Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Corpo Docente

Profa. Dra. Cleide Carneiro - Possui graduação em Serviço Social - mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001). Atualmente é pesquisador,/professor adjunto na Universidade Estadual do Ceará - UECE, Coordenadora do Laboratório de Humanização e Atenção em Saúde (LHUAS), Coordenadora do Curso Mestrado Profissionalizante Ensino na Saúde . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Humanização e Saúde Pública, Saúde Mental e Trabalho, Cultura Organizacional, Gestão e Avaliação em Serviços de Saúde.

Lattes


Prof. Dr. Heraldo Simões Ferreira - Doutor em Saúde Coletiva (UECE), Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR), Especialista em Psicomotricidade (UECE) e Professor de Educação Física (UNIFOR). Atuou por 16 anos na Educação Básica. É docente no ensino superior desde 2003. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, lotado no curso de Educação Física. É professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE, ministrando aulas para alunos do Mestrado em Educação. Também é docente do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde - CMEPES UECE. Coordena as especializações em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas; e, em Gestão em Saúde. Atua em duas áreas: Educação Física Escolar e Saúde em Ambientes Escolares. É Faixa Preta 5º Dan de Karate (CBK) e Bi-Campeão Brasileiro Master da modalidade (2012 e 2013).

Lattes


Profa. Dra. Ana Patrícia Pereira Morais - Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1995). Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP(2010), Mestre em Saúde Pública (2001) especialista em Saúde Pública,especialista em Saúde Mental e pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Docente (Professora assistente/nível-5 ) da Universidade Estadual do Ceará/UECE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas Públicas de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva e saúde mental, saúde pública, organização de serviços de saúde, aspectos psicossociais e saúde do trabalhador.

Lattes


Profa. Dra. Gláucia Posso Lima - Possui graduação em Curso de Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1990); mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é Professora da Universidade Estadual do Ceará - Diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará - Membro titular - CONCEN-CS - Membro titular - CEPE - Membro titular - CONSU. Docente do Colegiado do Curso de Nutrição. Docente Permanente do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, com enfase em Alimentação Coletiva e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com foco em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, alimentos, higiênico-sanitário, manipulador de alimentos e higiene. Processos formativos na área de saúde.

Lattes


Prof. Dr. Antonio Germano Magalhães Junior - Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação e Mestrado Profissional em Ensino de Saúde e Políticas Públicas, na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância.

Lattes


Profa. Dra. Annatália Meneses de Amorim Gomes - Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008). Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2005). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990). Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1984). Coordenou a Formação Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde, junto ao projeto de cooperação Brasil-Canadá. Consultora da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Supervisora do Plano de Qualificação das Maternidades da Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro para os Estados de RO, PI e MA. Professora colaboradora do Mestrado de Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência em assessoria e formação de profissionais da saúde nas áreas de Atenção e Gestão para a melhoria da qualidade e humanização na saúde.

Lattes


Prof. Dr. Erasmo Miessa Ruiz - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor adjunto K da Universidade Estadual do Ceará. Consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (PNH/MS) e Coordenador da Regional Nordeste II da PNH/MS. Presta supervisão Institucional no Centro de Referência da Mulher de Fortaleza. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Tanatologia e análise institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Tanatologia, Humanização na Saúde, Educação Médica, Morte e Morrer, Saúde Mental e Bioética.

Lattes


Prof. Dr. Eddie William de Pinho Santana - Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1990), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Phd In Biological Sciences - University of Bristol (1998). É graduando do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde coordena o Laboratório de Epidemiologia e Controle de Endemias (LABECE/UECE),Coordena o Curso de Especialização em Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde da UECE, Coordena o Projeto PET Saúde - Vigilãncia em Saúde UECE/SMS Maracacaú, é Coordenador Geral do Curso pré Universitário da UECE (UECEvest). É Coordenador do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE em Pacoti, CE. É membro de comitê do Ministério da Saúde, membro de comitê - Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza e membro de grupo de trabalho - Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Doença Infecciosas São José. Consultor Ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Controle das Doenças Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia e controle de endemias, Leishmanioses, Dengue, Aedes aegypti, controle biológico de vetores, betta splendens.

Lattes


Profa. Dra. Meirecele Calíope Leitinho - Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1964), especialização em Psicologia e Pesquisa pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1980), doutorado em Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e Pós-Doutorado em Formação de Professores na Universidade de Brasília- UnB (2006-2007). É professora adjunta aposentada da Universidade Estadual do Ceará e professora Associada aposentada da Universidade Federal do Ceará; atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

Lattes


Profa. Dra. Alice Maria Correia Pequeno - Possui graduação em Geologia pela Universidade de Fortaleza (1988) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Tem Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É Professora permanente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará, coordenando a Disciplina de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e colabora na disciplina de Avaliação da Aprendizagem. Trabalha na Escola de Saúde Pública do Ceará, em atividades no Centro de Investigação Científica e no Comitê de Ética em Pesquisa. Tem experiência na área da saúde coletiva nos seguintes campos do conhecimento: vigilância sanitária, meio ambiente,saúde do trabalhador, saúde ambiental e ensino em saúde. Membro do Colegiado do GT-VISA da ABRASCO. É docente dos cursos de Enfermagem e Educação Física da FGF e leciona as disciplinas Saúde Ambiental, Metodologia da Pesquisa em Enfermagem, Projeto de Pesquisa, Epidemiologia Geral e Vigilância em Saúde. Docente da disciplina Antropologia da Saúde do Curso de Biomedicina da UNCHRISTUS..

