Maio 2019
Departamento de Informática implanta novo sistema de atendimento

Com o intuito de aumentar a produtividade da equipe de atendimento ao usuário, o Departamento de Informática (DI) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) implanta, a partir desta terça-feira, 1º de agosto, novo sistema que substituirá o HelpDesk para atendimentos voltados ao setor.

O usuário poderá solicitar o atendimento de maneira mais rápida e simples por meio do próprio sistema, por e-mail ou por telefone, além de contar com o serviço FAQ, que oferece acesso às respostas das perguntas mais frequentes.

Desde 2010, o DI utiliza o HelpDesk para atender o controle dos chamados dos usuários dos sistemas informatizados da universidade, na média de 3 mil por ano. Diante do volume e diversidade desses chamados, ampliados pela criação e implantação de mais sistemas administrativos e acadêmicos, tonou-se necessária a customização de um sistema de gerenciamento de incidentes, usado para controlar a comunicação e resolução de problemas dos usuários. No DI, esse sistema foi nomeado de "atendimentodi".

A implantação do "Atendimento DI" originará vários benefícios, como: 1 - abertura automática de chamados técnicos via e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , não havendo necessidade de o usuário ser treinado ou possuir acesso ao sistema; 2 - acompanhamento do chamado pelo usuário via e-mails automáticos de andamento e encerramento; 3 - controle automático do tempo de resolução e priorização do chamado, com acompanhamento por meio de painéis de controle; 4 - ao fim do atendimento, o usuário recebe um e-mail com uma pesquisa de satisfação que oferece subsídios para a melhoria na gestão dos serviços, 5 - mais rápido, estável e fácil de operar que o sistema anterior.

A abertura do chamado poderá também ser feito por meio de um portal de atendimento "atendimentodi.uece.br" ou pelo telefone 3101-9718.

As solicitações podem ainda ser realizadas pelo HelpDesk até 31 de agosto. Após a data, apenas o "Atendimento DI" passará a ser utilizado para atender às demandas voltadas ao DI. O HelpDesk continuará sendo utilizado normalmente para solicitações direcionadas à Prefeitura, Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate) e Núcleo de Engenharia (NUCENG).

O "atendimentodi" levou, aproximadamente, três meses para ser finalizado. Toda a equipe do DI se dedicou nesse período levantando dados, realizando pesquisas e planejando sua execução, para que o novo sistema fosse, enfim, implantado.

Veja o tutorial com o passo a passo para utilizar o serviço.