No Dia Mundial do Livro, EdUECE retoma Festa do Livro e da Rosa no Ceará

16 de abril de 2021 - 19:42 #

A Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) realizará nos dias 22 e 23 de abril, pelo seu canal no YouTube, a 11ª edição da Festa do Livro e da Rosa, retomando, assim, o evento iniciado no Estado há 18 anos.

A edição tem como principal objetivo dar início a uma série de ações da Editora, voltadas para a democratização do acesso ao conhecimento produzido pela Uece.

A nova diretora da EdUECE, professora Cleudene Aragão, destaca: “em tempos em que os livros correm o risco de serem considerados bens de luxo e sofrerem nova taxação, a Editora da Uece vem celebrar o Dia Mundial do Livro reivindicando seu papel como bens de primeira necessidade e defender o direito fundamental de todo(a) o(a)s brasileiro(a)s a ter acesso aos livros e à leitura”.

A EdUECE espera reunir virtualmente no evento, professores e estudantes universitários, autores e leitores da produção acadêmica das editoras universitárias brasileiras e também todos os leitores interessados em novas vertentes da criação literária em edição independente.

A Festa do Livro e da Rosa foi idealizada no Ceará, em 2003, pela professora Cleudene Aragão, inspirada na Festa de São Jorge, da Catalunha, realizada na mesma data em que celebram o dia da rosa e do livro, ocasião em que as pessoas se presenteiam com rosas e livros.

Veja a programação:

22 de abril (quinta-feira):

9h30 – Abertura
10h – Palestra: A edição universitária como política pública, com o professor José Castilho Marques Neto (FCL-Unesp/Araraquara)

18h30 – Apresentação cultural: Performance poética com o Prof. Eleildo Alves (Uece).
19h – Mesa-redonda: A trajetória da EdUECE na difusão do conhecimento, com os professores da Uece, Luiz Cruz, Liduina Farias e Erasmo Ruiz.

23 de abril (Sexta-feira):

17h – Palestra: Editoras universitárias e a difusão do conhecimento em tempos de crise, com a presidente da ABEU, professora Rita Virgínia Argollo.

18h30 – Apresentação cultural: Apresentação musical com o violonista José Filho (Curso de Música – Uece)
19h – Mesa: A novíssima criação literária de mulheres e a edição independente, com Mika Andrade (Olho de Lilith) e Anna K. Lima (Aliás Editora).