Nota de Pesar pelo falecimento da docente Elzenir Colares

23 de junho de 2020 - 10:38

A Direção do CH, o curso de Letras e o curso de Letras/Espanhol do CH comunicam e lamentam profundamente o falecimento aos 85 anos de idade, às 2 horas da manhã do dia 20 de junho de 2020, da profa. Elzenir Colares, que teve grande importância para a cultura de nosso estado. A profa. entrou na UECE para ensinar no Curso de Letras Espanhol em 1991.

Em sua homenagem um texto escrito pelo prof. João Artur, professor do curso de Letras/Espanhol que foi seu aluno e que nos conta a trajetória da saudosa professora:
“Elzenir Colares foi uma das primeiras professoras da Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará. Agraciada com uma bolsa de estudos para aperfeiçoar seus conhecimentos de língua, literatura e cultura espanholas, viajou para a Espanha e ali, além das atividades discentes fez curso de danças espanholas na “Academia Milagros Acuña”, em Madri.

Ao regressar, fundou o Grupo Folclórico Hispano-Brasileiro que depois passou a se chamar Grupo de Tradições Cearenses. Contudo, continuou com as atividades de Professora de Espanhol, divulgando a língua de Cervantes e conquistando, cada vez mais, adeptos ao hispanismo.

Foi responsável, juntamente com outros professores pela reabertura do Curso de Espanhol na Universidade Estadual do Ceará e, pelas suas mãos, passaram mestres como: Ocenéia, Cleudene, Artur, Rosimir, Cícero e muitos outros. Foi uma das fundadoras da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará (APEECE), onde sempre trabalhou para desenvolver o ensino de língua espanhola no nosso Estado.

A maior condecoração que recebeu foi a Medalha Boticário Ferreira. Foi delegada do CIOFF (Comitê Organizador de Festivais Folclóricos), órgão ligado à UNESCO, com sede em Moscou. Trabalhou na antiga EMCETUR (Empresa Cearense de Turismo), como assessora para assuntos culturais.

Desfilou na ala das baianas da Escola de Samba Beija-Flor, onde conheceu o saudoso Joãozinho Trinta e, dessa amizade nasceu a oportunidade de juntos, Grupo de Tradições Cearenses e a Beija-Flor proporcionarem um “réveillon” inesquecível para o Rei do Marrocos.

Levou o Grupo de Tradições Cearenses para todo o Brasil, França, Espanha, Peru, Canadá e Marrocos.