XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Neste domingo, dia 02 de julho, iniciou o XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na universidade Mackenzie, em São Paulo. Um dos eventos do dia foi o 18o. Curso de Qualidade (CQ), que é organizado pela Comissão de Educação da SBC e tem como finalidade principal propiciar a discussão com a comunidade acadêmica, representada principalmente pelos professores e coordenadores de curso da área de Computação, temas relacionados a metodologias de ensino, projeto e avaliação de cursos, escopo de disciplinas e o processo de ensino e aprendizagem.

Nesta edição do CQ houve um painel sobre o ENADE 2017, que contou com representantes de diferentes comissões que terão seus cursos avaliados esse ano, como Engenharia de Computação, Licenciatura em Computação, Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de uma representante do INEP.

O prof. Paulo Henrique Mendes Maia, coordenador do curso de Licenciatura em Computação da UECE/UAB, representou a comissão de avaliação desse curso no painel. Em sua apresentação, ele fez um levantamento dos principais resultados do Enade 2014 para o curso, como número de inscrições, perfil dos alunos por sexo e faixa etária, e notas atribuídas por instituição e por região. Em seguida, o professor Paulo Henrique apresentou as diretrizes para o Enade 2017 para a Licenciatura em Computação, mostrando o perfil esperado do egresso, as competências que ele de ter e os objetos de conhecimento que serão cobrados na prova.

O painel terminou com perguntas do público, onde foi possível tirar algumas dúvidas e esclarecer pontos relevantes para aplicação do Enade neste ano.