Lattes


Profa. Dra. Maria do Socorro de Sousa - Possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2014), mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003), especialização em Administração e Organização de Eventos pela Universidade Estadual do Ceará (2001), especialização em Dinâmicas Grupais na Empresa e Escola pela Universidade de Fortaleza (2000) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983). Desde 1987 é coordenadora pedagógica da OfinArtes - Centro de vivências, ensino e pesquisa educativas. Coordena o GEPAP - Grupo de estudo Pesquisa e Ação Pedagógica. É professora colaboradora do mestrado profissional em Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará, professora convidada da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, convidada da Universidade Vale do Acaraú e participante do NESC - Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência nas áreas de Saúde e Educação, trabalhando nos seguintes temas: Avaliação educacional, planejamento participativo, metodologias ativas e participativas, formação de professores e currículo.

Lattes


Prof. Dr. Antonio Germane Alves Pinto - Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (1999). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2002) e em Educação Profissional pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (2003). Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2008). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2013). Professor Adjunto I do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri-URCA/CE. Tem experiência na área de assistência, ensino e pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, produção do cuidado em saúde, saúde mental, enfermagem, epidemiologia, planejamento em saúde e práticas clínicas. Atualmente é vice-coordenador e docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) - Nucleadora URCA; Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da URCA; Membro e Coordenador Adjunto do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da URCA; Coordenador Local do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem UFC/URCA; e, Líder do Grupo de Pesquisa - Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN) - CNPq/URCA.

Lattes


Prof. Josep Lluís de Peray Baiges - Licenciado em Medicina e Cirurgia. Especialista em Saúde Pública e Medicina Familiar/Comunitária em Atenção Primária.




Profa. Dra. Maria Marlene Marques Ávila - Graduação em Nutrição (1982) e Mestre em Saúde Pública (1999) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Administração em Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela USP/Faculdade de Saúde Pública. Professora Associada do Curso de Nutrição, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e professora permanente do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

Lattes


Prof. Dr. José Airton de Freitas Pontes Junior - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil, e Pós-Doutoramento em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal. Pesquisador do Núcleo de Avaliação, Investigação e Medidas Educacionais da Universidade Federal do Ceará (NAVE/UFC/CNPq). Tem desenvolvido estudos e pesquisas em Avaliação.

Lattes


Profa. Dra. Lucyla Oliveira Paes Landim - Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo/USP, possui Especialização em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública/FSP/USP; Especialização em Saúde Mental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ; Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará/UECE; e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará/UECE. É integrante do LHUAS - Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde/UECE e do Grupo de Pesquisa Cultura, Saberes e Práticas de Saúde/UECE/CNPq. Atualmente é pesquisadora/professora do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde/CMEPES/UECE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde focalizando as praticas de saúde,humanização, prevenção e promoção da saúde, educação em saúde, educação permanente; e em pesquisa qualitativa, etnografia, hermenêutica e Cuidado em saúde, atuando principalmente no ensino, pesquisa e projetos de extensão voltados para a formação de profissionais de saúde.

Lattes


Profa. Dra. Paola Gondim Calvasina - Cirurgiã-dentista pela Universidade de Fortaleza (2001), Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2005), especialista em Periodontia pela Universidade de Fortaleza (2005), especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (2007), PhD com diploma em Saúde Global pela University of Toronto (2014). Desde 2015 é Pós-Doutoranda da FIOCRUZ-CE, Bolsista Jovens Talentos da CAPES. Foi palestrante associada, ministrando aulas sobre Promoção de Saúde e Determinantes Sociais de Saúde para alunos do segundo e terceiro semestre do curso de odontologia Universidade de Toronto (2010-2012). Foi coordenadora de saúde bucal do distrito regional IV da prefeitura de Fortaleza (2005-2008). Revisora das revistas Journal of Public Health Dentistry, Community Health and Epidemiology, International Journal of Health Services, American Journal of Public Health, Medical Care, Revista de Saúde Pública e Revista Brasileira de Promoção de Saúde. Foi professora substituta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (2006-2007). É editora associada da Revista International Journal of Health Services e da Revista Journal of Dentistry & Oral Disorders. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Bucal Coletiva, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Determinantes Sociais de Saúde, Epidemiologia Social.

Lattes


Profa. Dra. Lidia Andrade Lourinho - Pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Saúde Coletiva (UECE/UFC/UNIFOR). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Fonoaudióloga. Psicopedagoga. Pesquisadora do Laboratório de Saúde nos Espaços Educacionais com foco na Educação em Saúde e na Formação em Saúde, ligado ao Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista de doutorado da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES na Universidade de Massachusetts em Amherst. Experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação em Saúde; Educação em Saúde, Promoção da Saúde. Possui experiência docente na área da Saúde e da Educação e em tutorial presencial e a distância.

Lattes


 

Calendário

Janeiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6