Relatórios de Atividades

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM HISTÓRIA E CULTURAS – DÍCTIS

ANO DE 2012

 

Introdução

Criado em 2007 o DÍCTIS tem amadurecido sua prática institucional ao longo destes anos de pesquisa, estudos e reflexões. Este ano apresenta pela primeira vez um relatório com as principais atividades do período passado recente.

 

As atividades foram inovadas visando uma maior abertura ao público da Uece e da comunidade de modo mais amplo, trazendo para dentro da universidade setores ligados à pesquisa e reflexões feitas por seus integrantes, criando assim uma oportunidade a mais de divulgação, popularização e conhecimento da produção acadêmica.

Além disso, o formato de suas reuniões e atividades se abriu para uma maior articulação com setores das artes de um modo geral, tais como a produção fílmica, literatura, entre outros, sempre tendo como norte o fazer-se de tais manifestações e de seus artífices. Com esta referência textos, projetos de doutorado, filmes, seminários e trabalhos documentais foram realizados no seio de nosso grupo.

Os trabalhos de graduação e de mestrado de seus participantes tem se consolidado como instrumentos não só da formação de nosso corpo discente, bem como importantes elementos de interferência sócio-política-cultural. Profícua discussão no interior do grupo tem fundamentado a elaboração destes trabalhos monográficos e integrado o grupo.

Esperamos com isso estar contribuindo e acenando para professores, alunos, funcionários e comunidade em geral, no sentido de contribuir cada vez mais para nosso mútuo crescimento com o que temos de mais caro: nossos saberes e fazeres…

 

Relatório

 

Mês de Março

Atividades: Retorno Do Pós-Doutorado em Portugal e retomada dos trabalhos sondagem de calendário;

Organização de Seminário de Pesquisa e divulgação da produção realizada pelo grupo.

 

Mês de Abril

Atividades: Realização do seminário: “Sujeitos Sociais e Práticas Culturais” (13 de abril), participação do grupo na organização e na realização de conferências.

– Conferências realizadas

1ª Conferência – TRAJETÓRIAS “QUASE BIOGRÁFICAS” NO MUNDO DA ARTE E DA IMAGINAÇÃO: ROCHA LIMA, SIQUEIRA DE AMORIM, ROGER ROGÉRIO e LUÍS ASSUNÇÃO – Ariane Golçalves, Marília Cardoso, Jordianne Guedes e Vanessa de Souza.

2ª Conferência – ATORES SÓCIO-HISTÓRICOS, SEU FAZER-SE E SUAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO MUNDO: COMUNIDADES IMAGINADAS E COMUNIDADES ESTABELECIDAS – Camila Farias, Getúlio Cavalcante, Francisco Damasceno e Kalliany Menezes.

3ª Conferência – MUSICALIDADES E APROPRIAÇÕES SOCIAIS DE SUJEITOS EM ARTE – Luiza Rios, Leopoldo Barbosa e Gerardo Nascimento.

4ª Conferência – Encerramento com o professor e pesquisador Gilmar de Carvalho

 

Mês de Maio

Atividades: Reunião ordinária (Discussão de texto teórico – Introdução da publicação do livro então em fase de revisão).

 

Mês de Junho

Atividades: Realização de reunião para discutir o texto de Stuart Hall / Da diáspora – Prof. Wagner Castro escolheu os capítulos e conduziu a discussão.

 

Mês de Julho

Atividades:

1. Filme – Bird ou Schutz gets the blues (Responsáveis Rogério e Gerardo).

2. Participação do grupo na XVI Semana de História da UECE (02 a 06 de julho), coordenando simpósio, comunicando pesquisas, apresentando minicursos, conferindo palestras e organizando o encontro.

3. Participação do grupo no Encontro Estadual de História (15 a 20 de julho), coordenando simpósios, comunicando pesquisas, apresentando minicursos, conferindo palestres e organizando o encontro:

– Minicursos apresentados: “História e Música: os historiadores entre a “música fonte” e a “música realidade” – Francisco Damasceno, Leopoldo Barbosa e Fernando Benevides; “Cultura(s) Popular(es)”: Abordagens e Manifestações” – Francisco Gerardo, Camila Mota e Marília Cardoso.

– Simpósio coordenado: “Eu canto porque o instante existe… Aspectos da Produção Historiográfica com Música…” – Francisco Damasceno e Francisco Gerardo.

– Trabalhos apresentados:

Título: Recife: “A cidade entrou na roda”- Hip Hop e MangueBit nas décadas de 1980 e 1990. Autor: Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento (UECE).

Título: “A Revolução no Rock: o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Autor: Fernando Vasconcelos Benevides (TV Verdes Mares)

Título: Sentimentos do blues: compreensão da cena blues em Fortaleza 1988-1998. Autor: Leopoldo de Macedo Barbosa (UECE)

Título: “Não sei se nasci não sei se morri, mas que cantem as canções que escrevi”. Autor: Vanessa Nascimento de Souza

Título: “Cantoria Nordestina em sua produção rural-urbano: cantadores do século XX”. Autor: Francisco José Gomes Damasceno (Prof. UECE)

Título: “O Dizer da Resistência – A invenção da Comunidade de Balbino – CE em narrativas de moradores”. Autor: Camila Mota Farias (UECE)

– Palestras conferidas: Título: Identidades musicais: a constituição do nós pelos acordes – Prof. Dr. Francisco Damasceno (UECE); Prof. Dr. Pedro Rogério (UFC); Profa. Dra. Simone Luci Pereira (UFRJ).

 

Mês de Agosto

Atividades

1) Lançamento do livro “História(s) e(m) Arte(s): Reflexões sobre Sujeitos”, produzido pelo DÍCTIS, na Feira da Música no dia 23 de agosto no Estoril Espaço Cultural.

2) Apresentação de minicursos na Feira da Música por Jord Guedes e Luíza Rios, integrantes do grupo.

 

Mês de Setembro

Atividades

1) Apresentação de Monografia de graduação de Leopoldo Barbosa – Título: Sentimentos do blues: compreensão da cena blues em Fortaleza 1988-1998.

2) Lançamento dos livros “Nos Caminhos da Vida de Siqueira de Amorim” e “História(s) e(m) Arte(s): Reflexões sobre Sujeitos”.

3) Participação do grupo no I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas (02 a 06 de julho), coordenando simpósio, comunicando pesquisas e conferindo palestras.

– Simpósio Temático: História, Cultura e Música – Vanessa Souza e Luiza Rios.

– Conferência e Mesas

Mesa: “IDENTIDADES E INTERCULTURALIDADES NA MÚSICA ” – Dr. Francisco José Gomes Damasceno (UECE) e Dra. Simone Luci Pereira (UNIRIO);

Conferência: “COMUNIDADE, MÚSICA E HISTÓRIA: TRAJETÓRIAS E(M) ARTE” – Dr. Francisco José Gomes Damasceno (UECE).

– Trabalhos apresentados:

Título: “BREAK E MANGUEBIT NA CIDADE DE RECIFE DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990”. Autor: Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento

Título: “JERIMUM COM LEITE EM PÓ E MUNGUNZÁ COM DIETIL”: AS MÚLTIPLAS APROPRIAÇÕES NO FAZER MUSICAL DE RODGER ROGÉRIO” Autor: Jordianne Moreira Guedes

Título: “BOÊMIA E MODINHA SERESTEIRA EM FORTALEZA (1888-1920)” Autor: Ana Luiza Rios Martins

Título: “HERANÇA DA CONTRACULTURA: A COMUNIDADE HIPPIE DE AREMBEPE, CAMAÇARI-BAHIA (1970 – 2011)” Autor: Getúlio Cavalcante de Sousa

Título: “HISTÓRIA, CULTURA E DANÇA – PASSOS QUE EXPRESSAM O RITO E A BRINCADEIRA NA COMUNIDADE DE BALBINO – CE (1940-1980)” Autor: Camila Mota Farias

 

Mês de Outubro

Atividades

1) Discussão do Projeto de Doutorado de Francisco Gerardo (discussão sobre Grupos e Produção Musical).

2) Início da “Série Experiências” – Entrevista aberta ao público com registro documental, com o primeiro entrevistado, o cantor e compositor cearense radicado em Fortaleza, Rodger Rogério.

3) Defesa da dissertação de Ana Luiza Rios – Título: “Entre o Piano e o Violão: A Modinha e a Cultura Popular em Fortaleza (1888-1920)”.

Mês de Novembro

Atividades

1) Discussão do Projeto de doutorado de Wagner Castro (Música, Educação e Memória).

2) Lançamento da publicação resultante da tese de doutorado de Francisco Damasceno na semana Universitária.

Mês de Dezembro:

Atividades

1) “Série Experiências” – Entrevista aberta ao público com registro documental com o cantor e compositor cearense radicado no Rio de Janeiro, Ednardo.

2) Defesa da dissertação de Kalliany Meneses – Título: “Até Mil e Tantos, a Dois Mil não Chegarás!: o Ano 2000 no Imaginário Escatológico Católico, em Fortaleza (1998-2012).”

3) Defesa da dissertação de Jord Guedes – Título: O Fazer Musical Do Pessoal Do Ceará: Múltiplas Influências Sócio-Histórico-Culturais (1973-1981).

4) Apresentação da monografia de graduação de Camila Farias – Título: “O Coco vem de dentro da gente”: Ressignificações culturais da dança do Coco em Balbino – CE (1997-2012).

5) Confraternização de encerramento dos trabalhos e do ano letivo.

 

REUNIÕES

MEMÓRIA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DÍCTIS DIA 05.05.2012 09hs – Sala do Díctis / Campus do Itapery

Pauta:

A. Discussão do texto introdutório de nossa última publicação

B. Calendário

Presentes: Vanessa, Rogério, Wagner Castro, Gerardo, Leopoldo, Damasceno e Fernando.

Ausências Justificadas: Luíza e Jord – Saúde; Marília e Camila – Direção aula (?); Getúlio – Estudos para proficiência; Kalliany – Trabalho de mudança;

A. Discussão aberta em torno da produção dos Estudos Culturais (surgimento, expressões, atualidade, disciplinas, autores).

Homi Bhabha e sua contribuição – sua noção de hibridismo e seus limites. Ambivalência e a contribuição fundamental de Bakhtin em sua obra, além de Freud, Foucault, Derrida e outros.

O caso de Canclini e Barbero e suas formas de compreender o híbrido – função e história do conceito.

Discussão em torno do texto introdutório. Comentários em torno dos autores usados. Cita-se o R. Shustermann pelo fato de caber na discussão.

Exemplos diversos de usos híbridos e de sentidos por Leopoldo, Wagner, Fernando, Gerardo.

A questão dos espaços e dos grupos na produção da arte. Grupalidades: tradição e modernidades… territórios existenciais, lugares de existência…

O discurso musical e suas origens, interferência, apropriações e sentidos.

B. CALENDÁRIO 2012

JUNHO – Dia 09 às 09hs

Stuart Hall / Da diáspora – Wagner Castro escolherá os capítulos e conduzirá a discussão

JULHO – Dia 07 às 09hs

Filme – Bird ou Schutz gets the blues (Responsáveis Rogério e Gerardo)

AGOSTO – Dia 18 às 09hs

Série Projetos: Projeto de Doutorado de Fco. Gerardo (discussão sobre Grupos e Produção Musical)

SETEMBRO – Dia 08 ou dia 15 dependendo da data do Encontro Internacional de História e Memória Social

Possível reunião com a Profa Salwa CB – UNL

OUTUBRO – Dia 27 às 09h

Série Experiências Bate papo com Rodger Rogério – Responsável Wagner Castro e Jord Guedes

NOVEMBRO – Dia 24 às 09hs

Série Projetos: Projeto de doutorado de Wagner Castro (Música, Educação e Memória)

DEZEMBRO – Dia 08 às 09hs

Escuta Musical de disco a ser escolhido em reunião (até outubro) e Confraternização

 

RELATÓRIOS

RELATÓRIO PARCIAL DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA E CULTURAS – DÍCTIS

1- JORNAIS E PERÍODOS CATALOGADOS E FOTOGRAFADOS ( TRIBUNA DO CEARÁ, O POVO, JORNAL UNITÁRIO, O NORDESTE)

Foi realizado um monumental trabalho de pesquisa documental (dia-à-dia), junto a Biblioteca Pública Governador Meneses Pimentel (BPGMP), sendo perscrutados os quatro dos principais jornais cearenses editados e publicados no século passado, cobrindo todo o período de 1900 a 2009 recorte último da pesquisa.

Este trabalho se divide em três fases: A) na primeira se realiza a pesquisa propriamente dita, na qual em idas à Biblioteca Pública (BPGMP) se procurava jornal por jornal em trabalho de “garimpo” matérias, notícias, fotos, informes, ou qualquer outro material sobre cantadores, cantorias e culturas populares; depois, B) se faz o registro fotográfico destes jornais; e, por fim C) se fazem os resumos destas matérias e a transcrição das mais importantes é feita integralmente.

