharia de Software, 5th ed., Roger Pressman, Ed. McGraw-Hill, 2002.
  3. Engenharia de Software com CMM, Soeli T. Fiorini, Ed. Brasport,1998.
  4. Modelos de Qualidade de Software. Mario Lúcio Côrtez et al., Ed. UNICAMP, 2001.
  5. Qualidade de Software - Teoria e Prática, Ana Regina Cavalcanti da Rocha et al., Ed. Prentice Hall, 2001.
 

GERÊNCIA DE PROJETOS

Conceitos básicos da gerência de projetos; Metodologia de gerência de projetos; Ciclo de Vida de Projetos; Planejamento básico; Planejamento de Projetos; Estudo de viabilidade; Estimativas de custo; Estimativas de tempo; Análise de risco; Análise de custo-benefício; Planejamento de Tarefas; Medidas de software; Plano de Recursos; Aspectos da Gerência de Projetos; Recursos humanos; Garantia e Controle de Qualidade; Ações corretivas; Controle de Mudança; Gestão da Integração.

  1. Gerência de Software através de Métricas, Aguinaldo A. Fernandes, Ed. Atlas, 1995.
  2. Engenharia de Software com CMM, Soeli T. Fiorini, Ed. Brasport, 1998
  3. Qualidade Total em Informática, Antonio de Loureiro Gil. Ed. Atlas, 1999.
  4. Engenharia de Software e Especificação de Sistemas, Bruno Maffeo, Ed. Campus, 1992.

 

ENGENHARIA DE SOFTWARE WEB

Evolução da internet; Tecnologias cliente; Tecnologias Servidor: Servlet e JSP; Arquitetura Orientada a Serviços; Web services; Aplicações REST

  1. Ajax com Java: Steven Douglas Olson; Editora: Alta Books
  2. Use a Cabeça! JSP E Servlets: Kathy Sierra, Editora: Alta Books
  3. Use a Cabeça! Javascript: Michael Morrison; Editora: Alta Books
  4. SOA aplicado: Integrando com web services e além: Alexandre Saudato; Casa do Código
  5. RESTful Web Services Cookbook: Subbu Allamaraju; O'Reilly Media / Yahoo Press

 

PADRÕES DE PROJETOS PARA ANDROID

Introdução ao desenvolvimento móvel; Conceitos básicos do Android; Interface Gráfica; Padrões de Projeto para Android

  1. Padrões De Projeto Para O Android - Soluções De Projetos De Interação Para Desenvolvedores: Greg Nudelma; Wiley Novatec; 2013
  2. Google Android: crie aplicações para celulares e tablets: João Bosco Monteiro; Casa do Código
  3. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK; Ricardo Lecheta; 3ª Edição; Novatec; 2008 

 

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Conhecimento e Ciência. Pesquisa Científica: etapas, modalidade, coleta e análise de dados. Trabalhos Acadêmicos. Monografia: apresentação gráfica, orientações metodológicas, estrutura. Delimitação da Pesquisa: tema, problema, objetivos e etapas do desenvolvimento.

  1. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
  2. Metodologia do trabalho científico, Antônio Joaquim Severino. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
  3. Introdução à metodologia do trabalho científico, Maria Margarida de Andrade.  5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

 

 

Serviços


UECE - Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software - Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza/Ce

Fone:(85) 3101-9776 Celular: (85) 98545-8098 E-mail: eesuece@gmail.com

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados