Linha de Pesquisa

 

Área de Concentração e linhas de pesquisa

 

Este grupo visa discutir e refletir com alunos de graduação e pós-graduação das universidades de nosso Estado, e outras instituições, e também com os interessados e a comunidade em geral, a produção relacionada à história, cultura, artes, atores sócio-históricos e história cultural propiciando a produção de artigos, livros, monografias, dissertações e teses. Incentivar e promover a escrita de livros e artigos bem como sua publicação em revistas especializadas. Promover e participar de congressos, simpósios e colóquios ligados a esta área. Manter um intercâmbio com outros grupos de pesquisa e com os GT´s de História Cultural da ANPUH. Refletir e articular a produção acadêmica e as ações culturais, bem como as políticas públicas estabelecidas em processos de intervenção direta, sejam na pesquisa, na assessoria ou na elaboração de projetos nesta área.Interessa conhecer as formas de apropriação distintas e diferenciais que os grupos e indivíduos fazem dos códigos, conteúdos e objetos culturais. A perspectiva da cultura no plural pensada em termos das muitas culturas existentes e de seus sujeitos históricos e sociais. Assim, todos os saberes-fazer, e, sobretudo, suas culturas: culturas de lembranças e de esquecimentos, das diversas formas de memória e das suas práticas e suportes: oral, escrita e edificada, artística, científica, tecnológica, radiofônica, televisiva, política, social. Culturas e saberes, fazeres e representações próprias, criadas e recriadas em seus contextos de manifestação e existência e entendidos em suas totalidades, com as conseqüentes misturas, imbricações, hibridações entre os diversos do(s) popular(es), do massivo e do “erudito” nos seus múltiplos espaços e tempos sociais e históricos. Uma forma de olhar para o mundo e para a história que se centra na cultura é o que este grupo busca.

 

LINHAS DE PESQUISA

1. Agentes Sócio-Históricos (sujeitos históricos e ação cultural)

2. Culturas populares

3. Música, musicalidades e experiências ético-estéticas

4. Narrativas Históricas e Perspectivas Culturais