Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Dezembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
Passos para Publicação

alt

1. COMO PROCEDER PARA ENVIAR MATERIAL PARA PUBLICAÇÃO DE LIVROS IMPRESSOS E E-BOOKS?

O autor deve fornecer à EdUECE os seguintes materiais:

  • Material impresso (duas cópias encadernadas em espiral). Uma cópia deverá conter os dados de autoria; a outra deve omitir o nome de autores e/ou organizadores.
  • Arquivo digital editável (Open Office, Word, etc.) em CD. Não será aceito arquivo em formato PDF.
  • Uma carta de encaminhamento apresentando o material e os dados do autor/organizador atualizados (telefone e e-mail) para futuros contatos.


2. DEPOIS DE ENTREGUE O MATERIAL, QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS DA EdUECE?
Quando seu livro chega à Editora da UECE, ele é encaminhado aos pareceristas, a fim de ouvir opiniões de especialistas sobre o conteúdo a ser editado. Havendo um parecer favorável quanto ao conteúdo, e um acerto entre o autor e a Editora quanto à disponibilidade de recursos para a publicação, procura-se viabilizar financeiramente a publicação. Atentamos para o fato de que o autor/organizador deve atender as considerações do parecerista e reapresentar a proposta de publicação à Editora. Acertada essa fase, assina-se o Termo de Cessão de Diretos Autorais e se inicia a editoração.

Nessa etapa, o material é colocado em formato de livro e as imagens são padronizadas e recebem tratamento para que fiquem nítidas para o leitor. Essa arte gráfica engloba desde a escolha da fonte até o formato e o número de páginas do livro.

Com o texto já diagramado a próxima etapa é a revisão autoral, em que o autor/organizador revisa o texto e sinaliza quanto às correções (erros gráficos) que possam surgir.

A seguir, o texto volta para a diagramação para que tudo seja incorporado ao material. Nessa fase, com a ajuda do autor, as dúvidas que ficaram da primeira leitura são sanadas. Para garantir confiabilidade ao trabalho, uma nova fase de leitura, desta vez pelo Editor, é realizada, seguida de nova incorporação. Então, toda obra da Editora da EdUECE é lida integralmente duas vezes.

Depois dessa fase, seguem-se várias conferências a fim de verificar se tudo está correto e, depois, o material é encaminhado para a gráfica. Durante o processo de editoração alguns trabalhos, que recebem a logo da EdUECE, são terceirizados, porém, seguem as mesmas etapas.

Você, como autor/organizador, pode contribuir conosco seguindo rigorosamente os seguintes procedimentos:

  • Adequar as referências dos diferentes artigos ou capítulos  às normas da ABNT ou Vancouver, e apresentar a declaração da mesma;
  • Conferir se todos os autores citados estão nas referências;
  • Encaminhar a obra para revisão ortográfica e gramatical antes de apresentá-la;
  • Antes de encaminhar para o revisor, usar corretor do word para evitar erros simples de digitação e de ortografia;
  • Na maior parte das situações (com exceções a depender da orientação teórica do proponente) deixar o texto mais impessoal; isso significa não usar primeira pessoa do singular e atentar para o uso da primeira pessoa do plural, que só deve ser usada quando incluir o leitor (por exemplo: em "veremos a seguir") e não para se referir ao grupo de autores.

Dessa forma, nós  da EdUECE, poderemos nos dedicar mais e melhor em nossas especialidades e fazer com que a obra fique padronizada e correta, tornando assim o processo editorial mais rápido.