Desta forma, os Jornais e períodos respectivamente perscrutado, tendo como critério a existência e disponibilidade na Biblioteca para pesquisa (o que nem sempre ocorre) foram os seguintes:

Unitário anos de 1910 a 1911, (interregno 1912-1935 pela ausência deste na hemeroteca da biblioteca pública); 1935 a 1949; 1950 até 1976;

Gazeta de Noticias de 1945 a 1963;

Tribuna do Ceará de 1985 a 1993;

Jornal “O Povo” anos de 2000 a 2009. O trabalho com os jornais foi iniciado ao mês de setembro de 2009 e terminado em setembro de 2011.

O objetivo era/é acompanhar em jornais publicados na capital cearense as diversas formas de aparecimento de cantadores em suas páginas, bem como as questões ligadas a cantoria de viola entendida como manifestação de cultura popular. O referido trabalho deve se encerrar no período 2011-2012 provavelmente no primeiro semestre.

2- PESQUISA DOCUMENTAL/CAMPO: Casa Juvenal Galeno

Tem sido realizada, pelas bolsistas Marília Soares Cardoso e Camila Mota Farias, uma pesquisa na casa Juvenal Galeno. Resultado direto desta pesquisa estão no campo bibliográfico, com referências de obras, algumas raras, que abordam cantadores, cantorias, e a cultura popular sob suas óticas. Além disso, a obtenção de um vídeo raro, que será fornecido pelo atual Diretor da Casa Antônio Galeno, de uma cantoria que ocorrida naquela instituição será utilizada como recurso documental.

3- REUNIÕES ORDINÁRIAS SEGUNDO SEMESTRE DE 2011.

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas: DÍCTIS, realizou/realiza reuniões mensais com os membros do grupo de pesquisa, alunos do Mestrado Acadêmico em História (MAHIS), alunos da graduação em História da UECE; reuniões ordinárias a cada mês, desta feita listaremos as reuniões já realizadas com suas respectivas datas, ministrantes e resumo das referidas atividades.

Eis algumas do último período:

· Dia 21 de maio de 2011, palestrante: Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento. Texto discutido: MOYA, Fernanda Nunes. A Discoteca Pública Municipal de São Paulo: um projeto modernista para a música nacional. Assis, 2010. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Universidade Estadual Paulista. A discussão ocorreu nas dependências do DÍCTIS e foi interessante devido à familiaridade do tema com os presentes, principalmente, as visões apontadas pela autora cerca de folclore, cultura, música, sujeitos sociais, arte, imaginário, políticas culturais, trajetórias intelectuais de Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

· Dia 09 de julho de 2011, palestrante Kalliany Menezes (Mestranda MAHIS-UECE). Texto discutido: LAPLANTINE, François. TRINDADE, Liana. O que é imaginário São Paulo, Editora Brasiliense, 2003. A discussão ocorreu nas dependências do Mestrado Acadêmico em História da UECE (MAHIS), nesta presente atividade foram utilizados além do referido texto, recursos audiovisuais na interpretação de um desenho animado baseado no tema imaginário (foco central da discussão da palestrante).

· Dia 20 de agosto, palestrante: Getúlio Cavalcante (mestrando MAHIS-UECE). Texto discutido: CARVALHO, Cesar Augusto de. Viagem ao Mundo Alternativo: A Contracultura nos anos 80. São Paulo, UNESP, 2008. A discussão ocorreu nas dependências do DÍCTIS, versando acerca do referido autor e como o mesmo serve de suporte basilar para a pesquisa de mestrado do supracitado palestrante.

· Dia 03 de setembro, palestrante: Leopoldo de Macedo Barbosa, aluno da graduação em História da UECE e bolsista IC UECE. O texto discutido na reunião foi do próprio palestrante, intitulado “sentimentos do blues fortalezense: compreensão da cena blues de Fortaleza -1988-1998”. Durante a discussão foi percebida a evolução do palestrante na sua escrita acdêmica, bem como o corpus documental amealhado pelo aluno.

· Dia 08 de outubro, Palestrante: Marilia Soares Cardoso, aluna da graduação em História da UECE e bolsista IC UECE. O texto discutido foi de autoria da mesma, intitulado: “Trajetórias de vida: caminhos da vida de João Siqueira de Amorim”. sendo uma leitura interessante para os participantes, haja vista o interesse dos mesmos por trajetórias de sujeitos sociais que fazem da música sua profissão.